Redação Pragmatismo
Compartilhar
Redes Sociais 24/Feb/2015 às 10:09
18
Comentários

Quem acreditou no boato do filme sobre José Dirceu?

Quem acreditaria que milhões de reais seriam destinados para a realização de um filme sobre a vida de José Dirceu? Pasmem, muita gente tem cabeça suficientemente fraca para acreditar. Por isso tantas farsas como essa são espalhadas nas redes sociais

filme josé dirceu boato
Imagem postada no facebook acompanhada de texto que dizia que o governo destinaria R$ 134 milhões para produzir filme de José Dirceu viralizou na internet. Rede de boatarias trabalha a todo a vapor (reprodução)

Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

Estamos vivendo um momento surreal no Brasil. Qualquer boato contra o PT, contra Dilma Rousseff ou Lula, por mais absurdo que seja, vira verdade nas redes sociais e se espalha como fogo. As invencionices ganham as ruas e são comentadas nos mais diversos ambientes sociais.

Durante o Carnaval, meliantes criaram boato sobre confisco de cadernetas de poupança da Caixa Econômica Federal. A denúncia se espalhou pela rede WhatsApp e, em questão de horas, pelo Brasil todo já se falava do assunto.

Quando o ministério da Fazenda emitiu desmentido (tímido) em nota pouco divulgada justamente nas redes sociais em que a mentira foi espalhada – as pessoas parecem mais propensas a compartilhar mentiras do que verdades –, de norte a sul do país as pessoas entravam em pânico.

Na semana passada, a revista Veja publicou matéria afirmando que o ex-presidente Lula iria dar uma festa de aniversário para um “sobrinho de três anos chamado Thiago” ao custo de 220 mil reais, com o detalhe de que cada convidado ganharia um I-Pad de presente. Claro que nem o ex-presidente tem esse sobrinho nem a festa é verdadeira.

Até o momento, porém, não há notícia de desmentido por parte da revista.

Mas para quem está nas redes sociais, sobretudo no Facebook ou no WhatsApp, esse tipo de farsa não é novidade. Todo dia há mentiras absurdas, algumas com alguma sofisticação, outras grosseiras.

No último dia 19, porém, um perfil no Facebook publicou uma invenção tão inacreditável que chega a surpreender mesmo em um quadro de proliferação de farsas como o que estamos vivendo.

filme vida josé dirceu

O perfil em questão está ativo. A farsa contém uma “informação” estarrecedora. Veja o que o autor escreveu:

farsa filme josé dirceu

O curioso é que, apesar dos 5.055 compartilhamentos, apenas 15 pessoas curtiram e só dez comentaram. Incluindo o autor da postagem. Mesmo que os compartilhamentos sejam fajutos, aquela farsa continua lá e vai pegando incautos.

Claro que nem houve edição do Diario Oficial da União em 15 de fevereiro último nem o Ministério da Cultura poderia destinar 134 milhões de reais para um filme sobre José Dirceu, mas, como se vê na postagem, ao menos dez pessoas caíram na farsa. Isso se os 5.055 compartilhamentos forem falsos…

filme vida josé dirceu

O dono do perfil diz ser ex-membro da Polícia Federal e residente no Rio de Janeiro. O nome que usa, Leonardo de Oliveira Coelho, coincide com o de um diretor do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio de Janeiro – SSDPF-RJ, mas nada garante que seja a mesma pessoa.

Esses golpes pululam aos milhares nas redes sociais. Sempre contra o PT, contra Dilma ou Lula. Não há esse tipo de coisa contra o PSDB, por exemplo. Há postagens críticas, mas não se vê essas invenções grosseiras.

Sobre o confisco da poupança, por exemplo, fui procurado por amigos e até por familiares querendo saber se havia alguma verdade na história. Há incontáveis relatos de leitores sobre seus parentes e amigos que acreditaram na farsa e tiraram suas economias da Caixa Econômica Federal.

O fato é que esse tipo de postagem nas redes sociais certamente responde por grande parte da queda de popularidade do governo e do próprio Partido dos Trabalhadores.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, o PT, como faz a cada eleição, montou sites e perfis em redes sociais para desmentir essas farsas, mostrando que basta desmentir com eficiência para anular esse tipo de golpe. Porém, terminou a campanha e o PT, ingenuamente, desmontou seu aparato de combate a fraudes envolvendo seu nome e de seus expoentes.

Enquanto escrevo este post, milhares, talvez milhões de pessoas estão ajudando a difundir, muitas vezes de boa-fé, absurdos como confisco da poupança, festa milionária do “sobrinho de Lula”, financiamento milionário do governo Dilma a um filme sobre Dirceu – o que não falta é gente com cabeça fraca, por aí.

E que ninguém espere que órgãos de Estado combatam essas farsas. Como se sabe, há importantes policiais federais participando dessas correntes da mentira na internet. Alguns deles envolvidos em igualmente importantes investigações, como a Operação Lava Jato.

Mas será que um partido do porte do Partido dos Trabalhadores não tem recursos para montar uma equipe para desmentir e denunciar essas farsas e processar autores que as elaboram sabendo exatamente o que estão fazendo?

Se as autoridades quiserem, este Blog dispõe de um imenso arquivo de farsantes que, sob nomes obviamente falsos, passam seus dias na internet espalhando mentiras. Grande parte deles comenta aqui. Seria um prazer denunciá-los.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gustavo Postado em 24/Feb/2015 às 10:29

    A Veja tem servido de inspiração pra muito aloprado. O filho do Lula é dono da Friboi, confisco da poupança, filme sobre Dirceu... Quanta falta de imaginação.

    • Félix Postado em 24/Feb/2015 às 10:39

      Absurdo esta onda de boatos. Teve também o aniversário do sobrinho dele e a mais maldosa de todas sobre a volta do câncer.

  2. Paulo Postado em 24/Feb/2015 às 10:42

    Aí tu junta quem não gosta do PT (e faz isso na maldade) com aqueles que simplesmente acreditam em tudo que estão lendo, não questionam e pior, divulgam. Concordo contigo Eduardo, o PT tinha que manter um blog esclarecendo essas bobagens, desmontando elas,mostrando e processando os autores.

    • Gustavo Postado em 24/Feb/2015 às 10:55

      Paulo, é verdade. O PT precisa reverter esta batalha da comunicação. Quem é de marketing sabe: "Percepção é realidade".

  3. Luis Postado em 24/Feb/2015 às 10:50

    Quem espalha esse tipo de boato é muito imbecil. Só serve para criar fumaça que esconde os verdadeiros maus-feitos: Na hora que esses vêm á tona, petistas podem só argumentar que tudo não passa de mentiras. Se bem que perto do petrolão 100 milhões são troco de pinga..

  4. Otávio Postado em 24/Feb/2015 às 11:06

    Estes boatos são criados por pessoas esclarecidas. Este cara seguiu o manual de como criar um boato. A receita é simples, junte verdades e mentiras. Verdade: Dirceu é um herói e um guerreiro. Mentira: Não há um filme de R$ 134 milhões

  5. Mauricio Postado em 24/Feb/2015 às 11:26

    O absurdo é o secretário de segurança pública do Estado do Paraná ter compartilhado tal notícia em seu facebook oficial, com nota de desdém e deboche, corroborando a "oficialidade" da notícia... pasmen.. talvez ele já tenha deletado, talvez não, mas deem uma olhada...

  6. Wander Postado em 24/Feb/2015 às 14:46

    A Veja faliu e não está nem aí pelas insanidades publicadas. Virou um hospício e os piores loucos são os que acreditam e ainda por cima batem palma.

  7. Luis Postado em 24/Feb/2015 às 15:50

    ... PQP. Alguém me diz que eu não li isso.

  8. Thiago Teixeira Postado em 24/Feb/2015 às 21:24

    Quer saber, seria uma boa a presidenta Dilma vir a público e dizer que é tudo mentira, que serão gastos 300 milhões no filme. Isso mesmo, tem fazer o filme sim e decretar guerra a esses coxinhas de merda.

    • Luis Postado em 25/Feb/2015 às 08:51

      Aplausos pro lesadão que adora ser enrabado pelo Estado e ainda pede mais!

  9. Guilhermo Postado em 24/Feb/2015 às 21:51

    Isso foi ironia? As vezes eu tenho dificuldade para captar essa figura de linguagem pela internet.

    • Luis Postado em 25/Feb/2015 às 08:50

      Pelas coisas que esse "mario" posta, Guilhermo, acho que é verdade. Ele é a figura mais icônica do típico petista leitor do PP.

  10. grego79 Postado em 25/Feb/2015 às 10:26

    O povo brasileiro, numa maioria é preguiçoso, cabeça pequena e de fácil manipulação. Uma vez, dois meses praticamente antes da eleição, vi uma postagem de um assassinato cometido em outro país onde um policial daquele país mata um motorista de táxi, uma cena forte que não deveria estar no facebook, qual ferramenta é acessada por jovens, crianças, senhoras...; Logo fui olhar a fonte, e então me deparei com uma pagina de um sujeito do Rio de Janeiro que postava todo tipo de artigo contra o PT, simples assim! Nos comentários, na maioria esmagadora davam o tom da rejeição do povo com o governo federal, mas também havia alguns comentários explicando que aquilo não era no Brasil, sim, existe pessoas sensatas!!! No mesmo facbook vi postagens de um amigo que falava mau do PT, e outra postagem falando mau do PSDB, enfim, grande parte do povo não procura esclarecer o que vê ou escuta, simplesmente aceita. Não tem curiosidade, não pesquisa nada. Engraçado, muitos sabem como está o campeonato de futebol, sabem qual será o próximo episódio da novelinha, sabem como é a vida do artista ou a mansão que ele comprou, sabem de cor as "musiquetas" sem sentido!!! Eita povinho povinho bem informado!!! O povo é usado, manipulado, e tem gente que briga com pessoas próximas por defender um boato repetido que acaba virando verdade.

  11. grego79 Postado em 25/Feb/2015 às 11:00

    Ah, agora estou ouvindo das pessoas do trabalho, dos amigos, que esses aumentos de tributos são o reflexo da copa do mundo realizada no Brasil, que nós vamos pagar a conta, e que o nosso dinheiro será usado para cobrir rombos causados pelos esquemas da Petrobras....! Bom, em 1986 o governo militar disse não a copa, e como eu sei?, Não não, eu não estava lá!!, eu era moleque e meu pai contou isso para mim. Parece que os brasileiros estavam revoltados pela atitude do Figueiredo, então ele disse que o povo não imaginava o gasto que um país tem com copa do mundo, e naquele ano já se falava em crise mundial do petróleo, Mas em 2014 tivemos a copa, que ótimo! Arenas novas, estádios sendo reformulados, foi a farra do boi!! tentaram resolver em quatro anos décadas de atraso em infra-estrutura urbana. Mas o povo queria copa!! A maioria queria copa sim, poucos eram contra. A grande imprensa ganhou dinheiro livre em cima do povo, essa que é a verdade, a grande imprensa foi indiferente sim aos problemas do Brasil, essa que é grande verdade! Tal dinheiro teria que ser usado em beneficio do povo, em escolas, hospitais, segurança, mas o povo queria copa, e se a presidente Dilma tivesse dito NÃO, ai sim ela tava fodida!!! O melhor disso foi ver o nabo de 70 cm com 7 verrugas entrando reto a dentro, que humilhação né!!! Ué povo brasileiro, não queriam copa? Agora vamos por COPA no tanque! Vamos nos estádios pra ser atendidos pelo SUS! Ouvi dizer que um churrasco com uma peça de COPA fica muito gostoso! Petrobras? Ela esta sendo roubada faz dois anos né? Que absurdo! Parte do dinheiro será devolvido. O povo já parou pra pensar a jogada que está por trás das denuncias? Acho que não! Estão destruindo a estatal, rebaixando o valor da empresa pra virar sucata e ser vendida, agradando o capital estrangeiro, e a grande mídia de novo indiferente, pensando somente no retorno, ou o povo acha mesmo que a GLOBO está preocupada com o futuro da população? Tira a toca povo!

  12. Dora Postado em 25/Feb/2015 às 14:19

    Eu acreditei, sem a menor dúvida : afinal, vindo do PT e da sua roubalheira habitual, tudo é possível. Ou não ? E quer saber ? Acho que a intenção havia, só que com a reação popúlar, os petistas retrocederam. Ademais , matérias do Pragmatismo Político não são dignas de crédito mesmo, haja vista a subvenção escandalosa vinda do planalto para estes blogs petistas. É só ficar atento e raciocinar, para concluir que sites como este só publicam o que o PT quer divulgar. O triste é que há quem acredite neles.

    • grego79 Postado em 25/Feb/2015 às 23:48

      Não acredito em tudo não Dora, aliás, acredito sim, que o PT usou dinheiro da Petrobras, como muitos políticos usam dinheiro publico, fruto da corrupção. Acontece que há vários boatos espalhados na internet, cada absurdo, espalham coisas mentirosas, e isso é perigoso. A grande mídia por sua vez está destruindo a estatal, por qual motivo? A Petrobras não virou sucata, ainda. O Brasil é rico em reservas. Há muita riqueza inexplorada, e tem muita gente de fora que está de olho, e isso vem de muito tempo atrás. não é de hoje que estão saqueando nosso país. O povo deveria se instruir mais ao invés de aceitar qualquer porcaria como verdade. Mais um poco de esforço por parte da grande mídia e a Petrobras sera privatizada. E o nióbio? A Amazônia ainda intocada, imagine a riqueza escondida lá! Recursos são estratégicos para qualquer país, e o Brasil está cheio de recursos! è lógico que tem país de olho, e é lógico que alguém de dentro tem que dar "aquela força"! Não sou teórico da conspiração, mas sei o quanto importante é nosso país! Mas respeito sua opinião Dora.

  13. Carlos Ebert Postado em 27/Feb/2015 às 13:36

    A notícia é verdadeira. Quem vai dirigir o filme é a cineasta Tata Amaral.