Redação Pragmatismo
Mundo 06/Mar/2024 às 14:00 COMENTÁRIOS
Mundo

Ano de 2023 foi o mais mortal para migrantes, diz agência da ONU

Publicado em 06 Mar, 2024 às 14h00

Mais de 8.500 pessoas morreram em rotas de migração

Ano 2023 foi mais mortal migrantes agência ONU
Imagem: Juan Medina

Reuters

Pelo menos 8.565 pessoas morreram em rotas de migração em todo o mundo no ano passado, tornando 2023 o ano mais mortal já registrado para os migrantes, informou a agência de migração da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira (6).

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse que o número de mortes de migrantes notificado no passado superou o de mortos e desaparecidos globalmente no ano recorde anterior de 2016, quando 8.084 pessoas morreram.

O número de mortes do ano passado também aumentou 20% em relação a 2022.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

“Esses números horríveis, coletados pelo Projeto Migrantes Desaparecidos, também são um lembrete de que devemos nos comprometer novamente com uma ação maior que possa garantir uma migração segura para todos, de forma que daqui a dez anos as pessoas não precisem arriscar suas vidas em busca de uma melhor”, disse a diretora-geral adjunta da OIM, Ugochi Daniels.

O Projeto Migrantes Desaparecidos, iniciativa da OIM que registra mortes e desaparecimentos de migrantes desde 2014, revelou que a travessia do Mar Mediterrâneo continua sendo a rota mais mortal para os migrantes, com pelo menos 3.129 mortes e desaparecimentos no ano passado.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS