Redação Pragmatismo
Xenofobia 08/Nov/2023 às 08:50 COMENTÁRIOS
Xenofobia

Flávio Dino rebate mulher que atacou brasileira em Portugal: “Devolvam nosso ouro e estaremos quites”

Publicado em 08 Nov, 2023 às 08h50

Ministro Flávio Dino rebate ataque xenofóbico contra brasileira em Portugal: “Ela diz assim no vídeo: ‘Vocês estão invadindo Portugal’. Bom, se for isso, nós temos direito à reciprocidade, porque, em 1500, eles invadiram o Brasil e nós estamos tudo de acordo. Concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”

Flávio Dino rebate mulher atacou brasileira Portugal Devolvam nosso ouro estaremos quites
Flavio Dino afirmou que brasileiros devem ter direito de “invadir” Portugal

RBA

O ministro da Justiça, Flávio Dino, rebateu nesta terça-feira (7) os ataques xenófobos contra uma brasileira em Portugal. Divulgado ontem nas redes sociais, um vídeo mostra uma portuguesa xingando a vítima brasileira no aeroporto da cidade de Porto. A agressora acusou os brasileiros de estarem “invadindo” seu país. Em tom irônico, Dino disse se tratar de “direito de reciprocidade”, por conta da invasão dos Portugueses ao território brasileiro em 1500.

“Ela diz assim no vídeo: ‘Vocês estão invadindo Portugal’. Bom, se for isso, nós temos direito à reciprocidade, porque, em 1500, eles invadiram o Brasil e nós estamos tudo de acordo. Concordo até que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, afirmou o ministro.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Dino deu a declaração contra os ataques à brasileira em Portugal durante o lançamento dos cursos do Bolsa-Formação, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

Racismo explícito

À imprensa portuguesa, a brasileira, que não quis revelar sua identidade, relatou que a confusão começou quando ela reclamou de dor, após uma amiga da agressora derrubar uma mala no seu pé. “Doeu? É problema seu”, respondeu a portuguesa. Além disso, começou a ofendê-la e dizer que ela “não era bem-vinda” em Portugal.

A brasileira começou a filmar a agressão. Disse ainda que iria denunciá-la. “Você pode filmar o que você quiser. Você pode por na internet. Olha aqui a minha carinha”, reagiu a portuguesa. E então aumentou o tom das agressões. “Sua porca! Vá para a sua terra, sua porca. Sou portuguesa de raça. Você, que é brasileira, vai para a sua terra”. Por fim, proferiu insultos racistas dizendo que os brasileiros, a quem chamou de “raça de filhos da puta”, estão “invadindo Portugal”.

Leia também: Brasileira denuncia racismo em Portugal: “Meu filho foi chamado de ‘macaco’ e deram um mata-leão nele”

Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%. Os dados são da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR), do governo português.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS