Redação Pragmatismo
Corrupção 06/Jul/2017 às 14:52 COMENTÁRIOS
Corrupção

Pedido de cassação de Aécio Neves é arquivado; veja como votou cada senador

Publicado em 06 Jul, 2017 às 14h52

Pedido de cassação do mandato de Aécio Neves (PSDB-MG) é arquivado no Conselho de Ética. Veja quem foram os senadores que votaram para arquivar o processo

aécio neves conselho de ética

Por 12 votos a 4, os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal rejeitaram, nesta quinta-feira (6), o recurso contra o arquivamento da cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O recurso foi protocolado no último dia 27 pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) após o presidente do conselho, senador João Alberto de Souza, decidir monocraticamente arquivar a denúncia contra Aécio.

O pedido de abertura de processo de cassação foi apresentado pela Rede e pelo PSOL depois que Aécio foi citado na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS.

Os crimes cometidos por Aécio Neves foram comprovados em diversos áudios divulgados pela Polícia Federal, mas até agora o Senador permanece intocável. Andrea, sua irmã, acusada de ser operadora do esquema do ‘clã Neves’, já está em liberdade depois de ter passado alguns dias presa.

Os partidos oposicionistas argumentam que houve quebra de decoro parlamentar pelo senador, que chegou a ser afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o líder da Rede, senador Randolfe Rodrigues (AP), o resultado contraria as decisões tomadas nos últimos anos pelo conselho, que já decidiu pela cassação do ex-senador Delcídio do Amaral, em 2016.

“Eu acho que hoje o instituto da ética e do decoro parlamentar presente no regimento do Senado pode ser sepultado. Aliás, a partir de hoje, não faz mais sentido ter Conselho de Ética. A decisão é completamente contraditória em relação a decisões anteriores do próprio conselho. Se há ou não havia razão para processar o senador Aécio, porque nós processamos e cassamos o mandato do senador Delcídio, já que os fatos aqui elencados são mais graves?”, questionou Randolfe.

O senador João Alberto negou que tenha sofrido pressão para interromper a tramitação do processo.

Abaixo, veja como votaram os senadores no Conselho de Ética:

Pelo arquivamento:
1. Airton sandoval (PMDB-SP)
2. João Alberto Souza (PMDB-MA)
3. Romero Jucá (PMDB-RR)
4. Hélio José (PMDB-DF)
5. Davi Alcolumbre (DEM-AP)
6. Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
7. Eduardo Amorim (PSDB-SE)
8. Gladson Cameli (PP-AC)
9. Acir Gurgacz (PDT-RO)
10. Telmário Mota (PTB-RR)
11. Pedro Chaves (PSC-MS)
12. Roberto Rocha (PSB-MA)

Pelo desarquivamento:
1. Lasier Martins (PSD-RS)
2. José Pimentel (PT-CE)
3. João Capiberibe (PSB-AP)
4. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS