Redação Pragmatismo
Direita 24/Ago/2017 às 14:38 COMENTÁRIOS
Direita

Senadora negra agredida por blogueira chora ao dizer que Justiça liberou agressão

Publicado em 24 Ago, 2017 às 14h38

Senadora negra atacada por blogueira de direita chora ao dizer que tribunal liberou vídeo ofensivo e grosseiro contra ela. "Foi unanimidade, eu fico pensando o que passa na cabeça de um colegiado para achar que é normal algo assim. Ela me chamou de coisas terríveis"

Senadora negra agredida por blogueira joice hasselmann
A blogueira Joice Hasselmann (ex-Veja) e a senadora Regina Sousa

A senadora Regina Sousa (PT-PI) fez um discurso na tribuna do Senado onde contou ter sido derrotada no caso contra a blogueira Joice Hasselmann, que fez xingamentos preconceituosos contra ela.

Regina se emocionou ao fazer uma fala contra o racismo e o preconceito. Ela relatou que foi derrotada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal em uma ação que pedia que o Youtube retirasse o vídeo de Joice.

A blogueira chamou a parlamentar de “anta”, “gentalha” e “analfabeta”, entre outras palavras ofensivas.

“Foi unanimidade, eu fico pensando o que passa na cabeça de um colegiado para achar que é normal algo assim. Ela me chamou de coisas terríveis”, lamentou a senadora. Assista abaixo ao seu discurso.

VÍDEO:

Entenda o caso

A 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu decisão liminar que obrigava o YouTube a excluir um vídeo no qual a blogueira Joice Hasselmann critica a senadora Regina Sousa (PT-PI).

“Anta”, “gentalha”, “semianalfabeta” e “cretina” foram alguns dos adjetivos usados pela blogueira ao se referir à senadora, que discursava no julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Em primeira instância, uma liminar determinou a exclusão do vídeo. De acordo com a decisão a jornalista ultrapassou o limite da crítica ao imputar qualidades negativas a senadora, ofendendo a dignidade, de forma desnecessária.

Porém, após um recurso do Google, a decisão foi reformada em decisão monocrática do desembargador Diaulas Costa Ribeiro, agora confirmada pela 8ª Turma Cível do TJ-DF.

Para o relator, as expressões utilizadas por Joice Hasselmann, num momento de tensão nacional, não são suficientes para obrigar a exclusão do vídeo do YouTube.

Utilizando a Wikipédia — uma enciclopédia colaborativa na qual qualquer pessoa pode editar e inserir informações —, o relator ressaltou que a jornalista participou ativamente do processo de impeachment, em posição manifestamente antagônica à ex-presidente da República e, consequentemente, à senadora Regina Sousa.

“A liberdade de expressão, para ser garantida, não precisa ficar confinada ao debate polido entre estranhos políticos”, disse o desembargador. Assim, ele concluiu, sendo seguido pelos demais integrantes do colegiado, que neste caso deve prevalecer a liberdade de expressão, devendo o vídeo ser mantido no Youtube.

Leia também:
Joice Hasselmann dará curso em faculdade proibida no Brasil por cometer crimes
Hasselmann é absolvida por achincalhar Lula
Ex-blogueira da Veja espalha boato e provoca assédio contra filha de Luis Nassif
Joice Hasselmann vai processar ex-colega Reinaldo Azevedo
Joice Hasselmann, da Veja, é processada por plagiar 65 reportagens
Lobão e Joice Hasselmann, a nova Sheherazade

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS