Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 26/Nov/2013 às 15:52
52
Comentários

Racismo padrão FIFA

A FIFA parece não ligar para as inúmeras denúncias de racismo e ameaças de boicote. Como prova mais recente, acaba de substituir Camila Pitanga e Lázaro Ramos por um casal de loiros

lázaro ramos camila pitanga fifa

Lelê Teles, Viomundo

Jogadores negros ameaçam boicotar a copa do mundo! Assim mesmo, a FIFA decidiu vetar o casal de negros, Camila Pitanga e Lázaro Ramos.

O jogador marfinense, Yaiá Touré, do Manchester City, avisou às autoridades do futebol europeu que os jogadores negros poderão não disputar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. País com histórico de racismo nos estádios.

Touré, em partida este ano contra o CSKA, foi chamado de macaco pela torcida russa. Em 2012, o Yayá Touré e Ballotelli foram ofendidos pela torcida do Porto que cantava hinos racistas. No início deste ano, Balotelli e Robinho foram ofendidos por alguns torcedores da Fiorentina. Outro dia, a torcida do Roma ofendeu tanto os negros Balotelli e Boateng, do Milan, que o árbitro teve que interromper a partida. Boateng já abandonou o campo certa vez por não suportar as ofensas. Acontece o tempo todo. Em muitos estádios europeus, jogadores negros são ofendidos pela torcida adversária com jocosas imitações de macaco, e até bananas são arremessadas nos gramados.

Mesmo assim, a FIFA não aceitou a dupla de negros sugerida pela Globo.

Na semana passada, a torcida do espanhol Bétis, time do brasileiro Paulão, vaiou o nosso patrício e fizeram macaquices. Torcedores do seu próprio time!

Porém, a FIFA não quis saber do casal de negros e escolheu um casal de loiros sulistas para apresentar a cerimônia do sorteio de grupos para a Copa do Mundo do ano que vem.

Lázaro Ramos, um dos grandes atores brasileiros da atualidade, filho do teatro popular, é da Bahia, onde será realizado o evento no mês que vem. A Bahia é o estado que tem o maior contingente negro do Brasil. Mais: a Bahia é o centro da resistência e do orgulho negro no Brasil.

Leia também

Mas a FIFA preferiu que os mestres de cerimônia do evento, a ser transmitido para todo o mundo, fossem a apresentadora gaúcha Fernanda Lima e o ator catarinense Rodrigo Hilbert.

O futebol brasileiro, até os anos 20, recusava profissionalizar jogadores negros. O presidente Epitácio Pessoa chegou a vetar a presença de negros na Seleção Brasileira no Sul-Americano de 1921. Mas os negros não desistiram e foram conquistando o seu espaço. Primeiro no Vasco, transformando o time em uma potência, depois Bangu, Flamengo, Fluminense…

Em ’34, chegou à seleção brasileira o ousado Leônidas da Silva, o Diamante Negro, inventor da bicicleta, a jogada mais espetacular do futebol, a mais criativa, a mais inusitada. Já na Copa do Mundo de ’38, o Diamante Negro comandou o time que encantou o mundo. Um time com branco, mulato e preto. Quatro décadas depois, um negro surge como o maior nome deste esporte em todos os tempos. Em seguida vieram Romário, Denner, Ronaldos, Rivaldo, Robinho, Neymar…

A questão, portanto, não é que a CBF tenha escolhido um casal loiro. É que ela rejeitou o casal de negros.

Na verdade, mesmo sendo o maior exportador de jogadores para o exterior, e sendo negros a maioria deles, o Brasil ainda tem poucos negros nas situações de comando. Após o negro Barbosa ter levado nas costas toda a culpa pela perda da Copa de ’50, demorou muito para vermos um negro novamente com a camisa de goleiro na seleção.

A FIFA poderia ter sugerido mesclar Fernanda Lima e Lázaro Ramos, ou Pitanga e Hilbert. Mas mesmo fazendo campanhas contra o racismo nos estádios, a FIFA não conseguiu compreender a simbologia de termos ali ao menos um negro representando o Brasil; ou não quis compreender.

Na Copa das Confederações no ano passado, durante o jogo entre Uruguai e Itália, devido ao preço exorbitante dos ingressos, o cara mais negro dentro da Arena Fonte Nova, na negra Bahia, era o italiano Balotelli.

A FIFA já quis proibir a venda de Acarajé durante os jogos, e desproibiu a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Ela faz e acontece. Pode até não se importar com o fato de que, no Brasil, o preço do ingresso pode segregar raças.

Se importará em 2018, se Touré levar o seu ativismo adiante.

Eu fui à varanda olhar para o mar, um pensamento passou com a maresia e eu o agarrei: com mil diabos, mesmo com tudo isso sendo do conhecimento de todos nós, a FIFA recusou o casal de negros e contratou o casal de loiros. E eles aceitaram!

Recomendados para você

Comentários

  1. André Postado em 26/Nov/2013 às 16:10

    abandonem essa palhaçada de futebol, é o melhor que fazem.

    • Lucas Teixeira Postado em 26/Nov/2013 às 16:28

      Assino embaixo. Futebol não deve ser tão importante.

      • Gilmar Gerson Postado em 26/Nov/2013 às 16:43

        É só lazer. O mais importante é a educação. MAS ISSO O POVO NÃO QUER! Depois reclamam.

    • douglas Postado em 26/Nov/2013 às 16:36

      Concordo em gênero, número e grau.

    • Emerson Postado em 26/Nov/2013 às 16:47

      concordo. kkk

    • maria Postado em 26/Nov/2013 às 19:11

      Acho que o movimento negro esta no caminho errado nesta luta contra o racismo. Estas lutas elas são progressivas ou seja as coisas vão mudando aos poucos e não do dia pra noite. Esta luta tb não pode haver uma rivalidade como nos USA.Esta ideia de de loiros contra negros é idiota. Primeiro o Brasil não ao menos de um loiro puro, temos louro oxigenado e qualquer negro pode fazer. Me olha só os títulos dos psts relacionados! Olha o quanto tem aumentado os apelos contra o racismo ! Gente não é este o caminho, pois, tudo pode melhorar rapidamente quando os negros colocarem na consciência que é raça humana. A auto estima começa por ai, eu me orgulho de ser negro.Agora se abaixarem a cabeça e insistirem nesta ideia que precisam de misericórdia porque são diferentes e querem ser iguais ou melhor ;ai sim vai começar o segundo turno negros x loiros. Qual é o melhor? Eu acho que é o melhor Post " Somos todos iguais". Eu sinceramente eu não vejo racismo em nada, eu vejo um grupos de humanos de origem africana que esta se libertando se seu passado.Vcs tem que começarem a contar as vitórias, que são muitas.Esta historia que não conseguem isto ou aquilo é toda uma conjuntura política.Eu conheci muitos louros pobres no Paraná é isto ainda é a desigualdade social. Não coloquem este post nos filhos de vcs não. Diga para seu filho: - Filho vc vai ser o que quiser ser! Parem de olhar para os pés e passado. Olhem para o alto. Se Deus te fez assim é porque ele tem um propósito. Deus gosta de coisas belas e achou que era bom fazer passarinhos azuis, amarelos e pessoas com com cabelos corrido outros cacheados olhos azuis e pretos. Se alguém aparecer pra vc para dizer que aumentou o racismo no Brasil! Comecem a contar as vitórias, há e o que dizer daquele prefeito, daquele presidente e daquele ator lindo que aparece no filme. Olha não sei disto não somos todos brasileiros e humanos.

      • Paulo Pinheiro Postado em 26/Nov/2013 às 19:22

        Nunca vi um comentário tão perfeito. O que há hoje é um patrulhamento absurdo. O autor procurou saber o parecer oficial da FIFA a respeito do porquê da troca?

      • Thiago Teixeira Postado em 26/Nov/2013 às 19:46

        Maria, sou negro e não me sinto nem um pouco desconfortável com a exclusão do casal global. Muito pelo contrário, prefiro ver a raça se destacando em outras áreas a não ser esporte e carnaval: Educação, Negócios, Política, STF (Barbosão não nos representa kkkkk), Economia, Jornalismo, etc... Concordo também que complexo de perseguição é perca de tempo.

      • Carla Postado em 26/Nov/2013 às 21:59

        Em que planeta vive,amigo???Talvez Marte...Sou branca e namoro um negro,e presencio diariamente o racismo - principalmente o hipocritamente velado, como o que existe no Brasil - dirigido a ele!!! Um simples relato do que passamos no dia-a-dia, ao tentarmos pegar um taxi; em que vários motoristas com o taxi vazio se negam a parar para ele( só porque ele tem o cabelo no estilo "Black Power"??),aí eu faço sinal e o primeiro a passar vazio para!!! O pior cego é aquele que não quer ver!!

      • José Carlos Postado em 26/Nov/2013 às 23:31

        Maria,você deve estar fora do Brasil,ou fora do planeta terra,a sua visão é romântica.A maioria da população do Brasil(negros e mestiços) estão a quinhentos sendo dizimados, e atualmente o Estado brasileiro usa artificio alto de resistência, um álibe para matar os jovens brasileiros,negros e mestiços)Uma população sem condiçoes de vida digna,sem saúde,educação de qualidade,sem segurança,sem trabalho,morando em curtiços,periferias, favelas etc..... e você diz que o movimento negro está querendo tudo muito rápido,que "essas coisas mudam aos poucos".pelo seu pensamento os brasileiros deveriam continuar nas senzalas.A outra questão que você provavelmente não sabe é que quem separou os seres humanos em raças e cores foram as elites brancas racistas,para perpetuar a dominação de um povo sobre o outro.Dizer que somos da raça humana é óbvio,mas não foram os negros e mestiços que criaram essa divisão.E cabe aos brasileios conscientes desmascarar o racismo, e o preconceito, a causa principal do nosso atraso(mais da metade da população não é considerado cidadão pleno)Então eu te aconselharia observar melhor a nossa sociedade(ler mais sobre o assunto), e em que situação a maioria do povo está.O movimento negro está correto nesta luta,os negros(as),mestiços(as)conscientes querem uma sociedade igualitária, onde todos tenham direitos oportunidades iguais, e sejam respeitados como seres humanos.Infelizmente algumas pessoas falam besteiras sobre o assuntos na rede por ignorância, sem o minimo de conhecimento e vivência e outros por ideologia.Em fim: este é o caminho(a luta) que está dando certo,os avanços foram conseguidos desta forma.Exemplos de pessoas que dedicam e dedicaram a causa não faltam:Joaquim Nabuco,Abdias do Nascimento,Gilberto Gil,Caetano Veloso,Lelia Gonzales, e tantos outros.E desmascarar qualquer situação de racismo e preconceito é fundamental. Parabéns ao Pragmatismo Politco.

      • Negra sim! Postado em 26/Nov/2013 às 23:57

        Maria é do tipo cego que não quer ver (2 )! Como não vê racismo em nada??? Que mundo tu vive guria?

      • Edsantos Postado em 27/Nov/2013 às 01:54

        Como disse Carla, vc deve morar em marte. Concordo que não devemos baixar a cabeça e pedirmos misericórdia, pois não precisamos dela, precisamos é de respeito, agora dizer que não vê racismo em nada, que o problema é só social? sinceramente ou vc é cega ou mora em marte. Vou narrar um simples relato que me ocorreu. Sou estudante de biomedicina e um dia fui fazer uma entrevista para estágio, junto com um colega branco, a secretária nos recebeu e nos mandou aguardar na sala da gerente, quando a gerente entrou na sala e nos viu, deu bom dia, saiu e indagou a secretária "quem é esse rapaz moreno que está aí?" ela respondeu, "ele disse que veio pra entrevista" e a gerente retrucou " mas eu já lhe disse que nem todo mundo que chegar aqui pra falar comigo, você deve mandar aguardar em minha sala, como é um estudante poderia ser um marginal", ela falou tão alto que ouvimos da sala, mas claro que isso não foi racismo, pois racismo não existe, não é Maria?

      • hilda batista Postado em 27/Nov/2013 às 12:50

        Vc disse tudo! Acho que fazem muita guerra de nervos entre brancos e pretos, e daí se sou branca e vc é preto, quantos pretos estão no topo e eu por incompetência estou aqui sem ter muito o que comemorar, mas sou brasileira igual a vc!!!

      • hilda batista Postado em 27/Nov/2013 às 13:01

        Eu não estou entendendo o porque da discriminação com o casal de loiros, por acaso eles são tão brasileiros quanto o casal de negros, daí eu sempre achar que os negros tem a mania de se acharem coitadinhos e culparem os brancos, por acaso não temos o mesmos direitos? Sou loira e muitos negros me chamam de loira desbotada de melada e nem por isso eu corro na delegacia para denunciar, para fazer um carnaval! Meu ex marido é negro, mas nunca tivemos diferença, primeiro, somos pessoas e não um pedaço de tecido que escolhemos por cor, segundo não importância a imbecil, se um taxi não para para ele nem sempre é porque ele é negro as vezes está indo atender uma chamada ou outra coisa que o valha, mas a ideia pre concebida de racismo atrapalha tudo!

      • eu daqui Postado em 05/Jun/2014 às 11:17

        Aposto que esses louros pobres que vc conheceu no Paraná são muitos mais resolvidos do que os negros ricos que conheço.

  2. Geisa Marques Postado em 26/Nov/2013 às 16:11

    O pior racismo é esse, o velado, encoberto por discursos, mas refletido em ações práticas. Apenas uma correção: a Ponte Preta de Campinas foi o primeiro clube brasileiro a incorporar negros em seu quadro profissional, e não o Vasco, como foi divulgado. (http://pontepreta.com.br/noticias-detalhe/dia-da-consciencia-negra-ponte-primeira-democracia-racial-do-brasil)

    • Thiago Teixeira Postado em 26/Nov/2013 às 16:37

      Ponte - le leeeeeeeeeeee !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 26/Nov/2013 às 16:48

      Loiro é lindo. Loiros são prosperidade. Loiros representam a maioria da população mundial. O mundo é Loiro. Morram os negros, asiáticos, pigmeus, árabes, chineses, indígenas, pardos, indianos, mongols, caboclos, aborígenos, nissei, sansei, esquimós .... nossa, achei que fossem maioria ... Alou FIFA, há outros povos no planeta, tá?

      • eu daqui Postado em 05/Jun/2014 às 11:19

        Futebol deve ser sempre representado por negros mesmo. Azar dos negros.

  3. Caio Postado em 26/Nov/2013 às 16:20

    seis choram pra fifa como se copa fosse parar o universo, to cagando e andando pra isso. Futebol eh uma merda

    • IVANA Postado em 27/Nov/2013 às 10:04

      LEIAM COM ATENÇÃO MEU COMENTÁRIO NÃO É IGUAL AO DO CAIO, É MUITO MAIS QUE ISSO, SÃO PALAVRAS DE NMEU PAI FALECIDO HÁ 4 ANOS E MEIO! IMPOSSÍVEL SER IGUAL AO DO CAIO, CONCORDAM???????????? CAIO, TEM QUE FAZER COMO MEU PAI DIZIA, - TEM QUE SER IGUAL A CAVALO NA PARADA DE 7 DE SETEMBRO!!!!!!! CAGANDO E ANDANDO E TODO MUNDO APLAUDINDO AINDA!!!!!!!!!!!!!!! FRASE DO PAULÃO MICHELAZZO, UM SÁBIO QUE INFELIZMENTE A VIDA JÁ LEVOU! E DIGO QUE FOI UMA GRANDE PERDA PARA QUEM NÃO TEVE A SORTE DE CONHECE-LO!!!!!! REALMENTE O MEU PAULÃO ERA UM SÁBIO!!!!!!!! UM PAIZÃO MARAVILHOSO, COMO BEM POUCAS PESSOAS TIVERAM SORTE DE TER TIDO UM PAI ASSIM!!!!!!!!!!!!!

  4. magaly Postado em 26/Nov/2013 às 17:00

    esses loiros,,,,ganhariam muito mais se nao aceitasse o convite,,,mas deve ta Rolando muita grana

  5. Carol Postado em 26/Nov/2013 às 17:20

    Aposto que Lazaro Ramos e Camila Pitanga deram Graças a Deus por não serem escolhidos, e cuidado com as afirmações de 'achismo'.

    • eu daqui Postado em 05/Jun/2014 às 11:20

      Não acho que um ator do calibre do Lázaro tenha se importado em não ter sido condenado, digo, escolhido, para representar uma baixaria, digo, uma copa.

  6. Jane Postado em 26/Nov/2013 às 18:03

    A CBF como dona da casa não devia ter aceitado a troca. É minha opinião. Nós somos um povo multi étnico, não somos loiros e de olhos azuis, não somos europeus e eu me orgulho muito da nossa miscigenação..

  7. Daniel MM Postado em 26/Nov/2013 às 18:17

    O que mais me dói e não poder cuspir na cara desse Blatter e dos organizadores brasileiros dessa copa, que aceitam ser humilhados e manipulados, mesmo pagando o absurdo que a FIFA nos cobrou. Para negar um convite desse tem que ser ético e ter moral, coisas que atores da globo não tem!!

    • Junior Motta Postado em 26/Nov/2013 às 21:44

      Se não fosse os globais, seriam outros.Se não fossem brancos seriam índios, ou qualquer outra etnia. Oque acho engraçado nesses comentários e certo um ou dois, é que não defendem um único principio básico, a concepção de humano, que seria o ideal..E de qualquer forma oque acabou se tornando essa discussão foi um verdadeiro racismo as avessas a culpa não e do casal de "loiros",mas sim da entidade " master" á FIFA, isso é se tem algum culpada..Particularmente acho que não houve racismo. O que acho que deveria acabar e essa rivalidade patética que tentam fazer entre brancos e negros, índios e brancos, negros e índios, não deve haver essa rivalidade entre seres humanos, mas devemos na realdade e aprender que todos somos HUMANOS.

  8. Catarina Postado em 26/Nov/2013 às 18:22

    E o pior de tudo é que vão trocar dois atores maravilhosos, por dois enjoados, água com açúcar... #naoaguentofernandalima...

    • Priscilla Postado em 26/Nov/2013 às 23:34

      Verdade!!!!! Nem tinha parado pra pensar nisso, mas é isso mesmo!!!! E bote água com açúcar...

    • eu daqui Postado em 05/Jun/2014 às 11:16

      Vão trocar um ator maravlhoso. A atriz trocada, além de ser bem mais caucasica do que negra, é muito da canastrona. Que colocassem então a Zeze Mota com o Lazaro.

  9. Juniperos Postado em 26/Nov/2013 às 18:51

    Fifa e futebol... bom, como a emissora deles esta devendo milhões, são tão sem honra, que só por isso, por uma ofensa tão aberta, deveriam baixar o verbo no ar. mas claro, existem coisas maiores para a Globo do que a dignidade de brasileiro e do negro: dinheiro. Boicotem essa coisa e vão jogar bola com seus filhos. Sairão ganhando e muito.

  10. Rogério Postado em 26/Nov/2013 às 18:57

    Sabe porque o Blater fez isso, foi pelo preconceito que os médicos brasileiros fizeram com os médicos negros cubanos aqui sob os olhares silenciosos do Ministério Público e ONGS Afro Brasileiros.

  11. E.M.Oliveira Postado em 26/Nov/2013 às 19:20

    Tudo isso é por culpa de um "governo" que não tem moral nenhuma, e que se rebaixa perante à FIFA e seu Presidente. Onde está o Ministro dos Esportes? Aprendendo com os "camaradas" russos de como chingar os Negros? Onde estão Secretarias Especiais de Direitos Humanos e igualdade Racial?

  12. Daniel P.R. Postado em 26/Nov/2013 às 19:50

    Na verdade o primeiro time de futebol a aceitar jogadores negros em seu elenco foi a Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas. Por isso a ponte tem a macaca como mascote.

  13. renato Postado em 26/Nov/2013 às 19:50

    E por que não loiros! Já estão desbotando mesmo, esta é a ultima cor, depois transparece. E depois gasta menas tintas para fazer propagandas, out doors, e outros. Não vejo racismo nisto. Se não a Alemanha não poderia jogar! E coloca os dois ai encima, como garotos propagandas dos Jogos de Inverno, lá os out-doors chamaria a atenção, esta é a intenção do marketing.

    • Negra sim! Postado em 27/Nov/2013 às 00:00

      menas --- encima é tá faltando educação mesmo.

      • eu daqui Postado em 12/Aug/2014 às 12:02

        Corrigir a autoimagem talvez seja mais produtivo do que corrigir a ortografia do outro....

  14. Alan Sá Postado em 26/Nov/2013 às 20:24

    Algo que acredito ser claro: nao podemos creditar ao "casal sulista" os erros cometidos por fifa e cbf ...

  15. Fernando Postado em 26/Nov/2013 às 20:38

    Dependendo da loira que substituir a Pitanga...

  16. Gabriel Postado em 26/Nov/2013 às 20:55

    E loiros sulistas não são brasileiros? Achei a colocação do 'sulistas' no texto tão segregadora quanto a atitude criticada no restante do texto. Parem de ver gêneros, origens e cores e passem a enxergar pessoas. Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert são tão brasileiros quanto Camila Pitanga e Lázaro Ramos.

  17. Leonardo CM Postado em 26/Nov/2013 às 21:07

    Futebost@!

  18. Iasmin Postado em 26/Nov/2013 às 22:22

    Tava tudo muito bem até "Devido ao preço exorbitante dos ingressos, o cara mais negro dentro da Arena Fonte Nova, na negra Bahia, era o italiano Balotelli.", existem muitos negros que tem boa condição social assim como muitos brancos vivendo na miséria, essa vitimização da raça negra é totalmente desnecessária, o ingresso é sim caro, mas é caro pra que tem dificuldade financeira e não necessariamente pra quem é negro, porque não é sempre a mesma coisa!

  19. Jorge Aguiar Postado em 27/Nov/2013 às 00:57

    A BAHIA. KKKKKKKKKKKK Grande centro de resistência negro, onde o dia da Consciência negra nem é feriado, ao contrário de estados e cidades importantíssimas como o Rio de Janeiro e em São Paulo. A Bahia não representa os negros. É JÁHIA.

  20. Eliete Sousa Postado em 27/Nov/2013 às 01:06

    Muito bem colocada a opini'ao da Maria (acima), e acrescento que negro nenhum deve esperar desses seres humanos idiotas tal como o presidente da FIFA, avaliá-los. Quem é que está aqui nessa terra para ser avaliado pelo o outro, somos nossos próprios juízes a acima de nós só o CRIADOR de tudo isso, portanto, negros, brancos... quem quer que seja, dê uma banana pra quem pensa que a cor da pele faz a pessoa!

  21. rosane rodrigues Postado em 27/Nov/2013 às 07:49

    Eu tenho uma visão mais pragmática sobre isso.Não estou defendendo a FIFA,mas a escolha pode ter tido outros motivos.Por exemplo,a Fernanda Lima já apresentou dois sorteios anteriores e acredito que ists tenha contribuído com a decisão.Além disso, a Camila Pitanga é garota-propaganda da CEF e o evento é patrocinada pelo Itaú.

  22. jaciana Postado em 27/Nov/2013 às 09:41

    eu não acredito q estou lendo isso ! Até quando os negros e os indios serão humilhados, desrespeitados ! Depois de tantos anos de varias raças nesse pais, as pessoas não percebem a bela das diferenças entre as pessoas ? Sinceramente da nojo de alguns humanos!

  23. Alex Wie Postado em 27/Nov/2013 às 10:27

    Vendo o site oficial da fifa, eu vejo margareth menezes, emicida e alcione, e ainda vai ter oludum http://pt.fifa.com/worldcup/final-draw/news/newsid=2229185/index.html Muito esquisito tudo isto, todo mundo só fala pelos cotovelos, e leem reportagens de forma superficial.

  24. Gustavo Postado em 27/Nov/2013 às 12:07

    Muita falta de honestidade intelectual querer escrever um artigo associando racismo com a FIFA, onde no texto inteiro não existe qualquer evidência que a FIFA tenha praticado tal ato. Infelizmente, o autor só mostrou um comportamento infantil de "birrinha" com a FIFA. Não existe qualquer lógica atribuir o racismo que acontece principalmente na Russia e em muitos países europeus à FIFA. Aliás, ela faz campanha contra o racismo. Vários atores e jogadores negros participam de seus videos/propagandas/divulgações. Copa de 2010 disputada na Africa do Sul. Com relações aos apresentadores escolhidos, existe uma empresa que realizará o tal evento do sorteio. Esta empresa é da Globo, se não me engano, e se chama GEO eventos. Acredito que ela tenha escolhido os apresentadores. Assim como tanto o Lázaro e a Camila já tenham apresentado vários outros eventos dessa empresa. Quase esqueci que o Pelé também faz propaganda para a FIFA, inclusive para que nós esquecemos das dificuldades do país e possamos comemorar com alegria o mundial... Portanto, o artigo falha em atribuir racismo à FIFA.

  25. Joelma Schur Postado em 28/Nov/2013 às 10:21

    Percebo em alguno posts o quanto eh dificil para as pessoas perceberem o que nos cerca. Existe para alem da questao do racismo relacionado a cor da pele, o preconceito relacionado as questoes sociais, a falta de consciencia politica de alguns. Existem muitos posts que bato palma e alguns que me da pena ler. Somos negros sim, somos humanos sim, somos brasileiros sim e gananciosos sim. Nao ha nas questoes aqui levantadas nada contra as pessoas de pele clara porque nao existe branco em nenhum lugar da terra. Esses foram esteriotipos criados por pessoas, existem sim caucasianos, amarelos, vermelhos, pretos, somos multi coloridos no mundo e temos sociedades que sao mais antenadas para algumas coisas e por essa razao se acham melhores que outras. Voltando ao casal Herbet de descendencia europeia, e Fernanda Lima, me causa profunda vergonha por parte deles. Sao brasileiros sim, mas sao pau mandado. Nao tem nenhuma consciencia politica, simplesmente aceitaram o trabalho sem ao menos protestar. Esperamos no entanto que eles usam a voz que tem e antes do sorteio, apresentem um protesto em nome do povo brasileiro contra o racismo velado apresentado pela FIFA. Negros como nós acham que devemos nos calar porque teem vergonha de reclamar. Ainda vivem no mundo da subserviencia. Para protestarmos nao precisamos ser grosseiros, utliizarmos palavras de baixo calao. Podemos ser polidos, falarmos baixo e atingimos o amago do problema com precisao sem precisarmos mexermos um dedo apra isso. Para se falar a verdade e atingir o que queremos so precisamos usar nossa sabedoria intelectual e a tranquilidade para dizermos. Somos negros sim, se parecemos com macaco ótimo pois isso prova o quanto somos fortes e inteligentes, afinal ninguem pense que macaco eh um ser estúpido pois de estupido ele nao tem nada. Ele é dócil, mas pode mostrar seu poder de comando quando menos se espera. Precisamos ser fortes e mostrar a nossa forca na luta contra o racismo e apontar o erro ao inves de esconde-lo é uma forma honesta de lutarmos contra o racismo. Os erros precisam ser denunciados, os problemas precisam ser tratados e nós devemos lutar para que todos nós sejamos respeitados sempre.

  26. Igor Postado em 28/Nov/2013 às 16:28

    A fifa manda e desmanda no que bem quer nos países que chega pra fazer copa, e também é a que mais ganha dinheiro com isso, GOVERNO DE OTÁRIOS subservintes a essa corja fascista e proselitista chamada fifa

  27. Amanda Postado em 02/Dec/2013 às 14:07

    Putz, essa Copa, ano que vem, vai ser uma VERGONHA!! To até vendo...

  28. eu daqui Postado em 27/Feb/2014 às 13:52

    Lázaro não me representa racialmente falando e nem nada ligado ao futebol me representa, graças a Zeus. Mas é o único dos quatro que tem realmente talento para dar uma imagem legal ao Brasil.. Os outros 3, tanto os brancos como a mulata, são é muito canastrões.