Redação Pragmatismo
Notícias 06/Fev/2024 às 17:06 COMENTÁRIOS
Notícias

Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, morre em acidente de helicóptero

Publicado em 06 Fev, 2024 às 17h06

Sebastián Piñera liderou o Chile em dois períodos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Três passageiros sobreviveram ao acidente, mas Piñera não conseguiu desafivelar seu cinto de segurança e morreu afogado

sebastian pinera
Presidente chileno Sebastián Piñera. Foto: HO / CHILEAN PRESIDENCY / AFP

Sebastián Piñera, 74, ex-presidente do Chile, morreu na tarde de terça-feira, dia 6, em um acidente de helicóptero na área do Lago Ranco, como confirmado por fontes diplomáticas ao jornal argentino La Nación.

O helicóptero, que decolou em condições de chuva, teria perdido a sustentação após alguns minutos de voo e caído na água. De acordo com informações da imprensa chilena, a aeronave pertencia a Piñera, que liderou o Chile em dois períodos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

Embora outros três passageiros tenham sobrevivido ao acidente, Piñera não conseguiu desafivelar seu cinto de segurança, levando ao seu afogamento.

O jornal “La Tercera” afirma que o ex-presidente estava voltando de uma visita a um amigo, o empresário José Cox, com outras três pessoas. O jornal também afirma que Piñera estava pilotando o helicóptero.

Bilionário

Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique começou sua carreira política como senador de 1990 a 1998, e depois foi o presidente da República do Chile.

Sebastián Piñera era um empresário bilionário, com fortunada estimada pela Forbes em US$ 2,9 bilhões. Durante seu segundo mandato, houve uma grande agitação social no país, e ele não conseguiu recuperar sua popularidade.

Os protestos estudantis começaram em outubro de 2019, inicialmente contra o aumento da passagem do metrô de Santiago. No fim, foi a maior revolta social em décadas no país. O balanço destes protestos foi de 34 mortos e centenas de feridos.

Recomendações

COMENTÁRIOS