Redação Pragmatismo
Xenofobia 27/Jan/2017 às 12:48 COMENTÁRIOS
Xenofobia

Turistas filmam afogamento de refugiado em Veneza e torcem por sua morte

Publicado em 27 Jan, 2017 às 12h48

Enquanto um refugiado africano lutava para sobreviver após cair no Canal Grande, em Veneza, turistas filmavam a cena e vibravam, desejando sua morte: “Deixe ele morrer!”; “Vá em frente, volte para casa!”

refugiado afogado veneza afogamento Itália

Redação

Um vídeo (assista abaixo) publicado nas redes sociais mostra um jovem lutando para não se afogar no Canal Grande, em Veneza, Itália, enquanto turistas que filmavam e acompanhavam o afogamento debochavam da cena.

As imagens levaram as autoridades italianas a investigar o incidente, que ocorreu no último domingo (22).

Gritos são registrados no vídeo. Um dos rapazes que está próximo à filmagem diz: “É um estúpido, ele tem que morrer”, enquanto outro ordena: “Volta pra casa!”.

O vídeo ainda capta algumas embarcações que passam muito próximas ao jovem e atiram o que parecem ser boias para tentar salvá-lo. Ninguém pulou na água.

De acordo com Dino Basso, diretor local da associação italiana de salva vidas, a vida do refugiado poderia ter sido salva. “Não quero culpar ninguém mas talvez poderia ter sido feito algo a mais para o salvar”, afirmou.

Os jornais locais identificaram o jovem: trata-se de Pateh Sabaly, 22, um refugiado da Gâmbia que tinha chegado à Itália de barco há dois anos e, desde então, portava papéis para viver legalmente na Itália.

Apesar das três boias lançadas para tirá-lo da água, o jovem acabou falecendo.

Um motorista de táxi disse à mídia local: “É desesperador. Eu não conheço a história desse rapaz. Disseram que é um africano. Quem sabe pelo que ele já passou? Por quantos oceanos e desertos já cruzou? E ele veio morrer na cidade mais bonita do mundo”.

VÍDEO:

com informações da mídia internacional e do jornal The Guardian

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS