Redação Pragmatismo
Notícias 29/Jun/2021 às 10:50 COMENTÁRIOS
Notícias

Lázaro teria sido contratado por fazendeiros para aterrorizar região

Publicado em 29 Jun, 2021 às 10h50

Mesmo contando com uma estrutura colossal, foi mais conveniente matar Lázaro do que capturá-lo vivo. Denúncias apontam que o criminoso estaria sendo pago para aterrorizar a região, forçar moradores a abandonar suas casas e ajudar a encher o bolso de fazendeiros que queriam especular com o valor das terras

lázaro barbosa
Policiais dizem que Lázaro foi resgatado com vida, mas criminoso foi alvejado com 38 tiros

Com a morte de Lázaro Barbosa na manhã desta segunda-feira (28) após 20 dias de buscas, a Polícia Civil de Goiás terá a missão com o inquérito que apura a ligação entre proprietários de chácaras no Distrito Federal e Goiás com chacinas e latrocínios cometidos pelo criminoso.

A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, em entrevista após a morte de Lázaro. De acordo com ele, a corporação opera com três principais linhas de investigação: homicídios pagos com intuito de diminuir o preço dos imóveis da região – especulação imobiliária; Lázaro contratado como jagunço de fazendeiros e, em terceira hipótese, que o suspeito era segurança particular de chacareiros.

A relação entre Lázaro e fazendeiros da zona rural de Goiás foi corroborada pela detenção de um fazendeiro na última quinta-feira (24), que, segundo apurou a Polícia Civil, ofereceu abrigo e alimento para o criminoso por cerca de cinco dias no período em que ele permaneceu desaparecido. O caseiro da propriedade detalhou para os investigadores informações sobre a permanência de Lázaro na chácara. De acordo com o secretário Rodney Miranda, o proprietário rural em questão é um dos líderes de uma organização criminosa para a qual Lázaro atuava nos distritos de Goiás.

‘Queima de arquivo’

Mesmo contando com mais de 270 policiais, drones com visão térmica, dezenas de veículos e cães farejadores, causou estranheza o fato de a força-tarefa não ter conseguido capturar Lázaro vivo. Desde os primeiros dias da operação, especialistas em segurança pública apontaram uma série de erros e a desorganização nas buscas.

“É uma região de fronteira agrícola. Terras que são disputadíssimas por quem cultiva soja, cana, celulose e também pecuária. Mesmo que Lázaro se entregasse, iam dar um ‘jeitinho’. Afinal, o que ele tinha a revelar não era interessante para as autoridades. Para as forças policiais, é muito mais cômodo fazer valer a versão do ‘psicopata satanista’. E o curioso é que muitos agentes da operação realmente acreditavam que estavam em busca de um ‘adorador do diabo’ que precisava ser abatido”.

SAIBA MAIS: Como o ‘pânico satânico’ tem atrapalhado investigações desde a década de 1970

Para Pedro Fassoni, professor da PUC, houve ‘queima de arquivo’ no desfecho do caso. Confira, abaixo, na análise:

Ao que tudo indica, Lázaro agiu por dinheiro. Ele foi pago para tocar o terror na região, forçar os moradores a abandonarem suas casas e ajudar a encher o bolso de fazendeiros que queriam especular com o valor das terras.

Para os defensores da ordem, tudo pode ser explicado a partir dos traços de psicopatia que ele apresentava. É muito conveniente fingir que não existe uma estrutura capitalista, movimentada pela ganância e pela lógica do lucro. Vidas humanas e segurança, como sempre, são vistas apenas como variáveis do mercado, que influenciam o preço das mercadorias.

A polícia, como parte dessa estrutura identificada com a manutenção do status quo, praticou uma queima de arquivo. Foi mais conveniente matar Lázaro do que capturá-lo vivo, mesmo contando com uma força desproporcional, capaz de cumprir o mandamento básico de matar somente quando isso for inevitável.

Dizem que outro mandamento básico é seguir o dinheiro (“follow the money”), para esclarecer todas as circunstâncias de um crime. A polícia, mais uma vez, acabou protegendo quem tem o dinheiro, e apagou quem não tinha nenhum.

Existem muitos Lázaros em garimpos, terras indígenas, áreas rurais, assentamentos, comunidades e outros territórios em disputa. A violência, em todos esses casos, é o elemento legitimador desse aparelho repressivo, que está a serviço do dinheiro. Quem ganha são as incorporadoras, especuladores imobiliários, empreiteiras, grandes proprietários de terras…

Quando a árvore esconder a floresta, é sempre bom seguir o dinheiro pra entender como as coisas funcionam.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS