Redação Pragmatismo
Copa do Mundo 26/May/2014 às 20:05
21
Comentários

Carta aberta a Ronaldo Nazário de Lima

"Ora, Ronaldo, você estava lá, no dia em que o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Estava com Paulo Coelho, com Lula, com Aécio Neves e Eduardo Campos. Você, ao contrário deles, passou a ser membro do Comitê Organizador Local. Ronaldo, você é um dos responsáveis por tudo que envolve a Copa"

ronaldo valcke marin copa 2014
Ronaldo, Valcke e Marín, os principais responsáveis pela organização da Copa do Mundo 2014 no Brasil (Reprodução)

O atacante Ronaldo levou um duro puxão de orelhas do blog do Menon, um dos mais respeitados do País na área esportiva, que criticou sua nova atitude em relação à Copa de 2014. A possibilidade de assumir o Ministério dos Esportes em um suposto governo Aécio Neves também parece mexer com o jogador. Confira a carta abaixo:

Caro Ronaldinho, Ronaldo ou Fenômeno.

Nem sei como te chamar. Através de sua carreira, os nomes foram mudando. Eu me lembro da primeira vez em que te entrevistei – foram poucas, muito menos do que eu desejaria – no vestiário do Palmeiras, após um jogo contra o Cruzeiro. Você disse que estava pronto para a Copa de 94. E foi convocado. O início de uma carreira que maravilhou o mundo.

Olha, acho melhor chamá-lo de Ronaldo Nazário de Lima, afinal o assunto não é apenas futebol.

Ronaldo, os seus dribles são eternos. Desde aquela série imensa em um jogo contra o Barcelona até aquele que não se completou, em um abril de 2000. Aquele que deixou o mundo triste, calado, sofrendo. Você voltava após cinco meses de paralisação por uma problema no joelho, voltou e, ali pela esquerda do ataque da Inter, gingou diante de Fernando Couto e rompeu novamente o tendão do joelho.

E o seu oportunismo? Não era como Romário, que ficava ali quietinho na área, esperando a bola chegar. Com seu tamanho, não dava para passar despercebido, mas, como o Baixinho, foram muitas alegrias vindas de puro oportunismo, de saber estar no lugar certo na hora certa.

Pois é, Ronaldo Nazário de Lima, drible e oportunismo são fundamentais na vida de um artilheiro. São desprezíveis na vida de um cidadão.

Falo isso por causa de sua declaração de que tem vergonha dos atrasos nas obras da Copa. Que elas passam uma imagem ruim lá fora. Aquele velho papo de quem deseja agradar os de fora.

Ora, Ronaldo, você estava lá, no dia em que o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Estava com Paulo Coelho, com Lula, com Aécio Neves e Eduardo Campos.

Você ao contrário deles, passou a ser membro do Comitê Organizador Local. Ronaldo, você é um dos responsáveis por tudo que envolve a Copa.

Ronaldo, você ganhou dinheiro com a Copa. Suas publicidades aumentaram. Você alugou sua casa para um figurão da Fifa, nem vou procurar no Google o nome dele, não interessa.

Ronaldo, que coisa feia!!!. Depois de ser o responsável, depois de faturar dinheiro, você estica o dedo e diz que “sente vergonha”.

Ah, quer dizer que você não é responsável por nada? Nadica de nada? O que está errado é culpa dos outros? Trabalhou com o governo, diz que está tudo errado e apoia Aécio Neves na eleição. Drible e oportunismo.

Ronaldo, eu não deveria me surpreender com suas idas e vindas.

Em 2009, você disse que não gostaria de ser relacionar com Ricardo Teixeira, uma pessoa de “duplo caráter”. Em 2012, disse que “ele é meu amigo e estou com ele no que precisar”, antes de Ricardo Teixeira ser obrigado a renunciar à CBF.

Você jogou no Barça e Real, na Inter e no Milan, se recuperou no Flamengo e assinou com o Corinthians.

Aliás, Ronaldo, você pensou que ao dizer que “os atrasos te dão vergonha” poderia atingir Andrés Sanchez, que foi seu parceiro na recuperação do Corinthians?

Ronaldo, no caso de Aécio vencer, você terá muitas chances de ser o Ministro dos Esportes. Mas, saiba que o Aécio estará de olho em você. Ele é neto de Tancredo, uma das grandes raposas da política brasileira. Como o avô, ele é desconfiado. Sabe que os que traem uma vez, traem sempre.

É questão de índole. De caráter. Ou, da falta de ambos.

ronaldo itaquerão obras copa

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 26/May/2014 às 21:39

    O Brasil é que sente vergonha do Ronaldo.

    • walter p de sousa Postado em 27/May/2014 às 19:47

      Vergonha é essa oposição ridicularizando o Brasil. Ela quer ganhar a eleição desmoralizando os brasileiros que ganha bolsa família, os que estuda no pro uni ridicularizando com meia duzia de famosos com ajuda da midia de São paulo e a globo patrocinando baderna dos trabalhadores sem o apoio dos sindicatos criando embaraço para copa artificial é essa jogada da oposição

    • Professor Postado em 29/May/2014 às 16:50

      Sinceramente... eu não sei por qual motivo essa anta não desaparece da mídia e vai gastar sua fortuna calado, curtindo o mundo, sem se meter em política, religião e até em futebol. Deveria sumir e só aparecer quando houver alguma daquelas homenagens para os jogadores campeões de copas passadas (há muito) em que eles recebem uma faixa, um presentinho, dão dois minutos de entrevista e voltam para o esconderijo. Seria mais justo com o país.

  2. Eduardo Postado em 26/May/2014 às 22:44

    A Nike será que se sente representada por um ex atleta que de vez ou outra dá uma bola fora..... acho que não.

    • Ciro Messias Postado em 27/May/2014 às 09:47

      O pior é que a Nike também não tem muita moral para falar qualquer coisa. Não gera empregos em seu país sede, mas sem escrúpulo algum não vê problemas em pagar míseros centavos de dólar por dia por mão de obra infantil em países do sudeste asiático. Então nem Ronaldo nem Nike são exemplos para qualquer coisa que seja.

  3. Francisco Duarte Postado em 27/May/2014 às 09:39

    O Brasil é que devia ter vergonha desse babaca, que amarelou na Copa de 98 porque a sua "maria chuteira" estava tendo um caso com o jornalista Pedro Bial.

  4. Felipe Postado em 27/May/2014 às 09:49

    travequeiro.

  5. Sidney Postado em 27/May/2014 às 09:51

    Bom texto, Ronaldo não pode se descolar do resto dos indivíduos que lucram com este evento. Os safados são muitos e Ronaldo Nazário de Lima é um entre eles, mesmo que "arrependido" já é algo de sua historia.

  6. Stanley Postado em 27/May/2014 às 10:07

    Ronaldo não devia ter se envolvido com política. Ele não tem cabeça, não ainda.

  7. Moisés Bitencourt Postado em 27/May/2014 às 10:22

    Ronaldo já começou a trilhar o caminho do Pelé, gênio no futebol, mas com as palavras aff....

  8. Cesar Postado em 27/May/2014 às 10:29

    O Ronaldo deveria se filiar ao PMDB. Tem tudo a ver com ele. Está sempre ao lado do poder. Agora que viu que o barco do PT vai afundar, já pulou para o outro barco.

  9. FERNANDO C DE MELLO Postado em 27/May/2014 às 10:54

    Amarelar é da História do jogador e a França sempre foi agradecida !

  10. Lucas Bragança Postado em 27/May/2014 às 10:57

    Esse animal é muito sujo ! Impressionante é pior que urubu com carniça e é facilmente volátil , basta ver interesse financeiro ou destaque de imagem na jogada que esse corno logo logo mostra quem realmente é! Seu lixo perdemos 98 porque foi incapaz de ser homem e dizer que não tinha condições de jogo. em 2006 visivelmente baleia colocou suas prioridades pessoais a frente do time. Ronaldo, Aécio e Luciano Huck esses sim são os verdadeiros perigos nacionais. Bolsonaro, Feliciano e Sherazade são fichinhas perto desses verdadeiros monstros midiáticos.

  11. Eduardo Postado em 27/May/2014 às 11:21

    Ronaldo não tire o corpo fora agora, você juntamente com o governo são responsáveis por toda esta vergonha que estamos passando.

  12. Jamilton Postado em 27/May/2014 às 11:43

    O poder da mídia que faz desses caras o que são. O que me deixa tranquilo é saber que o povo brasileiro mudou, está mais exigente, não aceita mais migalhas, sabe reconhecer quem verdadeiramente está do seu lado. Ronaldo, Aécio, Luciano, Hulk, Fausto Silva etc. são verdadeiros abutres a serviço do próprio interesse e de seus patrões, neste caso, a Rede Globo de Televisão. Não estão nem um pouco preocupados com a população.

  13. Fernando Postado em 27/May/2014 às 13:12

    Talvez um dos motivos da desconfiança dos estrangeiros quanto à credibilidade e eficiência dos preparativos para a copa no Brasil seja a presença deste mercenário no comitê organizador. Lá fora sabe-se muito mais das artes e artimanhas do "fenômeno" do que no Brasil. Até a cara de safado reforça o estereótipo do "brasileiro metido a esperto". Enfim, é um oportunista, um mercenário. E, para vc, Ronaldo, que gosta de badalar em altas rodas, vai minha mensagem internacional: Shame on you, moroon! Nobody likes boot lickers.

  14. guilherme Postado em 27/May/2014 às 13:23

    Ele é moleque oportunista é falso , enfim não vale um prato de comida que come não nem ai com os problemas do país a ponto de dizer que não se faz copa com hospital,isso foi berrante para nós Brasileiros e mais, é traidor agora antes, era Dilma que estava sempre ao seu lado, nos discursos em apoio a copa neste exato momento esta cabeça virada com suposto candidato Aécio Neves a presidência no qual ele vem lambendo, para obter mais confiança e abocanhar o Ministérios dos Esportes, é sem bem FDP e articulando jogadas bem sujas.

  15. Carolina Postado em 27/May/2014 às 14:06

    Criatura ABJETA!

  16. Fenomenal Postado em 27/May/2014 às 15:39

    Gente vocês esqueceram do episódio com as travestis? quem não assume o que faz não é confiável.. Nada contra travestis, sou contra quem não assume o que faz! Isso sim da vergonha cara ;)

  17. Thiago Teixeira Postado em 28/May/2014 às 16:34

    Centroavante que não sobe de cabeça? "Fenômeno" só para o Galvão. Sou mais Jairzinho, Amarildo, Romário, Careca e Serginho Chulapa.

  18. Italo Postado em 28/May/2014 às 17:20

    Um fato: discutir política aqui não vai mudar absolutamente nada!