Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 27/Nov/2013 às 12:49 COMENTÁRIOS
Copa do Mundo

Hotel de ingleses na Copa 2014 é “fedido”, diz jornal britânico

Publicado em 27 Nov, 2013 às 12h49

Com vista para "a maior favela do Brasil" e "ainda por cima com esgoto a céu aberto na frente", um dos mais importantes jornais do Reino Unido detona o hotel que hospedará o 'English Team' na Copa do Mundo

hotel royal tulip copa 2014
Hotel Royal Tulip (Prédio branco ao fundo)

Em razão da Copa do Mundo, as contradições sociais e econômicas do Brasil começam a ser mostradas, com bastante acidez, pela mídia mundial. Na última semana, o Daily Telegraph, um dos mais tradicionais jornais do Reino Unido, simplesmente detonou com um dos mais famosos hoteis cinco estrelas do Rio de Janeiro – o Golden Tulip, em São Conrado -, escolhido como alojamento da seleção da Inglaterra.

[listaposts tipo=”relacionadosportags” titulo=”Leia também” total=”5″ posicao=”direita”]

“A base inglesa na Copa: entre a praia e a favela”, definiu o jornal no título da reportagem. Sem nenhuma cerimônia, o jornal classificou o hotel como “fedido”, com vista “para a maior favela do Brasil” e “ainda por cima com um esgoto a céu aberto na frente”. A Federação Inglesa (FA), que fez a escolha, foi acusada de ter feito “um negócio traiçoeiro”.

“Os jogadores não vão poder fazer nenhum passeio por lá, a não ser ir à praia”, disse um ingles dono de pousada no Rio ao Telegraph. “Ipanema ou Copacabana teria sido escolhas melhores”.

As informações destacadas pelo jornal não são novidades para quem conhece a região de São Conrado, mas não houve um indisfarçado tom de preconceito no tratamento dado pelo diário inglês à notícia? Equivaleria a dizer que, no referido hotel, o time inglês correria riscos por estar perto “da favela?”

Talvez. Mas é certo, porém, que quando tinha o nome de Intercontinetal, o mesmo endereço, com dezenas de turistas estrangeiros como hóspedes, foi tomada por uma quadrilha em fuga da polícia, em 2010. Armada com fuzis e metralhadoras, a gangue só saiu de lá, presa, sem causar maiores estragos, por interferência do traficante Nem da Rocinha, atualmente preso.

Os ingleses estão exagerando ou nós brasileiros é que nos acostumamos às mazelas?

hotel-royal

Brasil 247

Recomendações

COMENTÁRIOS