Danilo Espindola Catalano
América Latina 04/Abr/2024 às 14:00 COMENTÁRIOS
América Latina

UNILA deve ser binacional?

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 04 Abr, 2024 às 14h00

Dentro do Campus e da vida acadêmica, podemos perceber diversas novas lutas, uma delas, é a que se coloca contrária à decisão do diretor geral brasileiro da Hidroelétrica Itaipu de enviar ao presidente paraguaio Santiago Peña (Partido Colorado), um pedido de fazer da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-americana, binacional, assim como é a Itaipu, (Brasileira e Paraguaia).

O partido do presidente paraguaio é o mesmo que apoiou a ditadura militar paraguaia de Stroessner, o que é um dos argumentos, ou melhor, o principal, ao se considerar está informação dentro dos posters da universidade. Mas a verdade é que é muito mais que isso.

 

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

 

Quando falamos de UNILA, uma universidade que tem em seu nome o conceito de Integração Latino-americana, não deve ser nacional, binacional, trinacional, mas deve ser muito mais ampla do que isso, deve ser regional. Ou seja, latino-americana.

Me parece que ao ver algo assim, uma decisão de um presidente desses, seja para fazer com que a UNILA se torne o mesmo que ITAIPU, mas são ideias e instituições totalmente diferentes e que não há necessidade alguma de se seguirem em suas ações e decisões.

Por isso, se colocar contra essa decisão do diretor geral brasileiro de Itaipu, não é somente para que a UNILA não caia nas mãos dos políticos paraguaios que são resquício vivo de sua ditadura, é muito mais que isso, é fazer continuar vivendo a ideia dessa universidade como um polo regional e amplamente territorial.

 

 

 

 

 

 

 

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola, Especialista em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil e formado em licenciatura em Letras Português/Espanhol. Mestrando no Programa de Integração Contemporânea Latino-americana da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-americana.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS