Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Lula 29/May/2012 às 21:00
6
Comentários

Gilmar Mendes baixa o nível e dispara: 'fontes de Lula são bandidos e gângsters'

Para o ministro do STF, ex-presidente é ‘central de divulgação’ de intrigas sobre sua ida a Berlim, quando se encontrou com o senador Demóstenes Torres. Gilmar bateu duro sobre origem das informações de Lula. Sem dúvida, o nível baixou

lula gilmar

A impaciência de Gilmar Mendes foi provocada por ele próprio, quando decidiu falar à Veja sobre um encontro ocorrido há 1 mês

Imediatamente após abrir uma crise institucional, ao atribuir, pelas páginas da revista Veja, ao ex-presidente Lula a realização de uma pressão direta para o adiamento do julgamento do caso do Mensalão, o ministro Gilmar Mendes, do STF, radicalizou ainda mais. Em entrevista, ele classificou Lula como uma “central de divulgação” de notícias contra ele e, como que para mostrar sua disposição para a briga, taxou as fontes de informação do ex-presidente como “gangsters” e “bandidos”. Sem dúvida, o nível baixou!

Abaixo, notícia da Agência Brasil sobre mais uma polêmica entrevista do ministro Gilmar Mendes, concedida nesta terça-feira 29:

Agência Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes apresentou hoje (29) documentos da viagem que fez à Alemanha, em abril do ano passado.

Leia mais

Mendes mostrou os documentos a jornalistas antes de ir à sessão de julgamento da Segunda Turma do STF. Os papéis apresentados pelo ministro mostram que ele esteve na Europa entre 12 e 25 de abril, para participar de um evento acadêmico na Universidade de Granada. A passagem de ida, de Guarulhos (SP) a Granada (Espanha), com conexão em Madri, e a passagem de volta, trecho Berlim–Frankfurt (Alemanha)–Guarulhos (SP)–Brasília, foram pagas pelo STF e custaram R$ 16,1 mil.

Os documentos também mostram que a viagem de volta ao Brasil começou em Berlim por conveniência do próprio ministro e que as diárias de 17 a 25 de abril não foram pagas pelo tribunal. “Vocês sabem que desde 1989 eu frequento a Alemanha todo o tempo, tenho uma filha que mora lá, dou aula lá. Vão ver as passagens tiradas pelo STF”, justificou Mendes.

Mesmo garantindo que não pegou carona com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), Mendes disse que não veria problemas em fazê-lo. Ele lembrou que foi duas vezes a Goiânia a convite do senador, uma com o ex-ministro do Supremo Nelson Jobim e o atual ministro Antonio Dias Toffoli, e outra com Toffoli e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fatima Andrighi. “Agora, por que esse tipo de notícia? Se eu tivesse pegado o avião, se ele [Demóstenes] tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele?”

O ministro atribuiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade pela divulgação de informações sobre a viagem à Europa que, segundo ele, nada tem de ilegal. Segundo Mendes, Lula recebeu essas informações de “gângsters” e “bandidos” interessados em plantar notícias falsas.

Perguntado por jornalistas se Lula seria a fonte dessas notícias, Mendes respondeu:. “As notícias que me chegaram são que sim, que ele era a central de divulgação disso, o próprio presidente”. E completou: “Colegas de vocês [jornalistas] que me disseram isso”.

Mendes disse que as informações falsas de que teria relações com Demóstenes e com o empresário goiano Carlinhos Cachoeira são uma tentativa de desmoralizar o Supremo, que está prestes a iniciar o julgamento do mensalão. “O objetivo era melar o julgamento do mensalão, dizer que o Judiciário está envolvido em uma rede de corrupção. Tentaram fazer isso com o [procurador-geral da República, Roberto] Gurgel e estão fazendo isso agora”.

Recomendados para você

Comentários

  1. Martinha Postado em 29/May/2012 às 21:18

    O homenzinho pirou de vez! Pineu nele!

  2. Lara Silva Postado em 29/May/2012 às 22:35

    Gente pealamordeDeus por mais que gostem de Lula e nao gostem do Gilamr, Lula mentiu sim. Ele e a maioria do PT nao quer o julgamento do mesalao esse ano. De preferencia em ano nenhum. Quero ver o Lula ser entrevistado e afirmar em alto e bom tom: Gilamr mentiu. O cara ~e acusado e rebate atacando a Veja e parte da imprenssa? Ele tem de ir na TV e dizer que o Gilmar mentiu, ora bolas. Eu nao acredito nele (no Lula) assim como naoi acredito no Demostenes qdo disse que nao sabia de nada. Tou cansada disso. Chega de mentiras de todos os lados, sem excecao de corrente ideologica. Nao é porque a pessoa é simpática ao PT, ou a filosofia do PT, ou a alguns integrantes do PT ou o escambau que temos de viver tapando o sol com a peneira. O mais feio no caso do Demostenes foi a mesma coisa que aconteceu com varios personagens historicos do PT: todos se erguiam como defensores da ética na política, todos apontavam o dedo falando mau dos oponentes e eles Demostenes e parte do PT faziam a mesma coisa que condenavam. E dai que PSDB e o escambau tenha roubado por anos a fio? Entao se isso aconteceu é pra perdoar quem rouba e é do PT porque é por uma boa causa? Sao farinha do mesmo saco. Muito triste. Desapontamentos em série. E fanatismos de ambos os lados por pessoas que apoiam cegamente uma corrente sem enxergar que ninguem é perfeito, ninguém esta ou deveria esta acima da lei. Tao triste.

  3. Ayrton Postado em 30/May/2012 às 00:57

    Lula tem um nível muito alto mesmo. Ele os mensaleiros.

  4. TucanoHunter Postado em 30/May/2012 às 04:26

    Aê galera do Pragmatismo dá uma conferida nesta materia sobre o #GilmarMente ___pasmen Uol .SP http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/05/29/exame-de-voz-destaca-segmentos-frauduluentos-em-fala-do-ministro-gilmar-mendes.jhtm

  5. Liza Postado em 30/May/2012 às 07:30

    E o que antes era um problema institucional vira um problema pessoal. Fica cada vez mais estranha essa conversa, Gilmar Mendes foi à mídia para delatar um forte lobby ou para atacar e se defender daqueles que por ele são bandidos? A história fica se desviando e mais que o tal encontro não devesse ter existido, em um embate de credibilidade, o ministro está cada vez mais complicado. Até para a própria mídia comum a questão soa estranha, razão pela qual não ganha capas e primeiras páginas. Até o uol andou publicando "perícias" que incriminam Gilmar, em uma tentativa de se desvincular assunto e talvez, já começar a pular fora. E sorry, o Lula não tem que ficar vindo a público não, pois qq exposição dele passa a ser exposição do governo Dilma. Deixe a mídia comum para Gilmar. Isso vai passar do mesmo jeito que veio: sem um explicação. Ps: quem são os jornalistas que disseram ão Ministro sobre a central de boatos? Lá vem o Gilmar Mendes renovou com essa história do mesmo"acreditei porque era verossímel?

  6. tania mara Postado em 01/Jun/2012 às 18:37

    gilmar mendes, pessoa desprezivel! deveria honrar o cargo que ocupa! aviso aos internautas, procurem o site que mostra as fotos do governador de goias, o senador demostenes torres e o ministro gilmar mendes, amigos de longaaaaaa data....advinhem por que?????