Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Eleições 2014 03/Oct/2014 às 18:10
85
Comentários

Quando, como e onde foi que Marina Silva errou?

Ascensão e queda. Entenda como e por que Marina Silva passou da condição de favorita em determinado momento do 1º turno ao risco de sequer chegar ao 2º turno nas eleições de 2014

marina silva fracasso campanha 2014
Na reta final de campanha, Marina Silva enfrenta o seu pior momento eleitoral (divulgação)

Luis Soares*

Tudo o que ascende genericamente, rápido demais e mal alicerçado, corre o risco de sucumbir com agilidade equivalente. Este é um dos aspectos que explica o fraquejar da candidatura Marina Silva nesta reta final de campanha eleitoral; sua derrocada parece tão meteórica quanto a sua ascensão.

As mais recentes pesquisas eleitorais de todos os institutos apontam para o declínio de Marina Silva, em clara curva de baixa, enquanto as tendências dos seus principais adversários, Dilma Rousseff e Aécio Neves, são de alta. Se as curvas continuarem na mesma tendência até o dia 05 de outubro, a disputa pelo segundo lugar do pleito deverá ser bem mais acirrada do que dizem as pesquisas atuais.

No final de agosto, Marina chegou a empatar numericamente com Dilma no primeiro turno – ambas com 34% dos votos estimulados – e superar a candidata do PT por 10 pontos na simulação de segundo turno (50% a 40%). Hoje, Dilma tem, no mínimo, 14 pontos de vantagem para a ex-senadora no primeiro turno e também vence nas simulações de segundo turno.

Mais alarmante é o dado da rejeição de Marina, que começou com incríveis 11% quando da confirmação de sua candidatura em substituição a Eduardo Campos, e agora atinge 25% – ultrapassando os 23% de Aécio e aproximando-se dos 31% de Dilma.

Veja aqui todas as pesquisas eleitorais realizadas para a eleição presidencial de 2014

A pessebista dobrou o índice de rejeição em pouco mais de um mês de exposição, e é a terceira colocada quando a pergunta é “quem está mais capacitado para conduzir o país”. O aumento da rejeição de Marina e o seu esfacelamento como candidata não podem ser explicados por um único viés, mas por uma série de nuances.

Ataques dos adversários

Diferente da eleição de 2010, em que desempenhou um papel de terceira via e se propôs a despolarizar a disputa ao poder central sem esboços de protagonismo, em 2014 Marina representou uma ameaça tanto para o PT como para o PSDB.

Abandonar o posto de coadjuvante significa compreender que se tornará alvo do que os cientistas políticos chamam de ‘agenda negativa’. No mundo real funciona assim com qualquer candidato favorito. Em nenhum momento, porém, a equipe de Marina mostrou-se preparada para abstrair tantas pautas negativas que, como já dissemos, naturalmente atingem candidatos com verdadeiras possibilidades de vencer uma eleição presidencial. Junte-se a isso o escasso tempo de TV e de Rádio da coligação do PSB para rebater as ofensivas dos adversários e o problema será ainda maior.

PT e PSDB exploraram as fragilidades de Marina por duas óticas. A campanha de Aécio associou a imagem da ex-senadora aos escândalos de corrupção petistas, propagando que Marina fora conivente com os possíveis desmandos da gestão do PT enquanto ocupou a cadeira de Ministra do Meio Ambiente no governo Lula. Os marqueteiros de Dilma, por sua vez, expuseram uma Marina Silva frágil, contraditória, conservadora em assuntos econômicos e sociais, incapaz de lidar com as intempéries intrínsecas à Presidência da República e que muda de posição toda vez que é pressionada. Assim, PSDB e PT conseguiram fazer a candidata evangélica sangrar entre os mais variados grupos de eleitores: conservadores, progressistas, apolíticos e indecisos em geral.

Questões específicas como a mentira sobre a sua votação na CPMF e os riscos de um Banco Central independente também foram exploradas à exaustão e, muito provavelmente, influenciaram em algum nível o posicionamento de determinada camada do eleitorado.

Contradições e constrangimento

Se em 2010 Marina surfou na onda da terceira via, em 2014 precisou dedicar tempo a explicar recuos e contradições. Um dos incidentes mais polêmicos envolveu o líder evangélico Silas Malafaia – que exigiu da candidata retratações sobre o capítulo do seu programa de governo que tratava dos direitos dos homossexuais. Para o pastor, o programa de Marina era “mais à esquerda e pró-gay” que o de Dilma. As críticas de Malafaia foram premiadas com um recuo: Marina anunciou a mudança do texto – o que causou indignação na comunidade LGBT e acarretou no pedido de afastamento do diretor geral do núcleo gay do PSB.

O episódio entre Marina e Malafaia encorajou outro líder evangélico a se manifestar. O deputado Marco Feliciano, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal abandonou a candidatura do Pastor Everaldo e indicou voto em Marina.

Não é de se estranhar que Marina, sabidamente evangélica, receba o apoio de lideranças evangélicas – hoje, aliás, a candidata só lidera as pesquisas neste segmento. O incômodo, na verdade, se acentua quando fundamentalistas religiosos – influentes entre os seus, mas rejeitados fora do casulo – interferem no programa e no discurso da candidata e pautam a sua agenda de campanha.

O posicionamento dos Generais conservadores da reserva, que emitiram nota oficial em que afirmavam enxergar em Marina Silva um “fio de esperança” na disputa presidencial também causou constrangimento. Na mesma semana, Marina anunciou um outro recuo: mudou sua opinião histórica e passou a defender a anistia para torturadores da ditadura militar – o que lhe rendeu críticas e mais desgaste; assim como quando do mais recente recuo após pressão de agronegócio.

“Nova Política”

Na política contemporânea, com o eleitorado dotado de um senso crítico cada vez mais apurado e munido de informações, pouco adianta apresentar-se como o “novo”; é preciso demonstrar, com atitudes e argumentos consistentes, que tipo de novidade se está propondo e até onde existe a viabilidade para a implantação prática das propostas. Luciana Genro, no último debate da TV Record, precisou de poucas palavras para provar que a “nova política” de Marina não passa de um embuste.

“Tu tens dito que defendes uma nova política, mas teus economistas são ligados ao PSDB… e tua campanha é financiada por bancos e empreiteiras. Como é que tu vais fazer uma nova política com esses aliados?”, questionou a candidata do PSOL. Com clara intenção de nocauteá-la (ou desmistificá-la), Luciana prosseguiu: “A nova política da Marina é assim: ela recebe a pressão do agronegócio, cede e diz que nunca foi contra os transgênicos. À pressão dos banqueiros, ela cede dizendo que vai dar autonomia pro Banco Central. À pressão dos reacionários do Congresso, […] ela cede e joga na lata do lixo o seu programa de defesa dos direitos LGBT. Essa é a nova política da Marina. Mais velha do que a história.”

Vê-se, portanto, que propagandear-se como a paladina da “nova política” foi uma estratégia ousada, mas não necessariamente eficaz. Se de um lado Marina conseguiu inicialmente provocar comoção nos incautos, por outro não houve como sustentar a tese da nova política a médio-longo prazo em razão de nela inexistir racionalidade.

Não há justificativa racional que sustente, por exemplo, as contradições de uma “nova política” que critica os velhacos Renan e Sarney, mas ao mesmo tempo é aliada dos igualmente velhacos Bornhausen e Heráclito Fortes – herdeiros da ARENA, partido que deu sustentação civil ao Regime Militar.

“Nova Política”(2)

Parte do eleitor, em algum momento, deve ter se questionado sobre a faceta camaleoa de Marina Silva. Foram muitas mudanças de sigla em um curto período de tempo. Será que as diferenças que levaram a ex-senadora a deixar o PT e, depois, o PV foram maiores mesmo do que as que existem entre a REDE e o PSB? Será que a motivação dela é mesmo enriquecer sua biografia se tornando presidente da República?

Os ambientalistas, sendo minoria, não deveriam estar todos juntos, ao invés de separados? Por que PEN, PV, REDE (mesmo ainda ilegal) ou qualquer outro que porventura exista não se fundem? Ou melhor, por que o Partido Verde não foi capaz de abrigar todos os preocupados com o ecossistema universal e, em especial, o brasileiro? Justamente porque, unidos, os políticos ecologistas são bem mais frágeis do ponto de vista pragmático (leia-se financeiro) eleitoral. Para chegarem ao poder, precisam de forças antagônicas ao seu projeto. Assim, caso fosse eleita, Marina teria de ceder às forças que a apoiam e fica tudo no mesmo, quer dizer, no mesmo estágio atingido pela sua política ambiental enquanto Ministra do Meio Ambiente do governo Lula, que reduziu o desmatamento da floresta Amazônica.

Militância e ruas

Ficou claro que a internet exerceu, nas eleições de 2014 no Brasil, uma função mais destacada do que em pleitos antecedentes, mas, apesar de relevante, o mundo virtual ainda está longe de substituir as ruas como o palco central da disputa eleitoral.

A despeito da dificuldade de acesso a material de campanha, como foi registrado em várias cidades do país, o eleitor de Marina privou-se de ir às ruas. Os votos de Marina, em boa parte, são de eleitores com perfis anti-partido e anti-política; trata-se, portanto, de um eleitor que nutre algum repúdio pelo hábito do modo tradicional das manifestações político-eleitorais e, talvez, não compreenda a importância da sustentação popular de uma candidatura. Isso explica por que os comícios de Marina Silva estavam esvaziados, ou com público aquém do esperado, durante toda a campanha, inclusive em redutos onde a candidata liderava as intenções de voto.

5 de outubro

Existem três possíveis cenários para o próximo dia 05 de outubro de acordo com as últimas pesquisas eleitorais – o que caracteriza a eleição de 2014 como uma das mais indefinidas desde a abertura democrática. Dilma Rousseff pode liquidar a eleição ainda no primeiro turno ou enfrentar tanto Aécio Neves como Marina Silva em um segundo turno. A única certeza é que se a eleição fosse esticada por mais uma semana, o número de cenários possíveis estaria reduzido.

Se a morte de Eduardo Campos foi o imponderável que abriu as portas para Marina Silva e, consequentemente, acalorou a sua candidatura com requintes emocionais, a campanha eleitoral mostrou que não só de emoção se alimenta o eleitor, e, como diz o linguajar popular, o jogo só acaba quando termina.

*Luis Soares é colunista e editor de Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. KARINA BB Postado em 02/Oct/2014 às 13:24

    Nossa !!!!! Bastards,que "PROFUNDO" este seu comentario !!!!!???

  2. Jorge Luiz Postado em 02/Oct/2014 às 13:25

    Respondo sem ler a matéria, só com base na manchete: Errou no dia que nasceu!

    • Eduardo Postado em 02/Oct/2014 às 14:10

      tô com você, você se lembra do ACM, ele tinha um apelido se não me engano de toninho malvadeza, era um exímio político, isso tenho que admitir e se fosse vivo não aceitaria o candidato que o partido dele apoia nestas eleições de jeito nenhum, pois tinha um visão de futuro muito acertada, pena que sempre pro lado dos ricos, e se estamos vivendo este pesadelo chamado (não me sinto bem falando seu nome, não vale a pena) é porque ele enquanto presidente do senado a obrigou a se licenciar para se tratar se não me engano no Peru de uma moléstia que ela tinha ou tem.... em suma ele parecia que estava advinhando o futuro, e mesmo anos depois este ato de humanidade dele nos traz tanto medo. Não por ela, mas por quem esta por traz dela, não será ela que acabará que todas as conquistas sociais alcançadas desde que Lula assumiu, serão seus atos manipulados por quem esta por traz dela.... e como diz o ditado "DE BOAS INTENÇÕES O INFERNO ESTA CHEIO", o que importa são os atos concretos.... e ela está assessorada pela direita capitalista neo liberal..... aquela que já quase faliu o Brasil por três vezes....

  3. Antonio nunes Postado em 02/Oct/2014 às 13:37

    Acho que os estrago na campanha de Marina tem uma só fonte, e graças a essa fonte os demais candidatos ficam eternamente agradecidos, o nome dessa fonte se chama Silas Malafaia, que ainda vive nos tempos da caverna e tenta passar para seus seguidores o medo, faz ameaças, traça futuro sombrios e se acha no direito de falar em nome de Deus.

    • poliana Postado em 02/Oct/2014 às 14:25

      Exatanente abtonio. Tudo desandou pra ela qdo akeles 4 twitts fatídicos foram publicados por malafaia e ela acatou. Ridícula..digna de pena!

      • poliana Postado em 03/Oct/2014 às 11:19

        Exatamente*/antonio*.

    • kaio Postado em 05/Oct/2014 às 23:07

      Sem qq sombra de duvida, silas malafaia acabou com campanha da Marina, td começou a dsandar pra ela depois que ele se envolveu, eu mesmo mudei de ideia qnd percebi que ela seria uma marionete na mão dos evangelicos.

    • Rique Santos Postado em 06/Oct/2014 às 03:06

      Muito bom Antonio,exatamente isso,é lamentável,mas é exatamente isso!

  4. Natalia Alencar Postado em 02/Oct/2014 às 13:45

    Pô, interessou a mim... Gostei de ouvi-la. =) Se você der a sua de forma mais educada, talvez alguém se interesse também.

  5. poliana Postado em 02/Oct/2014 às 13:51

    Interessa a muita gente, inclusive a mim. E achei o texto excelente. Ele resume exatamente a queda da farsa marina silva. Finalmente esse "fenômeno" criado pela grande mídia chegou ao fim e o eleitor brasileiro abriu os olhos. Vai dar tudo certo! Deus nos proteja dessa fundamentalista! Prefiro ver o país entregue aos tucanos outra vez, do q nas mãos dessa louca fanática e sua corja assembleana!

    • Eduardo Postado em 02/Oct/2014 às 14:15

      Poliana, não nem a um nem a outro.... prefiro continuar do jeito que está.... ESSE É O VERDADEIRO "JEITINHO BRASILEIRO", DILMA 13..... um churrasquinho no fim de semana com uma cerveja bem gelada, poder comemora o aniversário dos filhos com um festinha com os amigos, comer carne todos os dias, mesmo que seja carne moída, estar endividado, mas ter crédito para rolar as dívidas, ter um carrinho, usado que seja, mas com gasolina no tanque pra passear com a família, isso tudo e muito mais que temos com DILMA...... mudar para o que se apresenta contra é abnegar de tudo isto..... NÃO VALE A PENA. 13.

      • poliana Postado em 02/Oct/2014 às 14:51

        Sim eduardo..tb sou 13 no dia 5/10...apenas disse q se for pra tiraro pt do poder, q seja o psdb com o aecio..mas os fundamentalistas religiosos, nem pensar. Essa corja assembleana deve ser mantida longe da política..ja basta o crescimento dessa bancada no poder legislativo..mas na presidência da república, jamais! Pelo amor...

      • Ednnaldo Postado em 05/Oct/2014 às 12:14

        Acho uma pena que pensa assim. Com certeza nunca teve um membro de sua família morto nos corredores de hospitais. Não conhece crianças que tem uma péssima educação, muitas vezes sem sequer ter um lugar descente. Deve também não conhecer as falcatruas com o dinheiro público, dinheiro que devia ser gasto com a população. Também deve não saber que a inflação atual é a mais alta dos últimos anos. Acredito que nunca foi assaltado ou teve um amigo assassinado nas ruas devido a insegurança pública. Já presenciei tudo isso de perto. E o tal "jeitinho brasileiro" que parece venerar, me envergonha. Sonho com um país melhor, aonde as pessoas possam viver dignamente, fazendo jus a tantos impostos que são obrigadas a pagarem. A pessoa que acredita que está bom como está, precisa fazer uma análise de si mesmo e das pessoas do seu mundo, observando se há o mínimo de decência no modo em vivem.

      • Ramoci Postado em 05/Oct/2014 às 14:51

        Uma pena, Eduardo, que nosso planetinha não sustente esse jeitinho brasileiro. Carro e carne para todos todos os dias tem um custo, e são uma ilusão que o PT insiste em propagar.

    • Johnston Postado em 04/Oct/2014 às 20:58

      Engraçado ler isso senhora Poliana. Pensei que o Brasil queria dar voz as minorias e combater o preconceito, seja de origem étnica, de gênero, RELIGIOSO, ou qualquer de suas formas. Agora o que de fato prejudicou a campanha da candidata Marina Silva, foram as mentiras, as falácias propagandeadas pelo PT. Cuja campanha se baseou no terrorismo midiático de modo a intimidar a população mais pobre, que é maioria em nosso pais, baseado na mentira de que os programas sociais seriam cortados. O que sustenta a campanha do PT é o medo da fome de grande parte da população. É a versão moderna do voto de cabresto. O que o povo não enxerga é que o PT trata políticos corruptos, legalmente presos e condenados como mártires políticos. O que prova que a maior parte da população não pesquisa sobre a vida pregressa dos candidatos e toma como verdade tudo o que vê e ouve na televisão, sem checar a veracidade dos fatos. Marina Silva é de longe a candidata mais preparada desde a eleição anterior, pessoa de reputação ilibada, com vida pública exemplar. Mas que tem sido vítima, assim como o povo brasileiro, de um sistema político corrompido. Entretanto a luta ainda não acabou, espero que as urnas demonstrem que ainda há esperança de que esse jugo de mentira e corrupção seja extirpado do Brasil. Deus salve o Brasil!!!

      • gmajela Postado em 05/Oct/2014 às 12:35

        Permita-me discordar. Também pensava isso tudo de Marina Silva. Mas ela se curvou a setores que não fazem política pensando no Pais e no povo menos favorecido. Se curvou ao que de pior temos em setores religiosos, políticos e economicos do Pais. Renegou os seus principios e sua herança política. Lamentavelmente, tudo pelo poder. Perdeu o meu voto no momento em que se curvou a estes setores da sociedade. Os fatos não mentem: aceitou apoio de banqueiros, malafaiais e felicianos, radicais de direita tal como alguns militares e muitos outros setores que são um atraso para a democracia do país. Poderia ter sido uma alternativa viável junto com o PSB.

      • poliana Postado em 05/Oct/2014 às 12:52

        n vou perder meu tempo me prolongando nessa questão pq já deixei clara, diversas vezes aki, a minha opinião sobre o perigo q marina silva representa para o país! se vc é cego, ou finge q n vê, ela já deu sinais cristalinos de q n respeitará o estado laico! por sua ambição de chegar a presidência a qq custo, a sua candidata, a quem vc alega ser a mais bem preparada para ocupar o cargo, jogou no lixo toda a história política dela! mostrou q a "nova" política q ela tanto pregou, n passou de uma falácia pra tentar enganar o povo brasileiro....vide todos akeles q a apoiam! então, por favor, johnston, n seja cego, n fale besteiras! marina silva n tem o menor preparo para exercer a presidência da república, a começar pelo seu fundamentalismo religioso! n, muito obrigada! evangélicos assembleanos devem ser mantidos longe do poder!!!! já n basta o crescimento dessa bancada nojenta no legislativo de todo país, vc ainda quer eleger uma representante dessa corja presidente da república?! dê uma lida nos "projetos" dessa bancada fundamentalista pelo brasil, e vc vai entender o pq de manter essa gente longe da política é extremamente necessário, e vai ver q essas pessoas n tem a menor condição de respeitar o estado laico, conceito esse, q aliás, elas nem sabem o q significa!!! mas enfim johnston...no q depender de mim, marina silva jamais chegará a presidência da república!

  6. Thiago Postado em 02/Oct/2014 às 14:33

    Karina BB ... o que dizer da opinião de Jorge Luiz? Concordo em boa parte com o que o autor falou. Mas não sei se a culpa é necessariamente de Marina. Quanto aos ataques dos adversários: como responder a tantas críticas com tão pouco tempo de rádio e TV? 5 segundos pra cada? Impossível ... O PSDB tem interesse em levar seu candidato para o segundo turno e paradoxalmente o PT já tem fórmula pronta pra vencer Aécio no segundo turno. A nova política de Marina é a mesma política do PT pré eleição do presidente Lula .... ela representa uma esperança. Lula frustrou essa espectativa quando resolveu defender a companheirada na ação penal 147. Ele tinha força e representatividade para apresentar os 300 picaretas e transformar de vez a política brasileira. Não o fez! Marina pode não resolver tudo, mas vai reestruturar o estado e suas instituições. Não fazendo o estado de cabide de emprego. E nesta linha eu entro no último ponto, onde está a militância de Marina? A grande maioria na internet. Uma boa parte formada por estudantes e trabalhadores que não dispõe de tempo para fazerem campanha nas ruas. Os demais concorrente dispõe ou da máquina pública ou de pessoas contratadas pra segurar bandeiras ... fica difícil concorrer com uma infraestrutura dessas. Mas vamos em frente ... quem sabe no segundo turno melhore o nível do debate.

    • KARINA BB Postado em 02/Oct/2014 às 15:12

      Thiago,com uma candidata amiga , defensora e apoiada por pessoas como malafaia e feliciano,,,nao ha a menor possibilidade de se elevar o nivel do debate

      • Rizélia Postado em 03/Oct/2014 às 17:09

        Hj em dia, td que falamos vira-se contra nós mesmos (infelizmente). E vc Karina BB está ofendendo um grupo de pessoas, isso é preconceito. Já que no Brasil não há liberdade de expressão, contenha-se! Pq se um evangélico ou qualquer outro que fala não concordar com algo, já é o bastante para processar. Meça suas palavras. É por isso que o Brasil está assim, inversão de valores!

      • KARINA BB Postado em 03/Oct/2014 às 19:52

        Rizelia,nao sei onde vc viu ofensa ,xingamento,calunia,,injuria ou difamaçao no meu coment ?????????

      • patrocinio Postado em 04/Oct/2014 às 22:07

        O Silas Malafaia que começou a avacalhar a campanha de Marina quando declarou apoio a candidata. Tem apoio que é melhor não ter.

  7. Onda Vermelha Postado em 02/Oct/2014 às 14:34

    Hehehe! Essa é boa! Onde a Marina Silva ERROU? Em minha humilde opinião ela é o próprio ERRO em pessoa, no lugar ERRADO e na hora ERRADA! E por essa singela razão está caindo nas preferências como um "balão apagado"! Agora vamos ao que interessa! Alô meu povo! Se você é eleitor no Rio de Janeiro, por favor, não vote no Eduardo Cunha(PMDB-RJ)! Agora é nossa vez de nós cidadãos irmos à forra contra esse CRETINO! Você que me lê, me ajude, divulgue e dissemine essa mensagem ao maior número de pessoas! Faço e farei campanha vigorosa nos próximos dias para que o Deputado Federal Eduardo Cunha do PMDB do Rio de Janeiro NÃO seja reeleito, embora saiba que a essa altura seja uma Missão Quase Impossível tal o volume de dinheiro injetado pelas empresas que estão por trás deste “Senhor das Trevas”. E que, por isso, dificilmente, terei sucesso(rsrsrs)! Mas não custa tentar. Não é mesmo? Afinal, a IMENSA MAIORIA do eleitorado define seu voto para deputado nos últimos dias que antecedem ao pleito. Não VOTE NELE porque, entre outras razões, ele é considerado o INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM da cidadania capaz de bloquear a aprovação de projetos importantes como a Reforma Política e muitos outros de vital importância para a sociedade, como foi o caso quando tentou derrubar o Princípio da Neutralidade da Rede e a aprovação do Marco Civil da Internet, que beneficiou a todos nós cidadãos. Ele é o líder da bancada do PMDB na câmara e vive de tentar "chantagear" a Presidente Dilma em diversos projetos importantes para o interesse do país, como a Lei dos Portos, introduzindo a chamada “Emenda Tio Patinhas” quando a Medida Provisória chegou a ser qualificada, vergonhosamente, como a “MP dos Porcos”. Mas também é um dos líderes da PODEROSA, OBSCURA e FISIOLÓGICA bancada evangélica que deu apoio e sustentação política ao Pastor Marco Feliciano, aquele da “cura gay”. Se o PMDB conquistar maioria na Câmara dos Deputados e levar o Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a Presidência daquele poder, então, “adeus” Reforma Política, Plebiscito Popular, muito menos Constituinte Exclusiva. Por favor, me ajudem e repassem a seus amigos, vizinhos e conhecidos seja por e-mail, ou redes sociais. Mais detalhes sobre esse “traste”, ou melhor, “Sabotar da República” em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/133286/Isto%C3%A9-Eduardo-Cunha-%C3%A9-o-sabotador-da-Rep%C3%BAblica.htm . Vejam esse breve vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6g9sUp9MOuo

    • KARINA BB Postado em 02/Oct/2014 às 18:50

      ONDINHA S2 ,nao é de agora que esse eduardo cunha vem escapando de ser cassado,esse cara é um imundo e pra piorar,evanjegue,,O POVINHO PRA GOSTAR DE DINHEIRO,ESSES EVANGELICOS,NOSSA

      • Gilberto Postado em 07/Oct/2014 às 17:05

        Gostamos mesmo Karina, tanto é que entregamos o dízimo e Deus nos dá muito mais !!!!

    • Adalberto Castro Neto Postado em 03/Oct/2014 às 12:57

      Corretissima sua avaliação sobre este crápula.

  8. Vanderlei Postado em 02/Oct/2014 às 15:08

    Tenho interesse na opinião do Luis Soares e não me chamo ninguém. EITA GENTE ESCROTA.

  9. Tânia Postado em 02/Oct/2014 às 15:44

    Se não interessa a ninguém - dupla negação - é porque a opinião do Luis Soares interessa a todos. A mim interessou.

    • mari Postado em 02/Oct/2014 às 16:26

      amei sua resposta, Tânia! :)

    • Galboas Braga Postado em 03/Oct/2014 às 19:54

      Valeu Tãnia, ora pois, bem observado. se não interessa ninguém é porque interessa a todos.

    • Edson Postado em 04/Oct/2014 às 10:11

      Não conhece bem a língua pátria! Talvez uma recordação da gramática básica te auxilie a entender a tal "dupla negação". Tomara que vote melhor do que conhece a língua portuguesa.

  10. André Postado em 02/Oct/2014 às 15:48

    Peferiria não ter lido isso para não parecer que acredito e me baseio nas pesquisas encomendas para direcionar meu voto. Toda eleição é o mesmo circo montado e são os mesmos palhaços que votam mal e colocam esses sanguessugas no poder.

    • Paulo Postado em 03/Oct/2014 às 16:30

      Curto e grosso. Concordo. um monte de comentários sem pé nem cabeça sem qualquer senso crítico. hj em dia é fácil manipular o povo( entenda-se povo os que aki também defendem o PT - Partido esse da qual me envergonho de um dia ser simpatizante). uma matéria informativa ressaltando pontos fracos, ou fortes de campanha. O que é o novo? continuar com essa quadrilha que desde a queda da ditadura vem nos assaltando? votar em tiririca como forma de protesto( para os mais ou menos esclarecidos, e como burrice mesmo para os ignorantes)? fato é que Sou do rio de janeiro, e Eduardo Cunha está correto quando defende uma distribuição para os demais estados da federação uma parte dos Roialties do petróleo. ou será que o minério produzido no estado do Pará, (que aliás é um dos Estados mais ricos do Brasil, porém não menos assaltado por políticos como Jader barbalho e sua família, Simão Jatene e toda uma turma de ladrões que afundou o Estado e o condenou ao ostracismo), deveria ficar apenas no estado do Pará? Discurso de Sulista ou sudestino, não menos discriminatório do que a fala dita pelo candidato levir fidelix, que aliás, não disse nenhuma mentira(realmente órgão excretor não foi feito pra reproduzir, e me desculpes os hipócritas de discursos politicamente correto, que de personalidade não possuem nada e vão de acordo com a maré e não lutam contra ela. infelizmente) pensamentos ignorantes e medíocres como os que lí aqui, só me deprimem ao saber que meus próximos quatro anos vão estar nas maos desses aí, seja Dilma, seja Aécio, seja Marina, são todos farinha do mesmo saco. Que Deus tenha misericórdia desse país de analfabetos, ladrões, vagabundos, preguiçosos...........

      • gmajela Postado em 05/Oct/2014 às 12:05

        Nossa meus caros, voces me ofenderam profudamente. Sou brasileiro e me orgullho muito. Parece que voces não. Desta forma, o que posso dizer é um simples conselho: mudem para outro país e talvez tenham uma visão melhor de mundo e aprendam a gostar e valorizar o nosso país. Critiquem os políticos, mas respeitem o povo. Certamente vocês não são melhores.

  11. Jane Postado em 02/Oct/2014 às 16:15

    Diz a pessoa que entrou aqui e comentou....

  12. Dulce Cabral Postado em 02/Oct/2014 às 16:20

    A mim interessou e concordo com o que ele diz! Esse perfil deve ser mais um dos milhares de fakes que abundam na internet!!

  13. Rodrigo Postado em 02/Oct/2014 às 16:24

    A política é maravilhosa e verdadeira! Eu adoro o conceito constitucional de representantes do povo, pois é isso mesmo que eles são! Então, temos um universo de quinhentos e tantos deputados federais, 82 senadores (acho), presidente, vice, ministros de estado... Em todo esse universo, uma diversidade de profissionais e pessoas... Eu penso naquele que resolveu dedicar sua vida a isso. O faz pelo dinheiro, será? Ou pelo poder? Ou pela fama? Será? Penso numa alternativa e me imagino como um político que veio ao mundo para fazer a diferença. Para mudar a sociedade em que vive. Com ideias positivas e acreditando no país. E chego ao poder, talvez por sorte, talvez por trabalho, com um pouco de dinheiro ou não... mas chego. Visto o uniforme chamado "político". E somente este rótulo, a evocação desta palavra, já traz à mente de quem sou apresentado vários rótulos fáceis: desonesto, roubou, pagou o seu voto para estar lá, comprou alguém, é sobrinho do Senador, vagabundo, trabalha pouco... etc. Aos poucos, eu político vou me condicionando a esse universo de crenças. Seja o que for que eu faça, o projeto que eu aprove, a verba que eu direcione, a desconfiança me acompanha. As pessoas de fato não gostam de mim e pior, me veem não como ser humano, mas uma máquina de perfeição. Alguém que deva se apresentar como o seu eleitorado não se apresenta: sempre honesto, sempre infalível, sempre acima da humanidade e com o poder de solucionar os males que atacam o mundo por meio de leis e medidas provisórias. A conclusão a que chego com esse pensamento é que sim os políticos nos representam. Porque também nós, como eles, carregamos nossos rótulos. Também nós cometemos nossas pequenas corrupções ou grandes. Também nós mentimos (talvez todos os dias e não precisa ser só verbalmente e para os outros, mas para nós mesmos). E nós, que não nos queremos ver nesse espelho que são nossos representantes, exigimos deles uma conduta de super-heróis. Exigimos que não errem. Que não façam escolhas ruins no seu governo (quem nunca foi empresário e teve um sócio sacana não sabe como é ruim a sensação). Eu admiro os políticos, todos eles. Eu acredito que muitos deles chegaram num ponto de desistir do seu impulso inicial e sucumbiram a serem... humanos. Errarem. Falharem. E nós não perdoamos um erro, porque não nos perdoamos de viver uma vida errática na maioria das vezes. Seja quem for que governe, não acredite na ilusão de que vai mudar a sua vida. Só você tem esse poder. Porém, quem quer que esteja lá, saiba que será um reflexo das suas escolhas na vida. Da forma como você não só vota, mas escolhe seu alimento (afinal, quem aqui é contra trangênico mas adora um salgadinho?), suas roupas, seu estilo de vida. Pensem nisso e relaxem um pouco. A melhor pessoa para governar o Brasil é você mesmo. Ninguém mais. =)

  14. Roberto W Postado em 02/Oct/2014 às 16:33

    Concordo com a análise, principalmente na parte que fala dos riscos do discurso da Nova Política. Acho que o principal erro da campanha de Marina, até agora, tenha sido a insistência na ladainha "nova política" — que embora seduza muito o eleitor cansado do atual sistema, não pôde resistir à realidade da campanha. Talvez, sem tanta promessas de "novo", o eleitor que temporariamente marinou mostrasse com ela a mesma complacência que tem com os erros de PT e PSDB. É uma teoria, uma presunção, mas se Marina Silva se colocasse como o que realmente é atualmente — uma candidata forte, mas que pelas circunstancias herdou um projeto de poder criado e encaminhado por Eduardo Campos, dentro de um partido tradicional, com todas as suas virtudes e defeitos — o resultado fosse melhor. Eduardo Campos, nunca, jamais seria tão cobrado por suas posições como foi Marina Silva.

  15. Marcelo Luiz De Resende Postado em 02/Oct/2014 às 16:52

    Luis Soares, eu gostei muito do seu texto. Certeiro, e concordo com ele. Muito bom, parabéns pela coragem de expor a realidade tal qual ela é.

  16. Aleluia Postado em 02/Oct/2014 às 17:00

    Gosto muito do pragmatismo politico, mas cada vez mais percebo que ele é uma espécie de VEJA às avessas. Faz tempo que só aparece matéria metendo o pau na Marina, mas NADA falando da Dilma ou dos escândalos do PT. Inclusive a ultima que o PT usa os correios para panfletagem, num claro crime eleitoral. Espero que vocês mudem essa postura parcial.

  17. Gabriela Camargos Postado em 02/Oct/2014 às 17:36

    Como gostaria de ler que Eduardo Jorge estaria no segundo mas fazer o que né, o Brasil disse querer mudar e continua votando nos mesmos.

  18. Rafael Postado em 02/Oct/2014 às 17:39

    Falo por mim, acompanho a carreira da Marina desde as eleições passadas quando concorreu para o PV, me animei com a sua candidatura, porém quando começou o seu discurso a coisa foi desanimando. Principalmente quando ela mudava diariamente de opinião e recebeu o apoio da bancada evangélica. Só no fim, pelo menos para mim, fico na dúvida se isso tem como motivo a legenda que a obriga a estas "sinucas" ou é suas próprias convicções políticas.

  19. Natália Postado em 02/Oct/2014 às 17:52

    Importante que Marina não ficará desempregada, poderá ser: revendedora da Natura,palestrante do Itaú ou Pastora Evangélica...

    • JOÃO Postado em 02/Oct/2014 às 20:23

      IMAGINEM O BRASIL GOVERNADO POR UMA ASPIRANTE QUE MUDA DE DISCURSO A TODO INSTANTE. MAS DESEMPREGADA COM CERTEZA ELA NÃO FICARÁ, SEMPRE SE DÁ UM JEITINHO, SEJA EM CARGO PÚBLICO, SEJA PASSANDO A SACOLINHA, MAS ISSO É BRASIL. COMO DIZ AQUELE VELHO DITADO, SEMPRE SE DÁ AQUELE JEITINHO BRASILEIRO, ELA PODE FICAR TRANQUILA.

    • poliana Postado em 03/Oct/2014 às 11:23

      Kkkkkkkkkk..prefiro q ela morra natália! E leve junto o malafaia, feliciano e cia junto com ela!

  20. Wellington Felipe Postado em 02/Oct/2014 às 19:24

    Marina Silva se contradisse por algumas vezes, sim. Qual pessoa nunca se enganou ou mudou de opinião? O problema está quando a mudança gera malefícios práticos. E, sinceramente, a Dilma mostrou isso muito bem. Por diversas vezes, eu vi esta mentindo. Como é? A Presidente da República MENTINDO?! É isso mesmo. Não estou de conversa fiada, não. Dilma mentiu sobre a reforma política que faria; mentiu que as obras da copa estavam em dia e seriam entregues à tempo; mentiu que o País estava crescendo, já quando estamos em recessão e com inflação que havia estourourado a meta; mentiu que é uma das que mais combateu a corrupção no governo, uma vez, que o Petrolão tá aí pra qualquer um ver; mentiu que não apoia os bancos sendo que essas instituições lucraram mais em toda a história do Brasil em seu governo; e, enfim, tantas outras mentiras e mudanças de palavra. Ah... Sem falar que a tão "querida" presidente Dilma jogou um Exército policial contra os manifestantes em Junho de 2013 e, mais recentemente, durante o protesto do final da Copa. Tentar desconstruir a biografia de uma candidata que nem Presidente é e já é reconhecida internacionalmente como uma das 50 pessoas mais bem preparadas para salvar o planeta das mudanças climáticas, sem dúvida, é vergonhoso e revoltante. Certa candidata que nem vereadora, eleita foi, hoje, presidente do Brasil, com a sua militância significativamente míope tenta conseguir esse feito. Preconceitos, Dilma sofreu durante o governo? Sofreu! Porém, hoje vejo que Marina tem sofrido muito mais. E pior: vindos da militância da nossa presidente. É revoltante. E quando se pensa que o cenário não pode piorar, ele piora, sim. Noticiários tem nos informando com bastante frequência que o PT tem instigado e promovido o ódio à Marina na surdina, e, ás vezes, visível para qualquer um ver. Eu apoiei Dilma em 2010. Na época, não pude votar, pois, tinha apenas 15 anos. Porém, fiz campanha incansável para todos que eu conhecia, promovendo aquela que se revelaria uma decepção para qualquer gente de bem. Hoje, já curado da "miopia", vejo o quanto errei em tê-la apoiado. Marina é a única entre os principais candidatos que apresentou um Plano de Governo. Ainda estou em leitura do documento, mas pode ter certeza, já vi que as propostas dela são as mais concisas, completas, coerentes e reais para serem postos em prática. Eu não desistir do Brasil! Vou junto com Marina, 40!!!

    • Marcelo Postado em 03/Oct/2014 às 11:06

      Quando dizem que o povo brasileiro tem mesmo memória curta, as vezes acho exagero. Mas volto ao meu discurso que infelizmente foi retirado do Yahoo... Para dar um basta a corrupção é preciso antes uma atitude de coragem... temos de tirar dona Dilma do poder pois ela e o PT estão há 12 anos e dar mais 4 anos só vai favorecer a seus aliados que continuarão a encher o bolso... tal como foi o caso dos mensaleiros e também o caso de desvio da Petrobrás.Dona Dilma ontem no debate da globo escarneceu até de quem irá votar nela no domingo dia 05/10 uma vez que disse que é um governo que combateu a corrupção como nunca! Mentira! Creio que todos sabem que este governo do PT que aí está tentou barrar a CPI no congresso para evitar as investigações envolvendo os desvios de dinheiro da Petrobras. Não conseguindo, desta vez conseguiu inventar uma CPI só com a bancada aliada no congresso, para investigar o nada e nada trazer a luz uma vez que uma investigação séria iria respingar na Dilma e no PT e a outros partidos governistas... então gente, digo e venho dizendo Fora! PT, fora! PSDB e PRN eu acredito na Marina e não me deixo enganar por mentiras dos outros candidatos sobre a candidatura dela.

    • Rizélia Postado em 03/Oct/2014 às 17:18

      Parabéns por suas sábias palavras. O problema é que o povo é mt ignorante, esquecem de tudo que aconteceu, e olha que faz pouco tempo que ocorreram os protestos. Dilma era o demônio, agora ela é um exemplo neste país. E o povo exige que Marina não mude de opinião, que volte atrás. Qualquer um tem esse direito. A própria população mudou de idéia quando passaram de LEÕES nos protestos para ASNOS na eleição!

  21. Luiz Correia Postado em 02/Oct/2014 às 20:15

    Prezados, a Marina vêm construindo uma trajetória de vida e política incomum. Suas muitas mudanças a levaram a adotar, principalmente nesta eleição, a hipocrisia e a dissimulação como estratagema eleitoral. Qualquer coisa vale para atingir os objetivos de sua candidatura , os quais nunca ficaram claros. Sua entrada no PSB, após passagem pelo PT e PV e da tentativa fracassada de construir um partido junto com as alianças feitas com o Itaú, a Natura e a Assembleia de Deus do Malafaia, a marcou indelevelmente como a pior candidata desta eleição. Seus votos serão muito mais de protesto à Dilma (com o PT) e ao Aécio (com o PSDB). Acredito que a Luciana Genro dispõe de muito mais credibilidade junto aos seus eleitores que a Marina junto à aqueles que se acham sem alternativas outras além de votar nela, mesmo sendo um tiro no escuro. Para Marina o jogo político significou o fim da imagem de ser uma candidata pura e sem máculas. Esta nódoa a acompanhara daqui para frente e seus sonhos terão que ser revistos.

  22. Tom Souza Postado em 02/Oct/2014 às 21:17

    Bastards,o Luis Soares apresentou vários FATOS pra redigir esse texto, e você veio rebatê-lo simplesmente impondo a tua opinião sem nenhum argumento sobre a de todos os demais... Deixa eu adivinhar: aposto que você gosta de ler a BÍBLIA, né?!

    • Pierre Postado em 03/Oct/2014 às 12:22

      Tom Souza, agora você foi desnecessariamente preconceituoso. Ninguém falou de fundamentalismo aqui...

    • Eber Barros Postado em 03/Oct/2014 às 18:45

      Concordo com os argumentos do Luis Soares, muito sensatos e esclarecedores. E eu leio a Bíblia, sim.

    • Gilberto Postado em 07/Oct/2014 às 16:59

      Tom Se vc não gosta de ler a Bíblia Sagrada, abre só lá em Romanos, capítulo 14, versículo 12. Te garanto que ainda dá tempo de vc se arrepender e no dia da sua prestação de contas ser perdoado por Deus.

  23. Junio Postado em 03/Oct/2014 às 09:23

    Faço minhas as palavras de Severino: "Vossa Excelência [Bastards], recolha-se a sua insignificância. Não aceito as suas palavras."

  24. MARCELO MOLINARO Postado em 03/Oct/2014 às 11:35

    Agora eu me pergunto! O que adianta fazer manifestação e fazer o que fez ja que o povo é burro e ignorante e continua a persistir no mesmo erro? Será que a Dilma será a unica alternativa? O meu ponto de vista pior do que ta nao fica, pois qualquer candidato sairia melhor que a Dilma, pois PT ultimamente tem sido sinonimo de corrupção, eu me lembro como se fosse ontem o pécimo investimento da Petrobrás e a Dilma falou em publico que seria um bom investimento e depois caiu na CPI, Tanto o PT e a Dilma, ambos são cumplices de toda a merda e todas as roubalheiras que andam fazendo.

    • KARINA BB Postado em 04/Oct/2014 às 08:17

      Marcelo,deixa de ser ignorante,vc acha mesmo que aquelas manifestaçoes foram contra a Dilma ,como vc é idiota,aquilo foi contra TODOS OS POLITICOS E SEUS PARTIDOS,vc deve ser um daqueles asnos leitores da veja e da globo que dizem que so o PT é corrup tu o e os demais sao honestos

      • Dane Postado em 04/Oct/2014 às 15:53

        verdade, gostei de sua colocação, será que os outros são tão santinhos assim que não roubam nada de ninguém...af, pra mim se um pobre entrar pra governar o brasil, com certeza já vai começar roubando, porque não é só o PT que rouba não....d

  25. wilian Postado em 03/Oct/2014 às 12:57

    A marina é tão somente vitima desse sistema eleitoral que existe no Pais. Um sistema perverso que obriga os bons políticos a se curvarem a politicagem. Alguns políticos, vários, não somente a Marina Sucumbiram diante desse modelo de fazer politica no Brasil. Estamos vivenciando uma divisão social no Brasil gigantesca... se é bom pro partido PV é ruim pra agricultura.... se é bom pros LGBT... é ruim pros evangelicos...etc... Não tem politico nenhum no mundo que consegue administrar essa divisão social... fomentada pela midia, pelo marketing..

  26. Gomes Postado em 03/Oct/2014 às 16:17

    Sinceramente. Estas "pesquisas de intenção de voto" são no mínimo estranhas. Isto pra mim é manipulação da massa.

  27. Francisco Barroso Postado em 03/Oct/2014 às 16:56

    A guerreira Marina Silva, nestas eleições não enfrenta somente a candidata Dilma Roussef. Luta também bravamente contra o desigual tempo de propaganda eleitoral; contra a demolidora máquina do governo; contra a compra de votos institucionalizada do Bolsa Família; contra a infâmia do PT; contra o maior partido do país – PMDB, que não quer largar o osso; contra as grandes construtoras e suas relações inconfessáveis com o governo do PT; contra o capo Lula; contra a mídia chapa branca e outras vozes reacionárias e preconceituosas.

  28. Lucio Postado em 03/Oct/2014 às 18:00

    O problema da queda da Marina é que ela não rebateu as mentiras do PT, então estas mentiras passaram a soar como se fossem verdadeiras, que até o PT passou a acreditar. Como o povão é desinformado, passaram a acreditar e quando ela pensou em reagir já era tarde.

  29. Simone Postado em 03/Oct/2014 às 19:45

    Meus caros, ouso discordar na base da argumentação do articulista Luís, que fundamentou bem, mas se esqueceu de um precioso detalhe: a diferença colossal de tempo de TV entre Marina e seus outros 2 principais contendores. Não havia como rebater a boataria que recaiu sobre ela. Ademais, não acho que a militância dela seja omissa, apenas é discreta, sabe que a voz é para ser ouvida, principalmente, na urna. Num 2º turno, a história é outra, com melhor paridade de armas. Por isso, a candidata melhor colocada a teme e com razão. Aguardemos as próximas cenas dessa novela... rs...

    • Luis Soares Postado em 04/Oct/2014 às 22:11

      Oi Simone. O detalhe, que também considero relevante, está mencionado no meu texto (duas últimas linhas do sétimo parágrafo). Obrigado.

  30. Galboas Braga Postado em 03/Oct/2014 às 19:58

    Abestado, elabore um texto e emita sua opinião com base em dados, assim como fez o Luis Soares.

  31. JOSEILTON SOUZA Postado em 03/Oct/2014 às 21:32

    Meus amigos. O crescimento da candidatura da Marina foi comotiva. Movida pelo sentimento de solidariedade e consternação pelo falecimento de Eduardo Campos. Agora que o defunto esfriou, as intenções de votos também estão perdendo o seu fervor consternativo. A tendencia natural da vida. Tudo que sobe rápido, rápido tende a descer

  32. jonathan Postado em 04/Oct/2014 às 00:36

    tu es rei do planeta terra que representa todo mundo?

  33. Franklin Postado em 04/Oct/2014 às 05:00

    Amanhã meu voto vai ser na Marina. Voto 40 porque é única que desde o início apresentou um programa de governo decente e bom, que apenas houve duas mudanças processuais,mas os ideiais do plano continuou o mesmo. Marina ñ tem nada de fudamentalista, é a maior defensora de estado laico e dos direitos humanos que conheço. Sua queda se dá pela falta de informação dos próprios eleitores.

  34. Renato Postado em 04/Oct/2014 às 05:55

    Marina é muito fraca como política e ninguém faz política sem alianças. Não existe "nova política". Em todo o mundo, há polarização entre partidos, com, por vezes, um terceiro partido forte fazendo o meio-de-campo. Só no Brasil é que aparece um nome acima de tudo...e pior, sem partido. Porque Lula, Brizola, etc...eram nomes acima dos partidos, mas a militância era fundamental. Como fazer política sem partido e sem militância? o voto em Marina é de muitos que detestam política...como governar sem amplas alianças já expostas ANTES das eleiçoes, e não no oportunismo de pegar para si a oposição para ajudar, quando em 2010, e talvez agora, se não for para o segundo turno, novamente a ninguém apoiará, provavelmente. Política se faz descendo do muro...ou então, é superior a tudo e a todos? Marina é uma aberração da política.

  35. Edson Postado em 04/Oct/2014 às 10:23

    A análise me pareceu bem interessante. Entretanto, as conclusões é que me espantam. Já que um é assim e o outro é assado, melhor continuar como está! Mas o que seria do amarelo se não fosse o verde, não é? Então, o melhor mesmo é continuar com a roubalheira? Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Muda Brasil!

  36. Dane Postado em 04/Oct/2014 às 15:50

    sou evangelica mais não voto em Marina de jeito nenhum, tá louco...prefiro Dilma 13....as ideias de Marina são todas loucas, principalmente a do banco central, ela não tem capacidade nenhuma de liderar o brasil, se ela ganhar ela vai acabar de afundar o brasil de vez.....mentirosos todos são...mais Marina no poder não meu Deus, não vou com a cara dela...minha familia toda é evangelica, e todos votam em Dilma de novo...

    • alessandro Postado em 05/Oct/2014 às 23:40

      vc e da universal so pode

  37. J. Marcos Postado em 04/Oct/2014 às 17:15

    É por isso que esse país vai passar mais 4 anos nas maos de quem o colocou a um passo do precipicio, se afundando cada dia mais nos altos juros, saude precaria, pessimas condiçoes de vida para os menos favorecidos q se contentam em receber seu bolsa famila no inicio do mes. Marina ñ desceu ao nível dos outros candidatos, o q quase aconteceu no ultimo debate, quando percebeu q a dilma nunca responde o q é perguntado e sempre tem uma resposta pronta para aquilo q a convem (que convenhamos, é preciso ser um descerebrado pra cair nesse conto do vigario). Infelizmente ela (Marina) se desestabiluzou, afinal ninguém é de ferro, mas continuo a adimirando. Sinceramente, estou começando a desistir desse pais e desacreditando q exista algum político realmente comprometido com a sociedade aos inves de seus interesses pessoais.

  38. françois Postado em 05/Oct/2014 às 05:13

    Texto bem fundamentado. Um dos poucos q li do pragmatismo isento, sem passar a sensação de segundas intenções.

  39. ANTONIO Postado em 05/Oct/2014 às 07:26

    SE MARINA FOR PARA O SEGUNDO TURNO ELA DEVIA MUDAR O SEU PROGRAMA DE GOVERNO DE NOVO, RESOLVENDO ESSES PONTOS CONTROVERSOS COMO O DO BANCO CENTRAL E OUTROS OS DOS GAYS NEM TANTO, POIS NÃO SÃO MAIORIA, MAIS PRINCIPALMENTE OS DO BANCO CENTRAL. VEJA QUE O PT NÃO BATEU MUITO NELA EM RELAÇÃO A MUDANÇA DO PROGRAMA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA LGBT, POIS SABE QUE NÃO SÃO MAIORIA. MAS OS DEMAIS PONTOS PRECISAM SER ALTERADOS PARA SE TER UMA CHANCE DE VENCER NO 2ª TURNO.

  40. SORAIA Postado em 05/Oct/2014 às 09:08

    E aí J MARCOS ,JA LEU SUA REVISTA VEJA HOJE ????!

  41. Alcantara Postado em 05/Oct/2014 às 11:22

    Fale por si mesmo, por si mesmo apenas.

  42. dalyfis Postado em 05/Oct/2014 às 19:35

    eu gosto da Marina, podem falar o que quiserem, ela é ética e verdadeira

  43. Rique Santos Postado em 06/Oct/2014 às 03:24

    A mim interessou muito,parabéns ao Luis Soares por ter coragem de dizer a verdade.

  44. Norma Braga de Sá Postado em 06/Oct/2014 às 11:36

    Estou escrevendo hoje quando todos sabemos porque Marina perdeu. E provado está na avaliação corretíssima de Luis Soares. Na verdade a cada eleição o povo vota melhor, entende melhor a política. A democracia não pode prescindir dos partidos e só com a reforma eleitoral poderemos ter um processo eleitoral mais avançado com politização e com candidatos e partidos ideológicos que reflitam na vida da população.Então não adianta xingar partidos e eleitores, que mesmo neste sistema tem demonstrado muita maturidade. Democracia verdadeira não pode prescindir de partidos, e o voto é uma forma de a população mostrar a sua vontade, seja ela qual for, mas não é a única,e o problema não é só dos partidos e nem só dos candidatos. A nossa lei eleitoral atual não acompanha os avanços políticos e não ajuda na politização da população. Precisamos de mais participação organizada e politizada para ajudar nessas mudanças...

  45. ERADI Postado em 07/Oct/2014 às 08:14

    MARINA NÃO ERROU . ELA ESTAVA COMFIANTE QUE ÉRRA VICE JA TINHA ASUMIDO SER VICE, SE PREPAROU PARA VICE,, ÉSSA ELA ESPERAVA... FOI ISSO FALTOU TEMPO . E PREPARAÇÃO FICA PARA A PROXIMA..

  46. Gilberto Postado em 07/Oct/2014 às 16:55

    Interessa sim Luis. Se assim não fosse, quem disse que não interessa a ninguém, também não teria lido !!!

  47. Ferraz Postado em 14/Oct/2014 às 14:21

    A pergunta correta seria "Quando, como e onde Marina Silva acertou?" E já tenho a resposta. Acertou quando decidiu não entrar naquele avião. De lá pra cá continua errando.

  48. buda Postado em 30/Oct/2014 às 19:49

    basta um tosco ignorante comentar q a publicação nao interessa que ja tira o foco dos demais ,

  49. Gustavo Postado em 04/Nov/2014 às 02:38

    O maior erro de Marina foi ter apresentado à sociedade um plano de governo a tempo de ser discutido. Discutir plano de governo numa eleição é coisa de país sério, e não do Brasil. Aqui sequer precisa apresentar um.

  50. MARIA Postado em 10/Nov/2014 às 20:29

    O MAIOR ERRO DA DNA. MARINA, FOI SER CITADA PELO SR.MALAFAIA,NOS BRASILEIROS FINGIMOS QUE VIVEMOS EM UM PAÍS LAICO, POIS NINGUEM QUER VER O BRASIL EM MEIO DE UMA GUERRA SANTA NÉ? MAS, TOMEN CUIDADO, POIS, O NOSSO EX- PRESIDENTE DA COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS (PASMEM),"O FELICIANO" FOI UM DOS MAIS VOTADOS!ISSO QUER DIZER QUE A DONA MARINA IA RECEBER ORDENS DE VARIOS LIDERES POLITICOS RELIGIOSOS, UM QUERENDO MAIS QUE OUTRO! È VERDADE QUE EU TENHO UM POUCO DE MEDO DO MALAFAIA! ELE PARECE QUE VAI FAZER UMA MALDADE A QUALQUER MOMENTO!