Redação Pragmatismo
Esquerda 28/Jul/2017 às 14:27 COMENTÁRIOS
Esquerda

Ódio também tomou conta da esquerda, diz Bresser-Pereira

Publicado em 28 Jul, 2017 às 14h27

"A esquerda pode e deve protestar contra tudo que está posto, mas não deve cair no mesmo erro. Nosso discurso deve ser indignado, mas não deve ser radical. Ao não deixar espaço para o acordo, um discurso radical leva o país a um impasse e arrisca a democracia"

ódio tomou conta esquerda direita bresser pereira

por Luiz Carlos Bresser-Pereira*

Estou preocupado com a radicalização do discurso da esquerda brasileira desde o impeachment.

Sim, estamos na oposição ao governo brasileiro desde que ele foi instalado através de um golpe parlamentar.

Sim, somos críticos das elites econômicas e da grande mídia brasileira que apoiaram esse golpe tramado por uma quadrilha de políticos oportunistas.

Sim, criticamos as reformas neoliberais que estão sendo adotadas pelo parlamento, as quais colocam todo o peso do necessário ajuste econômico que o país precisa nos trabalhadores e nos pobres.

Sim, as elites econômicas brasileiras conduzem uma luta de classes de cima para baixo desde que adotaram o discurso neoliberal produzido por seus economistas e demais intelectuais orgânicos.

Sim, em 2014 a nova direita brasileira em 2014 inaugurou um discurso de ódio.

Sim, é importante que nós partilhemos essas ideias e essa indignação enquanto cidadãos democráticos, desenvolvimentistas e de centro-esquerda. Para nós a democracia um bem inegociável; o desenvolvimento, um objetivo que só um governo desenvolvimentista e competente será capaz de assegurar; e a diminuição das desigualdades, o grande problema brasileiro que depende não apenas de uma política deliberada de diminuição da desigualdade, mas também do desenvolvimento econômico.

Mas vejo com preocupação que o ódio tomou também conta da esquerda desde o impeachment. Ora, esse discurso incompatível com a democracia e a construção da nação. Nele, não é apenas o governo Temer, mas todas as elites econômicas e a grande mídia que aparecem como um bando de criminosos voltados para a exploração dos trabalhadores. Isto não é razoável. Nas democracias existem sempre uma direita e uma esquerda, desenvolvimentistas e dependentistas, mas é essencial que eles se respeitem e dialoguem.

É também preocupante a forma pela qual o Judiciário vem sendo tratado. Sim, o juiz Sérgio Moro e sua força tarefa de procuradores da República têm agido de forma parcial contra o ex-presidente Lula e o PT, e vem adotando práticas como as conduções coercitivas de pessoas para depor, as prisões provisórias sem motivos apoiados na lei, e o uso de delações e seu vazamento para desmoralizar políticos e empresários. Mas isto não justifica ver todo o Judiciário dessa maneira.

Sim, devemos estar na oposição a tudo isso, mas essa oposição deve ser democrática. A democracia não foi um projeto das elites, mas do povo brasileiro; o apoio das elites econômicas à transição democrática (1964-1984) só ocorreu no final de um longo período de lutas populares.

Conquistamos a democracia em 1985 e uma Constituição democrática em 1988. Em seguida, iniciamos um processo de diminuição das desigualdades, que ganhou força com a eleição de um presidente de esquerda em 2002.

A direita respeitou a democracia até 2016, quando, em face à crise profunda do governo Dilma Rousseff, a traiu. Não implantou, então, um novo regime autoritário, mas se sentiu com forças para impor ao país um liberalismo econômico que, além de injusto e antidemocrático, é ineficaz em levar o Brasil a voltar a se desenvolver.

A esquerda pode e deve protestar contra isso, mas não deve cair no mesmo erro. Nosso discurso deve ser indignado, mas não deve ser radical. Ao não deixar espaço para o acordo, um discurso radical leva o país a um impasse e arrisca a democracia.

Leia também:
PT, PSOL e o narcisismo das pequenas diferenças
A miséria da esquerda ex-governista
O psicanalista das massas
Quando “opostos” se atraem e se tocam? O MBL e a esquerda identitária

*Luiz Carlos Bresser-Pereira é economista, cientista político, cientista social brasileiro, administrador de empresas, e formado em direito.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS