Redação Pragmatismo
Política 22/Fev/2017 às 16:37 COMENTÁRIOS
Política

Você não foi convidado para a suruba de Romero Jucá

Publicado em 22 Fev, 2017 às 16h37

Romero Jucá tem razão: isso aqui é uma suruba, mas você não foi convidado. A sabatina de Alexandre de Moraes mostrou isso

suruba senado sabatina alexandre de moraes romero jucá

por Leonardo Sakamoto*

Quem teve estômago para assistir à sabatina de Alexandre de Moraes, indicado a ocupar a vaga de Teori Zavascki como ministro do Supremo Tribunal Federal, saiu com mais uma prova de que uma parte considerável da classe política despirocou e desistiu de manter as aparências.

Mesmo com seu polêmico currículo – que inclui desde uma gestão violenta da segurança pública em São Paulo, passando pela inabilidade em gerenciar uma crise nacional do sistema penitenciário até chegar a denúncias de plágio acadêmico – destacado desde que seu nome foi confirmado por Michel Temer, em nenhum momento ele passou real sufoco. A oposição sumiu, literalmente. Para terem ideia do que foi a sabatina, as cervejas que temos com amigos, no final de semana, contam com mais momentos de treta do que a ovação, desta terça (21), em Brasília.

O que é compreensível porque os senadores que são réus e outros tantos em investigação querem mais é que uma das soluções do governo Temer a fim de frear o impacto da operação Lava Jato à classe política assuma rapidamente no STF.

O país passa por um processo de derretimento de suas instituições – o que é, em minha opinião, a pior consequência do uso do Estado, à luz do dia, para proteger envolvidos em corrupção. O respeito da população com nossas instituições, que já era baixo, vai reduzindo cada vez mais, processo que não pode ser freado da noite para o dia.

Isso demandaria nova pactuação política e social, aliada a muito suor em articulações para a construção de consensos. Mas a reação em cadeia parece ser inevitável e nos levará inexoravelmente para algum lugar escuro que não imagino qual seja.

Leia aqui mais textos de Leonardo Sakamoto

Por enquanto, o que o povo vê na TV é que os espertos representam a si mesmos e aos interesses de seus grupos, corporativo, econômico, político. O bem do país? Foda-se.

Instituições são responsáveis por ajudar a manter cada um no seu quadrado, seja através da força ou do diálogo, ao mostrar as vantagens em seguir as regras ou deixar bem claro o que acontece com quem as subverte. E quem estabeleceu a regras? Bem, se você está perguntando isso é porque não faz parte do seleto grupo que as fez. Apenas as aceita, por bem ou por mal.

Igreja, família, escola, trabalho, mídia, governo, cada instituição tem sua participação no processo de lembrar a cada um como se portar como engrenagem no processo. O problema é que quando, à luz do dia, pastores não demonstram arrependimento ao serem denunciados por usar igrejas a fim de lavar dinheiro; grandes empresários pedem que investigações contra a corrupção tenham um ponto final urgente para não atrapalharem a economia; atores sociais que atuaram em defesa do impeachment defendem calma diante da corrupção no novo governo; figurões do governo contratam parentes, manipulam vantagens para a construção de seus apartamentos ou deixam claro que, para eles, as leis são diferentes; e membros do Executivo, Legislativo e do Judiciário agem claramente para salvar sua pele e a de seus aliados, o cidadão comum passa a se perguntar: por que só eu tenho que seguir as regras?

Nisso, concordo plenamente com o senador Romero Jucá que, falando à Agência Estado, nesta segunda (20), explicou: ”Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba, não uma suruba selecionada”.

A declaração foi uma crítica à proposta do Supremo Tribunal Federal de restringir o foro privilegiado de políticos apenas a fatos acontecidos no mandato em exercício, não abrangendo o que veio antes. Ele defendeu que a restrição do foro valha para todo mundo (como Judiciário e Ministério Público) ou para ninguém. Depois da repercussão negativa, disse que a declaração estava fora de contexto e, na verdade, ele estava citando uma música do finado grupo Mamonas Assassinas.

Talvez o trecho a que ele se referia, na música Vira-Vira, era ”Neste raio de suruba, já me passaram a mão na bunda / E ainda não comi ninguém!”.

Essa história de quem comeu quem, aliás, lembra a gravação da conversa que Jucá teve com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, que foi divulgada pela Folha de S.Paulo, em maio de 2016. Ele afirmou que havia ”caído a ficha” de líderes do PSDB sobre o potencial de danos da Lava Jato: ”Todo mundo na bandeja para ser comido”. Sérgio Machado, que era do PSDB antes de se filiar ao PMDB, afirmou então que ”o primeiro a ser comido vai ser o Aécio”.

Relembre:
Áudios de Romero Jucá têm potencial de parar a República
Áudios de Renan Calheiros são divulgados: “Ministros do STF estão putos com ela”
Após áudios de Jucá, principais jornais do mundo falam em “golpe” no Brasil
Novos áudios de Renan e Sarney são divulgados: “Aécio é vulnerabilíssimo”
Diálogo entre Romero Jucá e Sergio Machado está se concretizando

Mas Jucá está correto. A sabatina de Alexandre de Moraes mostrou isso. “Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba, não uma suruba selecionada.”

Quem está faltando nessa suruba é o povaréu. Por enquanto, os que resolvem reclamar do come-come em Brasília e de suas consequências para a população (como reformas que tiram dos pobres para manter aos ricos) levam paulada da polícia.

Se os mais pobres se cansarem de ser xepa e, jogando para o ar o respeito às regras e às leis criados para “não falarem de crise, mas trabalhem” e resolverem parar de sentir apenas dor para curtir um pouco do prazer que o povo do andar de cima sente desde Pedro Álvares Cabral, será uma zorra. Mas será lindo.

Leia também:
Alexandre de Moraes é aprovado para o STF por 55 votos a 13
21 motivos revelam que Temer acertou ao indicar Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes no STF é um insulto à memória de Teori Zavascki
Alexandre de Moraes passou noitada em barco-motel enquanto o caos explodia no ES
Viúva de jurista espanhol condena plágio de Alexandre de Moraes
O celular de Marcela Temer foi decisivo para a ida de Alexandre de Moraes ao STF?
Alexandre de Moraes no STF é o fim da política de faz de contas
Quem é Alexandre de Moraes, o escolhido de Temer para o STF

*Leonardo Sakamoto é doutor em Ciência Política pela USP

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS