Redação Pragmatismo
Notícias 09/Fev/2024 às 10:04 COMENTÁRIOS
Notícias

Os generais que Braga Netto chamou de 'covardes' e 'cagões' ficarão quietos?

Publicado em 09 Fev, 2024 às 10h04

Agora que as ofensas são públicas, os generais chamados de covardes e cagões por Braga Netto ficarão quietos? O Exército, que não emitiu nenhuma nota até agora, não irá defender seus soldados atacados por um golpista fracassado?

braga netto golpistas
Braga Netto

Investigações da Polícia Federal (PF) apontam que o general Walter Braga Netto estava no centro das tratativas de golpe de Estado. Braga Netto foi ministro da Defesa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e concorreu como vice na chapa do ex-presidente de extrema direita. Em conversas liberadas pela PF, o militar chegou a chamar de “cagão” um comandante que não quis abraçar a tentativa golpista.

“Oferece a cabeça dele. Cagão”, declarou Braga Netto. As tratativas visavam impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedor nas urnas em 2022. O golpismo da cúpula bolsonarista culminou, inclusive, nos atentados do dia 8 de janeiro. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente radical, insuflados por ele e por pessoas próximas, invadiram prédios na Praça dos Três Poderes e destruíram a sede das instituições democráticas brasileiras.

Hoje (8), a Justiça decretou a prisão de quatro pessoas a pedido da PF. A investigação tem como alvo militares, assessores e o próprio ex-presidente, que teve seu passaporte retido pelos investigadores. Boa parte destas informações chegaram a conhecimento das autoridades após a delação premiada de Mauro Cid, ex-assessor especial de Bolsonaro.

As conversas de Braga Netto com aliados tinham como alvo o general Marco Antônio Freire Gomes, à época comandante do Exército. “Infelizmente tenho que dizer que a culpa pelo que está acontecendo e acontecerá é do general Freire Gomes. Omissão e indecisão não cabem a um combatente”, disse o bolsonarista sobre o militar.

Braga Netto conversava com o capitão da reserva Ailton Gonçalves Barros. Ele buscava apoio das Forças Armadas para dar um golpe de Estado. Além do comandante do Exército, o bolsonarista orientou ataques ao comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos Alberto de Almeida Baptista Júnior. “Traidor da pátria (…) inferniza a vida dele e da família”, disse Braga Netto. Posteriormente, as investigações dão a entender que a Marinha teria embarcado no golpe e a Aeronáutica teria algumas restrições. O Exército, então, barrou.

Generais atacados ficarão quietos?

Para o jornalista Moisés Mendes, uma das grandes missões da imprensa brasileira, hoje, é “mostrar os graves conflitos internos entre os militares, durante a armação do golpe, quando Braga Netto chegou a chamar um colega de cagão, e as sequelas desses confrontos”.

“O jornalismo dos jornalões, que só tem informações produzidas pela Polícia Federal sobre o golpe de Bolsonaro e dos militares, poderia se recuperar de tudo o que não fez esse tempo todo. Que os repórteres investigativos mostrem como militares assumidamente fascistas afrontaram generais que se recusavam a participar do golpe. É a pauta posta diante do jornalismo brasileiro da grande imprensa, que tem quadros e recursos para mobilizar equipes de repórteres e mostrar como generais desqualificados acabaram desmoralizando as Forças Armadas”, observa Mendes.

Generais que foram tão cagões – eles, e não os colegas legalistas –, que acabaram se acovardando e deixando os manés sozinhos no 8 de janeiro […] Os militares ofendidos por Braga Netto sabiam que eram desqualificados pelo general golpista entre os colegas. Mas agora as ofensas são públicas. Os generais chamados de covardes e cagões ficarão quietos? O Exército, que não emitiu nenhuma nota sobre o que aconteceu, não irá defender seus soldados atacados por um golpista fracassado?”, questiona.

OPERAÇÃO CONTRA CÚPULA GOLPISTA

A Polícia Federal deflagrou ontem (8) a Operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em tradução do latim), que mira grupo que tentou dar golpe após as eleições. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos alvos da PF.

A investigação da Polícia Federal ganhou nome em latim que quer dizer o tempo – ou a hora – da verdade, já que Bolsonaro e seus aliados espalhavam teorias falsas de que as eleições de 2022 teriam sido fraudadas e que o Exército poderia intervir para manter o ex-presidente no poder.

Segundo a PF, o grupo bolsonarista se dividiu em núcleos para disseminar informações falsas sobre fraude nas eleições de 2022. A ação aconteceu antes mesmo do pleito para “viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital”.

Recomendações

COMENTÁRIOS