Redação Pragmatismo
Rede Globo 06/Abr/2018 às 13:54 COMENTÁRIOS
Rede Globo

Globo divulga fake news no dia da prisão de Lula

Publicado em 06 Abr, 2018 às 13h54

Superior Tribunal de Justiça (STJ) desmente a Globo e diz que não negou pedido de habeas corpus contra prisão do ex-presidente Lula

globo prisão de Lula
GloboNews divulgou fake news no dia da prisão de Lula

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) informou que a decisão sobre o habeas corpus, que pode evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não foi tomada.

Pouco antes, a GloboNews havia informado que o ministro Félix Fischer do STJ havia negado o habeas corpus pedido pela defesa de Lula, creditando a informação ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, que faz parte da equipe de defesa do petista. Posteriormente o canal de notícias foi obrigado a corrigir a informação falsa.

À Reuters, o advogado Cristiano Zanin negou que o habeas corpus rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) seja o impetrado nesta sexta-feira pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Zanin, o HC negado nesta manhã foi outro, impetrado por um advogado particular, sem relação com a defesa do ex-presidente.

Os advogados de Lula apresentaram o pedido para evitar que ele seja preso nesta sexta-feira, como determinou o juiz federal Sérgio Moro.

A defesa argumenta que ainda existem recursos a serem apresentados junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e que, por isso, Moro não poderia determinar o início do cumprimento da pena. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso sobre o tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Na quinta-feira, Moro determinou que Lula se apresente em Curitiba até as 17h desta sexta para começar a cumprir a pena. Determinou também que uma sala seja reservada para Lula na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, e vetou que o ex-presidente seja algemado.

Leia também:
Lula não vai se entregar à PF em Curitiba, revela jornal
Polícia Civil conclui que caravana de Lula foi alvo de atentado
Decisão precipitada de Sergio Moro desmoraliza o juiz
A repercussão internacional do mandado de prisão contra Lula
Manifestantes fazem resistência democrática e entram pela madrugada
A história da primeira prisão de Lula, em 1980
Prisão de Lula: assistimos hoje a criação de uma lenda no país dos absurdos

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS