Redação Pragmatismo
Política 17/Abr/2024 às 17:05 COMENTÁRIOS
Política

A peixeira de Arthur Lira e o novo cangaço

Publicado em 17 Abr, 2024 às 17h05

Vem aí uma CPI para investigar abusos do Supremo e do TSE. E outras CPIs para investigarem o crime organizado, o consumo de crack e a exploração sexual de crianças

peixeira Arthur Lira novo cangaço
Arthur César Pereira de Lira (Imagem: Zeca Ribeiro | Câmara dos Deputados)

Moisés Mendes*, em seu Blog

A metralhadora de ódio e mentiras de Elon Musk pode ser menos efetiva hoje do que a peixeira de Arthur Lira. Musk é o chefe dos gângsteres das big techs e parece ter se acalmado, depois das ameaças a Alexandre de Moraes.

Lira é o líder do novo cangaço da Câmara, a delinquência do centrão e do fascismo. Os cangaceiros sempre avisam o governo que vão sabotar o que puderem no Congresso, se não conseguirem saquear todas as áreas, pela obtenção de dinheiro para ‘obras’ ou por ocupação.

Agora, andam dizendo que, por ter perdido a guerra em defesa da libertação de Chiquinho Brazão, por causa das brigas com Alexandre Padilha e porque um primo perdeu o cargo de delegado do Incra em Alagoas, Lira estaria preparando um pacote de maldades contra Lula e outro contra Alexandre de Moraes.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Vem aí uma CPI para investigar abusos do Supremo e do TSE. E outras CPIs para investigarem o crime organizado, o consumo de crack e a exploração sexual de crianças.

A primeira pauta é, claro, para tentar assustar o STF com a produção de vídeos para as redes sociais e os tios do zap. E as outras, que misturam a farsa do combate à bandidagem com questões de costumes, são para atingir Lula.

O cerco ao Supremo acontece porque Lira não consegue conter os cangaceiros mais agressivos. É um problema, porque Lira tem sido tratado a pão de ló pelos ministros do STF.

Teve o arquivamento dos casos do recebimento de R$ 100 mil em dinheiro vivo e dos kits de robótica superfaturados para prefeituras de Alagoas. Lira teria sido um dos beneficiados pela rachadinha dos kits.

A primeira turma do Supremo, no primeiro caso, e o ministro Gilmar Mendes, no segundo, enfiaram os processos numa gaveta. Mas Lira, mesmo sendo bem tratado, não consegue deixar de ser o líder dos furiosos com Lula e o STF.

A peixeira está de novo a centímetros dos pescoços de Lula e de Moraes. E Arthur Lira está sob o controle dos cangaceiros.

Prefeitos Corruptos

Santa Catarina tem 295 municípios. Nos últimos dois anos, 19 prefeitos foram presos por todo tipo de roubo. Todos da direita e da extrema direita do Estado mais bolsonarista e supremacista.

O preso mais recente, nessa terça-feira, foi o prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier (PP), junto com dois vereadores, por envolvimento em corrupção, organização criminosa, falsificação de documentos e licitações e compras fraudadas.

Financiador

Um dos financiadores do fascismo e do golpe, entre os alvos da ação da Polícia Federal de busca e apreensão nessa terça, é de Santa Catarina.

Mas é um financiador do time intermediário. Quando irão pegar o grande financiador do fascismo no Estado?

Sumido

Mais uma sobre Santa Catarina. O TSE não realizou nessa terça a sessão que julgaria a ação que pode levar à cassação senador catarinense bolsonarista Jorge Seif (PL).

O relator do caso, Floriano Azevedo, não apareceu. Mas já se sabe que ele defende a cassação e convocação de novas eleições.

Como as reações do fascismo são imprevisíveis em momentos como esse, havia preocupação em Brasília sobre o que poderia ter acontecido com o juiz.

Mas ele não foi ao TSE por problemas de saúde na família. Vão marcar nova data.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. É autor do livro de crônicas Todos querem ser Mujica (Editora Diadorim).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS