Luis Soares
Colunista
Ditadura Militar 01/Mar/2012 às 16:16 COMENTÁRIOS

Ex-guerrilheiro mexe na ferida e revela documentos inéditos da ditadura militar na internet

Autor Aluízio Palmar salienta que “os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contra-informar, caluniar, prender, torturar e matar.

documentos revelados ditadura militar palmar

Claudio Julio Tognolli

Um novo site contribui para a transparência dos documentos dos anos de chumbo: Documentos Revelados foi criado por Aluízio Palmar. Nascido em maio de 1943, em São Fidélis, Estado do Rio de Janeiro, Palmar estudou Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense. Em decorrência de sua militância revolucionária, não terminou o curso, foi preso e banido do país.

O site é atualizado diariamente. Confira em Documentos Revelados.

Palmar militou no MR8 velho (o primeiro, que surgiu em Niterói) e na VPR. Foi preso em 1969 e em 1971, e libertado juntamente com outros 69 presos políticos, em troca do Embaixador da Suiça no Brasil.

Em 1979, trabalhou na revista “Atenção” e no jornal “Correio de Notícias”, de Curitiba. Em 1980 trabalhou no jornal Hoje Foz e em dezembro desse mesmo ano fundou o jornal Nosso Tempo, conhecido por sua linha editorial de constestação à ditadura.

Leia mais

Com a anistia política de 1979 voltou ao Brasil e deu início em Foz do Iguaçu a carreira de jornalista.

Aluizio Palmar explica seus motivos: “Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem nos arquivos estaduais e arquivo da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, de vasculhar caixas e pastas AZ, repletas de mandados de prisão, informes, radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês, relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial. Reconheço que esta busca é tardia, pois no Brasil, ao contrário do Chile, Argentina e Paraguai, os arquivos da repressão estão sendo abertos fora do tempo apropriado. A nossa Lei da Anistia, além de ter permitido a devolução dos direitos civis e políticos aos perseguidos pela ditadura, beneficiou os torturadores e serviu também ao propósito do esquecimento do passado. O resultado desta dubiedade é o fato de que enquanto as vítimas precisam remexer nos arquivos para que histórias sejam reconstruídas, os algozes e seus cúmplices fazem de tudo para que o passado permaneça intacto e possam, assim, terminar em paz os seus dias. Estão normalmente dispostos a pagar a intocabilidade do passado, com o seu próprio esquecimento pela História”.

Aluízio Palmar ainda sustenta que “o sítio foi criado para atender a busca de documentos sobre o período da ditadura. Passados 24 anos desde a promulgação da Constituição, boa parte dos documentos produzidos pelos órgãos de repressão continuam fechados. Os arquivos públicos receberam e continuam recebendo documentos que são indexados para consultas. Porém, alguns obstáculos, como as distâncias e a fragmentação dos acervos, tem dificultado o acesso para o grosso da população. Eu pretendo com o site Documentos Revelados facilitar o acesso, popularizar, incentivar a discussão sobre o tema ditadura. Para que não se esqueçam, para que nunca aconteça. Com este site, pretendo expor alguns documentos emitidos pela chamada ‘comunidade de informações’ da ditadura civil militar que tiranizou nosso País de 1964 à 1985, além de outros fundos documentais”.

O autor salienta que “os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contra-informar, caluniar, prender, torturar e matar.

Espero que Documentos Revelados contribua para a compreensão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia”.

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. jose helio,vilela Postado em 04/Mar/2012 às 05:50

    olá sou vilela,general viado era o que mais existia na ditadura hoje estão na dita mole.

  2. Espedito de Freitas Postado em 05/Mar/2012 às 00:48

    Concordo na íntegra com: Jose Helio Vilela, porque eles generais tinham apartamentos em Copacabana e no Leme para os seus programas e no quartel eram machonas... O Ustra como os demais e tantos outros precisam e vão sofrer lá do outro lado, pq, aqui estão suas vidas nos finalmentes... O poder ampara e garante à vida deles e jamais qualquer punição, ou sentênça pagarão os crimes que fizeram... Não chutamos cahorros morto e nem vivo! Só queremos que digam à verdade e digam o que fizeram com os corpos dos desaparecidos?

  3. Agnaldo Postado em 19/Mar/2012 às 00:32

    Espero que Documentos Revelados contribua para a compreensão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia” Esse cara deve estar de palhaçada né? Achando que todo mundo é trouxa como ele era quando jovem estudante, imbecil que é até hoje, achando que pode enganar alguém falando sobre democracia. Democracia era a única coisa que eles não queriam ao combater o regime militar. Sempre me perguntei porque não vão morar em cuba, na china ou na coreia do norte, reinos de liberdade e lugar exemplar para comunista viver. Engraçado como ninguém se manifesta quando o mundo inteiro sabe das atrocidades dos irmãos castro em cuba, ou às dificuldades enfrentadas pelos chineses e norte-coreanos. Lá tudo pode, pois em função do "regime", mesmo morrendo de fome, todos têm que se conformar. Maus brasileiros isso sim é o que são. Tomem um mínimo de vergonha em suas caras deslavadas e vão trabalhar, produzir, fazer algo de útil.

  4. Moisés Postado em 22/Mar/2012 às 14:01

    Tem q revelar, desanuviar, mostrar cada vez mais. Os q tem saudades estão a solta e impunes. Pra q nunca mais aconteça.

  5. rubens machuca Postado em 06/May/2012 às 09:25

    Concordo com o Aguinaldo. Essse bando de alienados,devem ser da mesma LAIA, de (lula /dilma /dirceu / marcos maia /jenuino e outros), que sempre foram oportunistas e BAGUNCEIROS, que NUNCA trabalharam na vida. Oportunistas SINDICALISTAS, Oportunistas da UNE. Esse pesoal deveria LAVAR a boca com SODA,para falar sobre as forças armadas. O pt (lula) ,quer ser maior que a NAÇÃO BRASILEIRA.( Alias querem acabar com a instituição Familia ( Vide PNDH-3) As pesquisas de opinião que, " DA UMA AMOSTRA", da popularidade desse pessoal do pt,devem ser feitas no ABC ou em Estados em o povo é mais facílmente ILUDIDO. Esses "caras "pintadas", deveriam parar de assistir os BIG broder da vida, e IR TRABALHAR E ESTUDAR MAIS, para não serem mais usados por espertalhões disfarçados de politicos socialistas. ACORDA POVO BRASILEIRO,não coloquem mais esse pessoal do pt,em destaque.