Redação Pragmatismo
Lula 24/Ago/2018 às 15:44 COMENTÁRIOS
Lula

Podemos, da Espanha, divulga manifesto em defesa de Lula

Publicado em 24 Ago, 2018 às 15h44

Partido espanhol Podemos divulga manifesto em favor da candidatura de Lula. Comunicado demonstra preocupação com a democracia brasileira e cobra que o governo espanhol se posicione em defesa do cumprimento da Justiça e do direito do ex-presidente ser candidato no Brasil

pablo iglesias Podemo espanha manifesto em defesa de Lula

RBA

O partido Podemos, da esquerda espanhola, divulgou manifesto de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito ao Planalto em outubro. “Reiteramos nossa preocupação pela gravíssima situação que atravessa a democracia brasileira”, afirma o partido, que vem crescendo de importância por seu método de apresentação de ideias e projetos por meio do uso das redes sociais por políticos jovens. O partido conta com 16 senadores e 43 deputados no parlamento.

Lula está preso na sede da Polícia Federal do Paraná desde 7 de abril, em uma condenação cercada de críticas de juristas e intelectuais. Como nenhuma sentença condenatória contra Lula transitou em julgado, ele não tem, teoricamente, seus direitos políticos suspensos ou cassados. Entretanto, o petista vem enfrentando dificuldades para conseguir ser entrevistado e tocar sua campanha, fato que a ONU já reconheceu, em decisão do Comitê de Direitos Humanos, como ilegal. O Podemos reitera a preocupação com o processo democrático brasileiro.

A menos de dois meses para as eleições no Brasil, o candidato presidencial Lula da Silva continua injustamente privado da liberdade. Os procedimentos levados a cabo para o seu encarceramento – incluindo a negativa ao recurso do habeas corpus, as escutas telefônicas ilegais, a aceleração dos prazos com prejuízo da sua defesa, ou a sistemática proibição de sua participação nos debates e entrevistas com candidatos presidenciais – não apenas vulneram o respeito ao devido processo e aos direitos políticos do aspirante à presidência, mas os próprios fundamentos da democracia brasileira”, continua o partido espanhol.

Leia a íntegra da carta do Podemos sobre a situação de Lula:

PODEMOS SOBRE AS ELEIÇÕES NO BRASIL: LULA DA SILVA DEVE SER CANDIDATO

A menos de dois meses para as eleições no Brasil, o candidato presidencial Lula da Silva continua injustamente privado da liberdade. Os procedimentos levados a cabo para o seu encarceramento – incluindo a negativa ao recurso do habeas corpus, as escutas telefônicas ilegais, a aceleração dos prazos com prejuízo da sua defesa, ou a sistemática proibição de sua participação nos debates e entrevistas com candidatos presidenciais – não apenas vulneram o respeito ao devido processo e aos direitos políticos do aspirante à presidência, mas os próprios fundamentos da democracia brasileira. Cada vez é mais evidente que o objetivo desse procedimento judicial não é a legítima e imprescindível luta dos poderes públicos contra a corrupção, mas impedir a candidatura à presidência de Lula, a quem todas as pesquisas apontam claramente como vencedor.

Assim reconheceu o Comitê de Direitos Humanos da ONU, que, em decisão histórica, cobrou na sexta-feira passada, 17 de agosto, que Lula possa participar da campanha eleitoral prévia às eleições de outubro. À decisão do Comitê de Direitos Humanos, cuja jurisdição foi voluntariamente aceita pelo Brasil em 2009, se somou o comunicado de seis ex-mandatários europeus, entre os quais estão José Luis Rodríguez Zapatero e François Hollande, solicitando que “o presidente Lula possa apresentar-se livremente ante o sufrágio do povo brasileiro”.

Por sua vez, cerca de trinta congressistas estadunidenses e o senador Bernie Sanders enviaram uma carta ao Embaixador do Brasil em Washington exigindo a libertação de Lula enquanto prossiga o seu processo de apelação. Juristas e advogados do mundo inteiro – ente eles, Baltasar Garzón e Joan Garcés – denunciaram irregularidades no processo contra Lula em carta dirigida à presidenta do Supremo Tribunal Federal e aos membros do Tribunal Eleitoral do Brasil. Até o Papa Francisco fez chegar uma bênção por escrito ao ex-presidente.

Pelo Podemos reiteramos nossa preocupação pela gravíssima situação que atravessa a democracia brasileira, e nossa mais firme condenação diante das tentativas de furtar do povo brasileiro a capacidade soberana de decidir o seu próprio futuro. Por isso exortamos o Governo da Espanha a que se some ao clamor internacional em defesa da democracia brasileira, faça eco da decisão da ONU, e solicite que Lula possa exercer seu direito a ser candidato nas próximas eleições presidenciais do Brasil, manifestando assim seu compromisso com a democracia e a defesa dos direitos fundamentais em nosso país irmão.

Leia também:

Lula é o político mais popular do Brasil, revela nova pesquisa Ipsos
Por que o ex-presidente Lula está sofrendo censura?
As diferenças e semelhanças entre Syriza e Podemos
Por que o “Podemos” se transformou em um fenômeno na Europa?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS