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Eduardo Campos 06/Ago/2018 às 16:10 COMENTÁRIOS
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Polícia Federal finaliza inquérito sobre a morte de Eduardo Campos

Publicado em 06 Ago, 2018 às 16h10

Quatro anos depois, Polícia Federal apresenta relatório final sobre causa da tragédia que matou Eduardo Campos

Polícia Federal finaliza inquérito sobre a morte de Eduardo Campos

O relatório da Polícia Federal sobre o acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas apontou falha mecânica como a causa mais provável para a queda do avião que levava o então presidenciável, em 2014, segundo o advogado Antônio Campos, irmão do socialista. A PF apresentou nesta segunda-feira (6), no Recife, as conclusões do inquérito aos familiares das vítimas do acidente, entre eles a viúva do ex-governador Renata Campos, o filho João Campos e o advogado. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, também esteve presente.

A conclusão do inquérito da PF aponta entre as possíveis causas, de acordo com Antônio Campos, uma falha mecânica do compensador do profundor, que fica na cauda do avião e que coloca o avião para baixo ou para cima.

O relatório do delegado Rubens Maleiner, responsável pelo caso, foi iniciado com dez hipóteses para a causa da queda do avião, mas restaram quatro. A desorientação espacial do piloto é a causa mais improvável para o acidente, relatou Antônio Campos.

João Campos, pré-candidato a deputado federal pelo PSB e filho do ex-governador, afirmou em entrevista coletiva que nenhuma das hipóteses foi conclusiva. Ele disse que a família vai analisar todas as informações.

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos morreu em um acidente aéreo, aos 49 anos, durante a campanha das eleições presidenciais de 2014. Na época, Campos era candidato pelo PSB e embarcou em um jato Cessna 560XL do Rio de Janeiro com destino ao Guarujá, no litoral paulista. Além do candidato, estavam no avião outras seis pessoas: os assessores Pedro Valadares e Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo, o cinegrafista Marcelo Lira e mais dois pilotos.

Polêmica com o Cenipa

Em julho deste ano, Antônio Campos protocolou petição em Santos, na DPF, em que insiste que o laudo do Cenipa deve ser desprezado e que é fundamental o acesso a uma prova supostamente negada pelo órgão: os dados coletados nos motores do avião.

O advogado também solicitou à Justiça Federal que peça essas provas, “de grande importância na investigação”, segundo Antônio Campos.

Na época, o advogado informou que foi procurado por peritos que acompanham o caso e que eles apontaram a possibilidade de “sabotagem” que antes, de acordo com o próprio advogado, ele “resistia a admitir”. Com base nisso, o irmão de Eduardo Campos entrou com um requerimento para dar conhecimento às autoridades do que considera ser “fortes indícios” e pedir “rigorosa apuração” do inquérito aberto para investigar a queda do avião.

Em petição enviada à Polícia Federal, o advogado trouxe à tona um elemento que, para ele, pode “mudar o curso da investigação” e “transformar o acidente em homicídio culposo ou doloso”. O documento foi enviado ao delegado responsável pelo caso, Rubens José Maleiner.

Esse elemento seria a informação de que o sensor de velocidade (speed sensor) da aeronave não estaria em funcionamento durante o voo, segundo a petição de Campos.

O speed sensor da aeronave à toda evidência foi desligado, intencional ou não, sendo essa última hipótese de não intencional improvável, o que caracteriza que o avião foi preparado para cair, o que caracteriza sabotagem e homicídio culposo ou doloso. Tal fato é grave e relevante na investigação da causa do acidente, podendo mudar o curso da investigação”, diz o documento.

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