Luis Soares
Colunista
Direita 08/Jun/2012 às 14:02 COMENTÁRIOS
Direita

Deputado neonazista agride mulheres durante debate televisionado

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 08 Jun, 2012 às 14h02

Membro de partido neonazista grego agride duas deputadas em debate pela TV. Ilias Kasidiaris jogou um copo d’água em representante da Syriza e deu socos em líder comunista

neonazista grécia

Ilias Kasidiaris agride mulheres ao vivo e causa revolta na Grécia

O deputado grego Ilias Kasidiaris, do partido neonazista Amanhecer Dourado, agrediu nesta quarta-feira duas deputadas de esquerda durante um programa de TV ao vivo pela rede Ant1, causando indignação de toda a classe política do país. Os parlamentares participavam de um debate a respeito das próximas eleições legislativas, que serão disputadas no dia 17 de junho.

Em uma discussão que já estava bem quente, Kasidiaris se irritou quando a deputada Rena Dourou, da Syriza (Coligação da Esquerda Radical) mencionou um processo judicial em que ele é acusado de assalto a mão armada. A ação havia sido reaberta nesta quarta-feira, mas foi adiada para o dia 11 de unho, uma semana antes da eleição.

Após gritar muito, Kasidiaris levantou-se, passou a insultar a deputada Rena, chamando-a para a briga, e jogou água em seu rosto. Revoltada, outra deputada, Liana Kanelli, do KKE (Partido Comunista da Grécia) levantou-se protestando, etntando impedi-lo com um maço de papel. Kasidiaris a empurrou, e depois a agrediu com três socos. Nesse meio tempo, o apresentador do programa, Giorgios Papadakis, tentava impedi-lo, sem sucesso. Kasidiaris teria sido levado a um estúdio a portas fechadas, mas conseguiu fugir.

Leia mais

Não satisfeito, Kasidiaris ligou depois para a rede de TV, acusando Kanelli de tê-lo agredido primeiro. Ainda ameaçou processar a televisão por “manipulação de imagens”.

A procuradora Elena Raikou pediu a prisão de Kasidiaris por “tentativa de infligir perigoso dano corporal“. Como o Parlamento grego está oficialmente dissolvido, ele não goza de imunidade parlamentar e pode ser preso caso o pedido seja aceito pela Justiça.

O Amanhecer Dourado obteve inéditos 7% na eleição em 6 de maio, conseguindo ultrapassar a cláusula de barreira e eleger 21 representantes. Como não foi possível a formação de um governo de coalizão, a Presidência convocou novas eleições foram para o mês seguinte. Os neonazistas, segundo as últimas pesquisas, podem conseguir representatividade novamente, mas com menos representantes.

Revolta

O episódio causou revolta em todos os demais partidos gregos. O governo provisório grego condenou a agressão. “O mínimo que se pode esperar de um cidadão democrático é a condenação categórica deste ato do Amanhecer Dourado”, disse o porta-voz do governo, Dimitris Tsiodras, em comunicado.

“O ataque levou a público algo que já era amplamente sabido: a verdadeira face dessa organização criminosa”, disse um comunicado da Syriza.

Após sofrer a agressão, Liana Kanelli disse que o comportamento de Kasidiaris mostra porque os gregos que votaram no partido de extrema-direita devem reconsiderar sua posição nas próximas eleições. O Pasok (Partido Socialista Pan-helênico) fez o mesmo pedido, através da porta-voz Fofi Gennimata: “Pedimos aos cidadãos que votaram na Aurora Dourada que reconsiderem seu voto”.

O Nova Democracia, representante da direita conservadora, afirmou que o ocorrido é “uma vergonha para a sociedade e para o sistema político” do país.

Em outro mundo

Por sua vez, o Amanhecer Dourado, em comunicado, não criticou a atitude de seu representante: “Continuaremos a luta pelo movimento de um forte nacionalismo contra todos e, naturalmente, contra esses órfãos de Marx, que dominam as aparições nos canais de TV e fazem um jogo de propaganda suja. (…) Se quiserem que condenemos nosso co-lutador por um verdadeiro momento infeliz, deveriam primeiro condenar os insultos e o ataque de Liana Kanelli, caso contrário, não passam de um bando de hipócritas seguindo ordens”.

Opera Mundi

Recomendações

COMENTÁRIOS