Redação Pragmatismo
Lula 26/Mar/2018 às 16:27 COMENTÁRIOS
Lula

Capa do Charlie Hebdo sobre Lula e o STF é falsa

Publicado em 26 Mar, 2018 às 16h27

Capa espalhada por extremistas de direita que viralizou nas redes sociais neste fim de semana é falsa. Muita gente celebrou a imagem e há pessoas que continuam a disseminá-la como autêntica

capa falsa lula charlie hebdo
Capa falsa espalhada nas redes sociais

Uma imagem passou a ser compartilhada nas redes sociais e em grupos de WhatsApp no dia seguinte à decisão do Supremo Tribunal Federal de adiar o julgamento do habeas corpus de Lula para 4 de abril.

Disseminada por páginas de direita no Brasil, a foto é repassada como sendo uma suposta capa do jornal satírico francês ‘Charlie Hebdo’ na qual Lula mexe com a estátua da Justiça.

A charge acompanha a manchete “Confirmé: Le Suprême Brésilienne c’est une merde”, querendo dizer algo como “Confirmado: O Supremo brasileiro é uma merda”.

A capa, contudo, é falsa e já foi compartilhada e usada anteriormente em outros momentos da trajetória política do ex-presidente.

Para piorar, o título em francês está gramática e semanticamente errado na língua de Victor Hugo. “Le Suprême”, que supostamente quer dizer “O Supremo”, de Supremo Tribunal Federal, não faz o menor sentido em francês.

No masculino, como aparece na “capa”, quer dizer um corte de carne de aves — que inclui o peito, a coxa e a sobrecoxa. Como tribunal, deveria possivelmente ser “La Cour Suprême”, ou “A Corte Suprema”, no feminino.

Além da questão do sentido, o adjetivo “brasileiro” está no feminino em francês (o masculino seria “brésilien”), fazendo com que a primeira parte, na realidade, diga algo como “O Supremo Brasileira”.

O “c’est” com o significado de “é”, apesar de usado coloquialmente, também está errado aqui, pois quer dizer “ele (ou ela) é”. Como a frase já inclui o sujeito, não é necessário o uso do pronome.

Ao fim, para quem fala francês, a própria manchete mal escrita já é um grande indicativo de que se trata de uma notícia falsa: “Confirmado: O Supremo Brasileira ela é uma merda”.

A capa capa foi montada a partir de uma capa legítima do Charlie Hebdo, publicada em 19 de setembro de 2012. A edição original trazia uma sátira com o profeta Maomé e exatamente as mesma chamadas que aparecem no topo da capa falsa de Lula.

Já a imagem que aparece na capa compartilhada nas redes sociais nas últimas horas é uma adaptação de outro desenho, publicado em julho de 2015, no Peru, em que o personagem satirizado é o ex-presidente do país Alan Garcia.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS