Redação Pragmatismo
Compartilhar
Justiça 09/Mar/2016 às 14:58
17
Comentários

A mais nova desembargadora do RJ tem 35 anos e é filha de ministro do STF

Meritocracia? filha de ministro do STF, Marianna Fux é nomeada pelo governador para ocupar vaga de desembargadora, tornando-se a magistrada mais nova da corte. Processo de escolha foi um dos mais demorados já registrados, uma vez que ela teve seu nome impugnado por falta de prática jurídica, além de denúncias de que seu pai fizera intensa pressão para a indicação da filha

Marianna Fux desembargadora filha ministro STF
Marianna Fux é filha de Luiz Fux, ministro do STF

Nesta segunda, 7, duas horas depois da indicação da lista tríplice pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, nomeou Marianna Fux, filha do Ministro do Supremo Tribunal Federal, para ocupar a vaga de desembargadora na corte, tornando-a a magistrada mais nova da corte.

O processo de escolha foi um dos mais demorados, uma vez que a advogada teve seu nome impugnado por falta de prática jurídica, além de denúncia de que seu pai fizera intensa pressão para que sua filha fosse indicada.

O surpreendente foi a rápida nomeação. Ainda na tarde de ontem, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aprovou o nome de Marianna como uma das integrantes da lista tríplice para a vaga de desembargador.

Segundo informações da Revista Eletrônica Conjur, o Tribunal aprovou-a em primeiro lugar com 125 votos de 180 integrantes da corte. Em segundo, com 120 votos, foi escolhida a advogada Katia Junqueira e, em terceiro, foi aprovado o nome de Genilton Carvalho, com 94 votos.

A escolha da lista tríplice ocorreu por voto aberto. Quem abriu a votação foi o desembargador Luiz Zveiter que indicou Marianna, Katia e Genilton, nessa ordem. Segundo ele argumentou, Marianna era o melhor nome, uma vez que tem mais de dez anos de advocacia, é sócia do escritório Sergio Bermurdes, pós-graduada e fala diversos idiomas.

Em 2014, Fux foi acusado de pressionar conselheiros

Em setembro de 2014, antes da eleição ser interrompida pela impugnação à candidatura, a Folha de S. Paulo denunciou a pressão do ministro Luiz Fux a conselheiros da OAB/RJ para que Marianna tivesse seu sonho realizado: tornar-se desembargadora aos 33 anos.

Segundo o jornal apurou, Fux procurou conselheiros e desembargadores para pressionar pela aprovação da filha. Quatro conselheiros relataram que o ministro lembrou, durante as conversas, quais processos a seus cuidados poderiam chegar ao STF. Três desembargadores contaram que Fux os lembrou da candidatura de Marianna. Todos foram convidados para o casamento da filha.

Justificando

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Pereira Postado em 09/Mar/2016 às 15:07

    Meritocracia? Não, é metenoc*dademocracia.

  2. José Ferreira Postado em 09/Mar/2016 às 15:32

    É por isso que a Meritocracia importante, pois se ela existisse nesse órgão, não haveria espaço para o Patrimonialismo. O Capitalismo tem que chegar aí, pois o que vemos é uma estrutura feudal.

    • João Paulo Postado em 11/Mar/2016 às 07:03

      Tomou aquele chá?

  3. Alan Kevedo Postado em 09/Mar/2016 às 16:06

    O STF tem sido, ao longo dos anos, a nossa única tábua de salvação no caminho da democracia, tanto é que há religioso tentando de tudo, para modificar a legislação e interferir em decisões do referido Tribunal, provando que a meta deles não seria mesmo a democracia. Aí, a gente pergunta, mas a moça por ser filha de ministro, não pode-se ascender em sua carreira, não, por mérito e inteligência próprios? Não posso deixar de pensar o que fizeram com Maria Madalena, no passado, e dona Dilma, no presente e tudo por serem MULHERES,

  4. poliana Postado em 09/Mar/2016 às 16:38

    qta vergonha, meu deus!!!

    • enganado Postado em 10/Mar/2016 às 00:46

      Cara poliana. O BRASIL tem dono: USraHell/Direita/Forças Armadas/ ... todos lutam pela mesma causa, ou seja os 7P´s que se explodam! “””O BRASIL não vai ao caso”””, pois é um mero detalhe! O negócio é grana $$$$$! Mas no caso FUX (judeu), judeuSS são os donos do GAFE+rede bundarantes, pois esse juizeco já aprontou uma ótima. Ouça: A Siemens mandou ao BRASIL um funcionário para testemunhar que a empresa pagou propina (TRENSALÃO) para o __""motorista Mateus"" (foi o motorista do sr. Carlos Marighela) = Aloysio Nunes = famoso Aloysio "TREZENTINHA" (ganhou do Paulo Preto (ROUBOANEL) R$ 300.000,00 p/ quitar o seu apto) e p/outro do P$$$DB, não me lembro se foi o atual líder na CamÊra (dei uma do analfabeto do MORO) dos Deputado ou o Zé Anibal (conhecido como Zé Inábil, porque só faz cagada). Então foi aberto o inquérito para mais ROUBALHEIRA do P$$$DB, aí então o processo bateu nas mãos do __FUX__. Sabe o que aconteceu? O ___FUX (o judeu)___ mandou arquivar o processo por aquilo não tinha conotação de propina. Gostou? P$$DB/DEM/Direita/Boçalnaro/Aópio/çERRA/ ... nunca vai acontecer NADA x NADA! O BRASIL têm donos e moram em Washington, N.Y. e Tel Aviv, basta ver que o GAFE+rede bundarantes já estão devidamente bem comprados. Mais, o que está acontecendo na ARGENTINA vai acontecer também aqui, ""efeito Orloff"". Espera! Aguarde! Não haverá mortes só por milagre de DEUS, pois os Boçalnaros/cel Metralha/gen Mourão vão começar matando da janela de suas casas, e ache bom!, porque o que vem a seguir ..... “!@#$%¨&*()_+=-‘¹²³£¢¬§´[~]/;.,:?}^{`... , foi o sobrou do LULA e DIMA. Olha a filinha está guardando o lugar para os netos, filhos, sobrinhos do pessoal do P$$DB/DEM. Aviso importante: “”NÃO SERÃO ACEITOS FILHOS BASTARDOS, OU SEJA, FORA DO CASAMENTO”””.

  5. felipe Postado em 09/Mar/2016 às 17:06

    As vezes o pessoal do PP confunde falta de vergonha na cara com ironia de meritocracia..... isso aí não tem nada de meritocracia nem se parece com meritocracia.

    • poliana Postado em 09/Mar/2016 às 22:30

      felipe, acredite, muitos a defendem dizendo q ela chegou lá por méritos próprios, q é uma grande jurista e q ela não tem culpa se o pai é ministro do supremo. há um tempo o pp fez uma matéria aqui sobre esse caso, logo q souberam de sua indicação, e teve gente defendendo-a...a falta de vergonha na cara, na vdd, é dessas pessoas hipócritas.

    • poliana Postado em 09/Mar/2016 às 22:34

      lembrei até de um caso recente: o do filho do william bonner e da fatima bernardes que conseguiu um estágio na rede globo. daí falaram q ele passou por méritos próprios, q fez seleção com vários outros candidatos e q os pais n tiveram qq influência. e ainda pra dizer q ele n teria privilégios lá dentro, ele começaria dirigindo aqueles carrinhos q transporta o elenco pelo projac, algo assim. é tão fácil usar o discurso do mérito qdo se nasce em berço de ouro...

      • felipe Postado em 10/Mar/2016 às 08:35

        Pois é Poliana, quando se nasce em berço de ouro não pode pensar em chegar lá pelas próprias penas, pode até acontecer, mas moralmente NUNCA será..... quem tem escola de qualidade, boa comida, estrutura certamente levará vantagem, MERITOCRACIA é vc ser pobre, de condições inferiores e conseguir alcançar os mesmos patamares dos que nasceram em berço de ouro, para isso temos que ralar muito ne....rs

  6. Guilhermo Postado em 09/Mar/2016 às 17:09

    Babaquice isso. Por mim cargo público deveria ser atingido apenas através de concurso público.

  7. Eduardo Ribeiro Postado em 09/Mar/2016 às 18:00

    Se vê que os envolvidos até tentaram fazer a coisa direito, impugnaram e tal, não tem experiencia, sabe de porra nenhuma....mas quando o pistolão é forte, tem jeito não...

  8. Guilhermo Postado em 09/Mar/2016 às 21:11

    Lembro de uma matéria aqui do PP de uma menina de 25 anos nomeada presidente de um banco da Argentina. Se não me engano era só elogios pra moçoila. #comofaz?

  9. George Postado em 10/Mar/2016 às 10:37

    o cara acima disse tudo: meritocracia = meter no c* da democracia. E nessa suruba, no c* da constituição também.

  10. Ednaldo Costa Postado em 10/Mar/2016 às 11:35

    E pensar que este judiciário é quem sentencia os casos investigados de corrupção no país.

  11. Aristóteles Postado em 10/Mar/2016 às 22:33

    Tudo bem, tudo bem! Dêem licença que ela quer passar;.... ela é filha de Ministro do STF, leia-se, herdeira de semideus. Concurso, meritocracia, tudo são detalhes. E o salário é tão irrisório que é melhor assim, de pai pra filha! Vade retro!

  12. Rodrigo Postado em 11/Mar/2016 às 10:46

    (Outro Rodrigo) Pragmatismo, no Youtube há a arguição oral da Excelentíssima Desembargadora, ainda junto à OAB, quando da formação da lista para concorrer à vaga do "5º Constitucional".