Redação Pragmatismo
Racismo não 16/Fev/2018 às 20:05 COMENTÁRIOS
Racismo não

O desabafo do jovem que foi acusado de roubar a própria jaqueta

Publicado em 16 Fev, 2018 às 20h05

Um caso de humilhação e racismo em uma loja de roupas nos Estados Unidos deixou muita gente indignada. James Conley, de 29 anos, foi acusado de roubar o próprio casaco. O rapaz usou o Facebook para desabafa

negro jovem que foi acusado de roubar jaqueta loja eua

Heloisa Caixeta, Metrópoles

Um caso de humilhação e racismo em uma loja de roupas nos Estados Unidos está tomando conta das redes sociais e indignando muita gente. James Conley, de 29 anos, foi acusado de roubar o próprio casaco. O rapaz usou o Facebook para desabafar.

Hoje, eu fui racialmente identificado pela loja da Old Navy em West Des Moines, em Iowa. Fui acusado de não pagar pela jaqueta azul que eu comprei no Natal e estava usando dentro do estabelecimento”, narrou.

Fui questionado se eu também estava interessado em comprar a jaqueta que eu estava usando”, relembrou James sobre a situação. A primeira reação do jovem foi rir, pois ele “não acreditava no que estava ouvindo”.

O gerente da loja, Beau Carter, não foi profissional e me julgou a partir de um estereótipo porque eu sou um homem negro. Ele disse que toda vez que alguém está usando uma roupa da Old Navy na loja, eles precisam escanear a roupa do cliente para garantir que a peça foi comprada anteriormente (onde eles fazem isso?).

Sempre que eu vou à Old Navy estou vestindo essa mesma jaqueta azul de inverno e os funcionários nunca me pediram para escanear as minhas roupas. Alguns consumidores que não eram negros tinham peças idênticas à minha, mas não pediram para escanear a roupa deles.

Eles tentaram me fazer pagar novamente pela roupa. Finalmente, a gerente do distrito, Shannon (que se recusou a dar seu sobrenome) chegou e eu a fiz checar as câmeras de segurança para provar que ela e seus colegas de trabalho estavam errados ao fazer um perfil racial meu por causa da cor da minha pele. Assim que ela confirmou que eu estava certo (após assistir à fita), ela não me pediu desculpas — assim como o gerente da loja, Beau Carter, como você pode ver nos vídeos.

O relato foi compartilhado mais de 158 mil vezes no Facebook e fez com que o estabelecimento se posicionasse sobre o acontecido.

No começo desta semana, um cliente da Old Navy, James Conley, teve uma experiência inaceitável na nossa loja em Iowa. A situação foi uma violação das nossas políticas e valores, e nós pedimos desculpas ao senhor Conley e aos consumidores que desapontamos”.

Todos os nossos clientes merecem ser tratados com respeito. Seguindo uma investigação do incidente, três funcionários que estavam envolvidos foram demitidos. Nós levamos essa questão — e qualquer outra conversa sobre igualdade — muito a sério. A Old Navy está comprometida para garantir que as nossas lojas sejam um ambiente onde todos se sintam bem-vindos”, diz o comunicado, publicado no Facebook da empresa.

Leia também:
“Até quando as vidas negras serão pré-julgadas?”, desabafa mãe de menino agredido
Memórias de minha velha mãe: Desmanchando o noivado
Racismo naturalizado: das senzalas aos estúdios contemporâneos
Criança negra é impedida de entrar em Shopping; mãe, indignada, chora

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS