Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Saúde 27/Aug/2013 às 09:34
14
Comentários

Vídeo: Médicos brasileiros ofendem médicos cubanos

Médicos cubanos que desembarcaram no Brasil para trabalhar em regiões carentes foram recebidos com agressividade e chamados de “escravos” por médicos brasileiros. Assista ao vídeo abaixo

médicos cubanos no Brasil

Médicos cubanos chegam ao Brasil (Divulgação)

Os 96 médicos, sendo 79 cubanos, que desembarcaram no Ceará para fazer o curso de formação de três semanas foram hostilizados e xingados na saída da Escola de Saúde Pública, logo após a solenidade de Acolhimento, na noite desta segunda, 26.

Um grupo de cerca de 50 médicos esperavam os estrangeiros vaiando, gritando e xingando os profissionais de escravos do lado de fora do prédio.

Ao ouvirem os gritos, os médicos cubanos passaram 40 minutos pensando em uma alternativa de sair da Escola Pública sem passar pela barreira de manifestantes, mas não houve outra solução. Cerca de 5 carros da PM estavam ao lado de fora.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, os manifestantes não são contra a vinda dos médicos, mas contra o fato de esses profissionais não fazerem revalida.

Leia também

Pelos próximos 21 dias, os estrangeiros profissionais da atenção básica da saúde passarão por uma avaliação. Se considerados aptos, já poderão atender pacientes a partir do dia 16 de setembro.

Vídeo:

Jornal O Povo

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Hermes Postado em 27/Aug/2013 às 09:47

    Tá serto! A culpa do descaso com a saúde é toda deles! Falta de equipamentos, baixos salários... E ainda vem exigir trabalhar aqui, tem que ir lá hostilizar os gringos mesmo que tá tudo resolvido... Oh, WAIT! A coxinha da padoca da esquina da minha casa vale mais do que essas aí...

  2. Cleyson Postado em 27/Aug/2013 às 10:04

    Bando de Burguês sem vergonha !

  3. Rodrigo Postado em 27/Aug/2013 às 10:05

    Queria ver médicos brasileiros trabalhando com amor a profissão e não adorando o novo bezerro de ouro...

  4. Mirna Postado em 27/Aug/2013 às 10:05

    Bem vindos ao Brasil,mesmo sabendo que a vinda de médicos não vai solucionar todo o problema.Seja Cubanos ou outra nacionalidade.Acho feio o que estão fazendo e dizendo destes profissionais,se não estão de acordo com o governo falem do governo e não de colegas da mesma profissão.

  5. renato Postado em 27/Aug/2013 às 10:10

    Estes "médicos", que não o são só porque estão de guardapó. O pipoqueiro daqui usa guardapó. Mas como sabe-lo. Pela Educação, os nossos médicos que estudam jamais fariam isto estaria estudando pois estamos em periodos de aula, e vida de médico não é fácil, como sabemos.... Agora a Policia Federal, deveria ficar de olho neste, porque certamente vão aprontar, eles são pagos pela politica da Direita... Mas se aparecerem nas comunidades para aprontar com nossos Cubanos vão amanhecer sem condições de atendimento médico. Tenho certeza..

  6. LM Postado em 27/Aug/2013 às 11:07

    Sejam Bem vindos !!! O Brasil tem lugar SIM para pessoas humanas, que "olham no rosto " do paciente dentro do consultório!

  7. Paulo R.Fernandes Postado em 27/Aug/2013 às 11:19

    Uma reportagem do SBT, mostrando médicos brasileiros batendo ponto em hospitais e indo trabalhar em seus consultórios particulares.Terão que devolver o dinheiro recebido ilegalmente, além de perderem o CRM, isso a mídia não mostra.Sejam bem vindos médicos cubanos, pelo menos vocês não sabem o que é falcatrua.

  8. Caio Postado em 27/Aug/2013 às 11:50

    Depois reclamam que brasileiro é barrado em aeroporto internacional! Xenofobia com os outros é legal né?

  9. Fernando Postado em 27/Aug/2013 às 12:23

    Cadê o ministério Público Federal para apurar esses fatos! Injúria e xenofobia no mínimo!

  10. Rogério Postado em 27/Aug/2013 às 13:52

    Quanto mais forem hostilizados, mais irão comover os pacientes que atenderem. Consequentemente, mais irão valorizar a Dilma. Sacaram a jogada psicológica?

  11. Rodrigo Postado em 27/Aug/2013 às 14:25

    Fico muito feliz em ver que finalmente concordamos em ter comportamento digno e respeitoso para com o próximo. Agora Yaoni pode voltar tranquila ao Brasil, sem ninguém para hostilizá-la, tentar censurar a fala dela. Ainda bem que evoluímos...

  12. Iolanda Postado em 28/Aug/2013 às 10:36

    Se eles ofendem pessoas que vêm de fora para ajudar o brasileiro pobre, imagine como essas pessoas são em casa e em seu rico consultório? É melhor que não sejam contratados mesmo, pois só irão ofender os pobres dos pacientes dos postos. Pois já ouvi dizerem que têm nojo de pegar em pobre.

  13. Marcos Postado em 28/Aug/2013 às 17:22

    Manobra politica feita com maestria.

  14. olympio Postado em 30/Aug/2013 às 00:43

    Nessa palhaçada, levando em conta as posturas dos nossos médicos brasileiros, o que menos importa é a necessidade dos pacientes.