Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rede Globo 15/Dec/2011 às 16:35
8
Comentários

Silêncio criminoso da mídia não impediu que 100 mil soubessem da morte do blogueiro Mosquito

Movidos por intolerência à impunidade, mais de 100 mil pessoas acessam Pragmatismo Político em menos de 24 horas e rompem silêncio midiático

Mosquito blogueiro

Mosquito lutou contra gigantes como um Gigante

Não fosse o empenho fomentado a partir das mídias sociais, a estranha morte do blogueiro Amilton Alexandre, o Mosquito, teria passado como um acontecimento cotidiano e descartável. Não é assim, aliás, que a vida humana é manuseada diariamente nos meios de comunicação mercadológicos; com desdém?

Desde que anunciamos aqui, ontem, a perda do colega e a cobrança por isenção nas investigações, mais de cem mil pessoas já acessaram a página e tomaram conhecimento do triste ocorrido. Isto sem contar a reverberação em demais sites e blogs.

Toda essa massiva repercussão não significa nada mais do que um contraponto ao silêncio sepulcral e inexplicável do ponto de vista jornalístico, mas inteligível pela ótica da contrariedade.

Humanista, afirmam os que com ele conviveram, era marcado por um misto de generosidade e coragem. Foi o primeiro a descobrir e denunciar um caso de estupro envolvendo o filho de uma importante figura do grupo RBS (afiliada da Rede Globo), e um dos poucos com destemor para levá-lo adiante. Suas atuações, no entanto, não se limitaram à este caso, e o supracitado blogueiro tornou-se notado por opor-se aos supostos desmandos proferidos no andar de cima da sociedade catarinense, o que lhe rendeu vários processos e condenações.

Leia também

Na última terça-feira, dia 13, Mosquito foi encontrado enforcado em sua residência. Mais detalhes sobre a morte você pode encontrar aqui.

Mosquito não trabalhava na redação de nenhum grande jornal, e nem por isso era menor ou detinha espírito especulativo inferior. Ao contrário, talvez justamente por esta razão fosse livre para exercer a criticidade plena, sem amarras e cada vez mais escassa nos veículos de mídia convencionais.

Os mais de 100 mil usuários que acessaram Pragmatismo Político em menos de 24 horas não o fizeram movidos por mera curiosidade, mas por um sentimento de intolerância à impunidade.

Aquele blogueiro sofria ameaças diversas e chegou a revelá-las de público. Sozinho, lutou contra gigantes como um gigante. Perdeu algumas batalhas, teve o seu blog censurado, mas venceu a maior delas: foi eficaz no estímulo ao inconformismo. Por toda essa bagagem conflituosa, é plausível aceitar a convicção do suicídio como afirmativa ainda prematura.

Nada se exije além de uma investigação séria, sem interferências, e, para tanto, o acompanhamento dos desdobramentos caberá a todos nós. Pragmatismo Político se coloca a fazer a sua parte, e toda informação adicional poderá ser enviada para o seguinte e-mail: [email protected]

Mosquito faria por qualquer um desses mais de 100 mil o que preciso fosse para não permitir o sucesso da injustiça. Não nos mobilizemos apenas após as tragédias – essa é uma lição que fica.

Por Luis Soares – Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. ADRIANNOKGB Postado em 15/Dec/2011 às 23:13

    mais um defensor da verdade foi calado a força. a midia impede tantas coisas...a DESCULPE -ME MUDAR DE ASSUNTO .MAS ISSO TAMBEM É IMPORTANTE PORQUE O POVO É ENGANADO."mega sena" é uma das fraudes legalizadas e o canal de televisao que fizer denuncia contra, esta sujeito a perder a concesao do canal...porque voces acham que o resultado sai somente 2 horas depois do sorteio...quando realmente nao tem nenhum ganhador e o premio esta acumulado é registrado um bilhete em algumas das lotericas laranjas que existem NO NOSSO BRASIL nesse bilhete tem ( horario do jogo,registro da maquina,codigo de barra é um bilhete legal) so nao tem os numeros que foram sorteados porque o bilhete foi registrado antes do termino do horario esse é um dos motivos que o resultado sai somente apos 2 horas do sorteios.. depois é so colocar os numeros sorteados no bilhete que foi registrado de forma legal..isso é facinho...ALGUMAS PESSOAS VAO ACHAR RIDICULO E IMPOSSIVEL ISSO MAS É MUITO FACIL FAZER ISSO...

  2. blogdoafr Postado em 16/Dec/2011 às 12:57

    Lamentável esse episódio. É fundamental que seja divulgado e acompanhado de perto a investigação pelo Ministério Público. Outros episódios, Celso Daniel e Toninho deixaram muitas dúvidas no ar.
    http://www.BLOGdoAFR.com

  3. FREELION Postado em 16/Dec/2011 às 13:08

    BLOGUEIRO MOSQUITO: ESTA PESSOA EXIGE O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E A POLÍCIA FEDERAL NESSE CASO!!! Em nome da segurança dos internautas e da liberdade de expressão !!

  4. ESCOLA É VIDA Postado em 18/Dec/2011 às 13:48

    LIBERDADE DE EXPRESÃO JÁ.!!!!!

  5. JAIRO VIANA Postado em 19/Dec/2011 às 20:56

    Eu ainda me conforto mas não me conformo ...pude dar a ele uma cordinha de varal, grampos pra varal, comprei uma camiseta e paguei uma diária de hotel quando ele esteve em Criciúma ..parecia que nos conhecíamos a séculos. Fique um pouco na Praça Nereu Ramos com ele e foi muito bom ...estava com viagem marcada prá Laguna ...dias depois depositei uns créditos no telefone dele ...que ele nunca soube de onde veio ....mas não pude fazer mais nada! Quem conheceu o Amilton Alexandre sabia que o Mosquito era um personagem ...Amilton doce e irrequieto ...Mosquito ...um maluco beleza que queria reformar o mundo! Igualzinho a muitos de nós!

  6. isabela Postado em 02/Jul/2012 às 22:06

    Nao me conformo...até onde vai parar tamanha impunidade, ridicularizo, privação por parte da mídia por conta desse privilégio nojento dessa elite PODRE brasileira??? quando penso em esperança nesse país me deparo com casos como esse...uma pena não haver mais pessoas verdadeiramente honestas no nosso país. espero mesmo que no fim desse mundo contaminado estes seres repugnantes paguem ARDUAMENTE pelas maldades e por tudo de ruim que causam a sociedade. tudo isso deficit de uma educação PRECÁRIA E VERGONHOSA . não se tem dinheiro pra investir em educação que MUDARIA o rumo do nosso país mas sem 43 BILHOES pra uma porcaria de copa de mundo. FODA-SE o sistema, sistema podre, onde gente honesta tá mais difícil que achar OURO NO LIXO . se nosso país e o sistema não permite justiça, espero que um dia, a força maior que é Deus faça justiça com esses vermes. Ele deveria ser um EXEMPLO em nosso país como tantos outros revolucionários em outros países, mas infelizmente com esse mente sábia dos brasileiros decorrente da ótima educação e ÓTIMOS programas na tv, neymar é mais exemplo do que esse cara...nada mais a dizer do que vergonhoso. no dia que eu puder morar em outro país, vou me sentir aliviada de não estar mais correndo o risco de ser contaminada por esses vermes podres da sociedade brasileira.

    • Moderação Postado em 02/Jul/2012 às 22:23

      Isabela, os comentários passam por moderação para que nos certifiquemos de que não há ofensas, racismo, agressões gratuitas ou qualquer tipo de discriminação.

  7. dashxi Postado em 15/Mar/2014 às 18:18

    Parabéns pelo trabalho do Blogueiro que se foi, porque ele não aceitava a alienação e mentira pregada pela Bosta do Canal Fecal 4. Ele foi até o fim, merece o meu respeito. E forjarem que ele se suicidou? Tá bom! Vou dizer para a minha filha que papai noel que trouxe ela para o mundo. Vamos lutar SIM contra essa mentira e principalmente contra essa Bosta de canal que tem que acabar e parar de destruir a sociedade!