Redação Pragmatismo
Aborto 09/Fev/2017 às 16:40 COMENTÁRIOS
Aborto

Direitos das mulheres estão sob ataque na Congresso Nacional

Publicado em 09 Fev, 2017 às 16h40

Mulheres: seus direitos estão sob ataque no Congresso, é preciso que saibam. O ataque é a seus direitos. Mas estão em jogo também o direito das crianças à educação e a construção de uma sociedade mais justa

direito das mulheres ataque congresso nacional brasil

Flávia Biroli, via facebook

Em 2016, a Medida Provisória apresentada por Dilma que, entre outras coisas, criava o Ministério dos Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial, foi modificada por proposta do Partido Republicano Brasileiro (PRB) que retirava a “perspectiva de gênero” das políticas do Ministério e incluía uma referência ao Pacto de São José da Costa Rica, de 1969, anterior a outros compromissos assumidos pelo Brasil, para com isso avançar nas restrições ao direito das mulheres brasileiras ao aborto. Foi um momento de exposição da agenda dos grupos reacionários no Congresso: não se trata de conservar, mas de retroagir, colocando em xeque direitos existentes.

Agora, a Medida Provisória que cria o Ministério dos Direitos Humanos (MPV 768/2017), pode ser uma ameaça ainda maior. Hoje o Deputado Alan Rick (PRB), sempre muito participante nas investidas contra as mulheres, apresentou duas emendas que, se incluídas na MP, significarão um sério retrocesso. Na emenda 11, propõe que o CONANDA, hoje Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, seja nomeado Conselho Nacional dos Direitos do Nascituro, da Criança e do Adolescente. Na emenda 12, mais grave, os “direitos do nascituro” e a “inviolabilidade do direito à vida” aparecem como direitos pelos quais o Ministério deve zelar. Além disso, seria do escopo do Ministério a “liberdade de aprendizado religioso e moral pelos filhos ou pupilos de acordo com as convicções manifestadas pelos pais ou tutores”.

Pouco tempo depois da decisão do Supremo Tribunal Federal, de 29 de novembro de 2016, que afirma a constitucionalidade do direito das mulheres brasileiras a interromper a gestação até a 12ª semana. É bom que fique claro: o passo dado nas emendas é para impedir o acesso ao aborto legal em todos os casos, inclusive gravidez resultante de estupro e risco de morte da mãe. Além disso, a emenda 12 é um atentado contra o direito das crianças a um ensino que seja compatível com uma sociedade plural e diversa.

O objetivo do deputado e dos que estão articulados com eles é transformar os direitos humanos nos direitos de alguns grupos religiosos fazerem valer suas crenças, desrespeitando referenciais democráticos e tornando nossa sociedade ainda mais intolerante, excludente e injusta. Buscam tornar absoluta a posição de alguns grupos, imiscuindo crenças e valores de algumas pessoas na legislação e, com isso, implodindo direitos constituídos e a pluralidade religiosa e as bases fundamentais para que possamos seguir lutando pela democracia.

Tenho me sentido repetitiva, mas é bom dizer mais uma vez: as mulheres são perdedoras diferenciadas nesse processo. O ataque é a seus direitos. Mas estão em jogo também o direito das crianças à educação, a liberdade de expressão, a construção de uma sociedade justa e democrática.

Leia também:
12 mentiras perigosas sobre o aborto que precisam ser desmascaradas
ONG holandesa distribui pílulas do aborto gratuitas para grávidas com Zika
Pastor evangélico publica o melhor texto sobre a questão do aborto
Papa Francisco autoriza oficialmente o perdão ao “pecado do aborto”
Drauzio Varella volta a atacar demagogia em torno do aborto no Brasil
Aborto: o moralismo impotente que mata

*Flávia Biroli é professora da UnB.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS