Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 18/Nov/2013 às 15:40
7
Comentários

OAB diz que prisão de Genoino é ilegal

Representante da OAB, Wadih Damous quebra silêncio da entidade de advogados sobre erro de Joaquim Barbosa na decretação da prisão do deputado José Genoíno

josé genoino prisão mensalão
“Sou inocente e me considero um preso político”, diz Genoino (Foto: O Globo)

Quebrando o silêncio da Ordem dos Advogados do Brasil sobre transformação, na prática, pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, do regime de prisão semi-aberto a que tem direito o deputado José Genoíno, o Conselho de Direitos Humanos da entidade se manifestou.

Leia também

Em nota assinada pelo presidente do órgão, Wadih Damous, a prisão em regime fechado de Genoíno é classificada como “uma ilegalidade e uma arbitrariedade”. Lamenta-se que, apesar de a Justiça ter sido alertada para esse fato pelo advogados do deputado, “infelizmente o pedido não foi apreciado na mesma rapidez que a prisão foi decretada”.

Abaixo, a íntegra da nota do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous:

O estado de saúde do deputado José Genoino requer atenção. A sua prisão em regime fechado por si só configura uma ilegalidade e uma arbitrariedade. Seus advogados já chamaram a atenção para esses dois fatos mas , infelizmente, o pedido não foi apreciado na mesma rapidez que prisão foi decretada. É sempre bom lembrar que a prisão de condenados judiciais deve ser feita com respeito à dignidade da pessoa humana e não servir de objeto de espetacularização midiática e nem para linchamentos morais descabidos.

Brasil 247

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 18/Nov/2013 às 15:54

    Gente aqui defendendo o "heroí" em 3, 2, 1...

  2. luiz carlos ubaldo Postado em 18/Nov/2013 às 16:44

    Diezem que parte do judiciário se julga Deus, a outra parte tem certeza que é Deus! ai fica dificil acrediitar num judiciario independente, cadê a privataria tucana e o Daniel Dantas?

    • José Ferreira Postado em 18/Nov/2013 às 22:06

      Se o roxo pula da ponte não quer dizer que o laranja deva pular também. A corrupção dos outros partidos (aliás, todos são corruptos) não dá a autorização para outros atos semelhantes.

      • Carlos Postado em 19/Nov/2013 às 23:40

        Não que isto autorize outros partidos a serem corruptos. Mas o que se rega é que todos os políticos de um partido são corruptos enquanto os de outros são todos santos, e quando há um corruptor é exceção. Enquanto o mensalão foi um modus operandi do congresso, onde estavam deputados de todos os partidos, a mídia focou em alguns petistas e estendeu a todo e qualquer petista. Já aos outros partidos não é que não foi feita tal extensão, mas que foram totalmente inocentados pela mídia, como se nada fizessem. Não só não julgaram outros participantes e condenaram quem não participou, como não julgaram outros casos de corrupção maiores, mais claros e até confessos. Assim, como em nada consegue condenar o ex-presidente Lula - se este é ladrão os outros deveriam aprender com ele, pois mesmo sob forte acusações não deixa um rastro - mas mesmo assim todos o acusam, já o ex-presidente Fernando Henrique admitiu compra de votos pois "era necessário" impedir a ameaça-Lula, este é santificado como exemplo de honestidade.

  3. Juniperos Postado em 19/Nov/2013 às 09:17

    Todo ladrão depois de preso se diz inocente. E nenhum filho de ladrão diz que o pai rouba. Até agora não vi nenhuma novidade. Aliás, estava mesmo dificil de acreditar que um politico brasileiro ia ficar preso.

    • Carlos Postado em 19/Nov/2013 às 23:41

      É por mais essa que devemos desconfiar do que aconteceu. Um politico, ainda mais do partido no poder, preso?

  4. Thiago Teixeira Postado em 20/Nov/2013 às 11:52

    Até o cidadão mais analfabeto politicamente sabe que a prisão foi para atingir a popularidade do ex-presidente. Nada disso vai interferir nas pesquisas ou na popularidade de Lula. Fracasso total do STF e PIG.