Redação Pragmatismo
Europa 12/Mar/2024 às 02:14 COMENTÁRIOS
Europa

O país de Tim Maia em Portugal

Publicado em 12 Mar, 2024 às 02h14
país Tim Maia Portugal elege direita portugal
Marcus Vinicius Teixeira Soares dos Santos

Moisés Mendes*, em seu Blog

O brasileiro Marcus Santos, 45 anos, dono de uma escola de artes marciais, foi eleito deputado em Portugal pelo partido xenófobo e racista Chega. Marcus é negro.

A Folha traz reportagem sobre a eleição citando o caso da mineira bolsonarista Cláudia Cavalcanti, 44 anos, que mora em Lisboa e adora o líder do Chega, o deputado fascista André Ventura.

Cláudia diz que “Portugal já não é o que era”, entre outros motivos, porque o Partido Socialista “abriu as portas do país para qualquer um”.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

E a mulher é manicure. Não é a elite xenófoba atacando trabalhadores imigrantes, é uma trabalhadora imigrante defendendo o partido racista. Que defende a expulsão dos imigrantes.

Nesse contingente de brasileiros reacionários, é claro que eles não são a exceção. São a regra. Brasileiros imigrantes, acolhidos pelos governos de esquerda de Portugal, passam a defender as posições racistas da extrema direita contra imigrantes.

Porque se consideram parte da elite portuguesa, como há, com variações, negros e manicures no Brasil.

O país de Tim Maia exporta suas virtudes e se reproduz em Portugal. Aqui, disse Tim Maia, prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita.

país Tim Maia Portugal elege direita portugal
Marcus Santos e Eduardo Bolsonaro

Em Portugal, imigrante é amiguinho de fascistas inimigos dos imigrantes.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. É autor do livro de crônicas Todos querem ser Mujica (Editora Diadorim).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS