Redação Pragmatismo
Compartilhar
Impeachment 31/Mar/2016 às 12:26
3
Comentários

Marco Aurélio Mello: "Sem fato jurídico, impeachment é golpe"

Marco Aurelio Mello, ministro do STF que está longe de ser simpático a Dilma e ao PT, diz o óbvio: impedimento sem fato jurídico transparece a golpe

Marco Aurélio Mello impeachment golpe
O ministro Marco Aurélio Mello (Imagem: ABR)

Afastar uma presidente da República sem crime de responsabilidade transparece a golpe. A declaração de Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro afirmou ainda que o afastamento de Dilma Rousseff da presidência não resolve a crise político-econômica do Brasil.

“É uma esperança vã, impossível de frutificar. Nós não teremos a solução e o afastamento das mazelas do Brasil apeando (derrubando) a presidente da República”, disse o ministro nesta quarta-feira.

Para ele, é necessário aguardar o funcionamento das instituições e ter calma. “Após o impedimento o Brasil estará melhor? O que nós teremos após o impedimento? A situação é diversa de 1992 porque temos dois segmentos que se mostram a essa altura antagônicos e não queremos conflitos sociais. Queremos a paz social”, afirmou.

O ministro defende que haja “entendimento” entre o Congresso e o Executivo, “para combater-se a crise que afeta o trabalhador, a mesa do trabalhador, que é a crise econômico-financeira”. Ele questionou a ausência de discussões de medidas para resolver a crise: “Por que insistem em inviabilizar a governança pátria? Nós não sabemos”, afirmou.

Ele avalia que o impeachment poderia gerar “muita insegurança” e não interessa ao país. “Não interessa, de início, ao Brasil apear esse ou aquele chefe do executivo nacional ou estadual. Porque, a meu ver, isso gera até mesmo muita insegurança.”

VEJA TAMBÉM: Impeachment ou golpe? 5 pontos ajudam a entender o que acontece no Brasil

Para Marco Aurélio Mello, o STF pode discutir se há crime de responsabilidade ou não por parte da petista. “O Judiciário é a última trincheira da cidadania. E pode ter um questionamento para demonstrar que não há fato jurídico, muito embora haja fato político, suficiente ao impedimento”, disse o ministro.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 31/Mar/2016 às 14:45

    Tomara não exista memso o fato juridico. Do contrário, o que há pra por no lugar é ainda pior.

    • Jonas Schlesinger Postado em 31/Mar/2016 às 17:45

      é por isso que te amo :)

  2. Onda Vermelha Postado em 02/Apr/2016 às 12:32

    Impeachment sem crime de responsabilidade é GOLPE, sim! Nós NÃO estamos num regime parlamentarista em que uma mera moção de desconfiança, ou seja, perda de apoio político, é capaz de fazer cair um gabinete e exigir a destituição do primeiro ministro. A poderosa Vênus Platinada está querendo construir uma narrativa junto a opinião pública para legalizar o "golpe paraguaio", mas essa parada ela está perdendo feio. Aqui não! De novo, não! #MentiraENaGlobo