Redação Pragmatismo
EUA 04/Mar/2024 às 14:01 COMENTÁRIOS
EUA

Nikki Haley vence Donald Trump nas primárias republicanas nos EUA

Publicado em 04 Mar, 2024 às 14h01
Nikki Haley vence Donald Trump primárias republicanas EUA
Nimrata “Nikki” Randhawa Haley (Imagem: Kevin Dietsch | Getty)

Cristina Sambado, RTP

Nikki Haley conseguiu a primeira vitória nas primárias republicanas, ao bater Donald Trump em Washington DC. A ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, que tinha perdido na Carolina do Sul, seu estado natal, tornou-se a primeira mulher a ganhar uma primária republicana na história do país.

No entanto, Trump tem grande vantagem sobre Haley e é provável que enfrente Joe Biden nas eleições de novembro.

Haley receberá os 19 delegados republicanos que estavam em disputa em Washington, o que lhe dá 43 delegados em nível nacional – bem atrás dos 247 de Trump. A ex-embaixadora dos EUA na ONU obteve 2,9% dos votos, contra 33,2% de Trump.

A população de Washington, a capital dos Estados Unidos, é 100% urbana e uma proporção relativamente elevada de moradores tem diploma universitário. O núcleo da base de Trump é rural e o ex-presidente é particularmente forte em áreas com baixo nível de escolaridade.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

O triunfo é visto como uma vitória em grande parte simbólica, uma vez que a capital é jurisdição com forte tendência democrata, com apenas cerca de 23 mil republicanos registrados na cidade.

“Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfunção de Washington estejam a rejeitar Donald Trump e todo o seu caos”, afirmou a porta-voz nacional da campanha de Nikki Haley.

A campanha de Trump foi rápida a rejeitar a vitória de Haley, chamando-lhe a “rainha do pântano”.

Trump dominou todas as primárias estaduais até agora, na campanha republicana, e está pronto para ganhar mais delegados esta semana, na denominada Super Terça-Feira, quando os eleitores de 15 Estados e um território dos EUA nomearão o seu candidato. É o dia mais importante das competições de nomeação, com o apoio de 874 delegados republicanos em jogo.

“Apesar de Nikki ter sido rejeitada pelo resto da América, acabou de ser coroada rainha do pântano pelos lobistas e pelos membros de DC que querem proteger o status quo falhado. O pântano reclamou a sua rainha”, afirmou a secretária de Imprensa da campanha de Trump, Karoline Leavitt.

As primárias republicanas e democratas, que se realizam de quatro em quatro anos em todo o país, são utilizadas para eleger os delegados que irão depois à convenção nacional dos respectivos partidos. São esses delegados que nomeiam o candidato oficial.

Para Nikki Haley, a única candidata que ainda enfrenta Donald Trump do lado republicano, esse sistema reduziu suas possibilidades a quase zero, uma vez que tende a favorecer os favoritos.

Com 2.429 delegados para o Partido Republicano, Donald Trump precisa ganhar 1.215 para garantir a nomeação.

O ex-presidente venceu nos oito estados e territórios que já votaram e, portanto, já conquistou mais de 247 delegados, contra apenas 43 de Nikki Haley. Na Super Terça-Feira, estão em jogo mais de um terço dos delegados do partido.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS