Redação Pragmatismo
Eleições 2014 29/Set/2014 às 12:35 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Luciana Genro coloca Marina em saia justa

Publicado em 29 Set, 2014 às 12h35

Luciana Genro expôs as contradições da “nova política” aclamada por Marina. “Tu tens dito que defendes uma nova política, mas teus economistas são ligados ao PSDB… e tua campanha é financiada por bancos e empreiteiras. Como é que tu vais fazer uma nova política com esses aliados?”, questionou

luciana genro marina silva debate
Luciana Genro questiona ‘nova política’ de Marina e diz que candidata sempre muda de posição quando é pressionada (Pragmatismo Político)

A uma semana do primeiro turno das eleições, os três principais candidatos ao Palácio do Planalto – Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) – buscaram e conseguiram estabelecer um confronto mais direto no quarto e penúltimo debate na campanha deste ano, realizado pela TV Record na noite deste domingo (28), em São Paulo (SP). Mas não só de Dilma, Marina e Aécio vive as eleições de 2014.

Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV), a despeito do pouco tempo de televisão e rádio que dispõem, conseguiram utilizar os debates presidenciais de forma proveitosa, subvertendo a lógica dos discursos pouco ousados e, consequentemente, muitas vezes enferrujados dos candidatos favoritos.

VEJA TAMBÉM: O desabafo homofóbico de Levy Fidelix e a reação de Eduardo Jorge

Em um determinado momento em que Luciana Genro e Marina Silva se enfrentaram no debate de ontem, a candidata do PSOL conseguiu expor, em poucas palavras, as contradições da “nova política” tão aclamada por Marina. Luciana afirmou ainda que Marina muda de posição sempre que é pressionada.

“Tu tens dito que defendes uma nova política, mas teus economistas são ligados ao PSDB… e tua campanha é financiada por bancos e empreiteiras. Como é que tu vais fazer uma nova política com esses aliados?”, questionou Luciana.

Marina levou um minuto e meio para dizer que Luciana não entendia nada de nova política, que “está sendo feita pela sociedade brasileira”. Luciana rebateu: “A nova política da Marina é assim: ela recebe a pressão do agronegócio, cede e diz que nunca foi contra os transgênicos. À pressão dos banqueiros, ela cede dizendo que vai dar autonomia pro Banco Central. À pressão dos reacionários do Congresso, […] ela cede e joga na lata do lixo o seu programa de defesa dos direitos LGBT. Essa é a nova política da Marina. Mais velha do que a história.”

Nas cordas, Marina fez para a [candidata] nanica Luciana a mesma pose de vítima que faz para a [candidata] peso-pesado Dilma: “A nova política que eu pratico é exatamente para evitar esse tipo de atitude, que espalha boatos, que espalha calúnias, sem nenhum compromisso com a verdade. Isso é velha política.”

O debate da Rede Record foi, até agora, o de maior repercussão da campanha presidencial de 2014. Na próxima quinta-feira (2) os presidenciáveis se enfrentarão pela última vez neste primeiro turno no debate da Rede Globo.

VEJA TAMBÉM: Danilo Gentili deveria assistir a entrevista de Luciana Genro para Rafinha Bastos

COMENTÁRIOS