Redação Pragmatismo
Michel Temer 16/Dez/2016 às 12:06 COMENTÁRIOS
Michel Temer

Ibope: Michel Temer é pior do que Dilma, dizem eleitores

Publicado em 16 Dez, 2016 às 12h06

Assim como o Datafolha, o Ibope também aponta que o governo Temer é considerado pior que a gestão Dilma. Instituto divulgou hoje levantamento sobre a avaliação do governo e expectativas para o futuro. Confira os números

Michel Temer Dilma Ibope pesquisa
Presidente Michel Temer tem alto índice de rejeição

Apenas 13% dos brasileiros consideram o governo Temer como ótimo ou bom, revela nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (16). No levantamento do Datafolha divulgado no início da semana, o número é ainda pior: 10%.

A pesquisa foi realizada antes de vir a público a delação do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que citou ter acertado o repasse de R$ 10 milhões ao PMDB durante uma reunião com Temer e o então presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente.

De acordo com a pesquisa, 72% dizem não confiar no presidente Michel Temer (ante 68% em outubro); outros 23% dizem confiar (ante 26%) e 5% não sabem ou não responderam (ante 6%).

— Ótimo/bom: 13%
— Regular: 35%
— Ruim/péssimo: 46%
— Não sabe/não respondeu: 6%

Pior do que Dilma

A pesquisa também ouviu os brasileiros sobre a comparação entre os governos de Temer e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Para 42% da população, o governo Temer está sendo igual ao de Dilma; para 34%, é pior; para 21%, é melhor do que o de Dilma e 3% não sabem ou não responderam.

Notícias

A pesquisa traz ainda as notícias mais lembradas pelos entrevistados (veja abaixo as cinco mais citadas):

— 7%: “PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos”
— 5%: “Manifestações contra a corrupção”
— 5%: “Protestos contra a PEC 241”
— 4%: “Manifestações pelo Brasil (sem especificar)”
— 4%: “Manifestações contra o governo Temer”

O gerente executivo de pesquisa e competitividade do CNI, Renato da Fonseca, afirma que houve uma migração de entrevistados que antes se diziam indecisos e agora passaram a manifestar uma avaliação negativa sobre o governo Temer.

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas, em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS