Redação Pragmatismo
Notícias 23/Dez/2023 às 18:19 COMENTÁRIOS
Notícias

Três dias antes de morrer, Jéssica implorou para interromperem disseminação de fake news

Publicado em 23 Dez, 2023 às 18h19

Jéssica sofria de depressão e estava fora das redes sociais, mas retornou exclusivamente para fazer um apelo às páginas de fofocas para que parassem de disseminar prints montados entre ela e Whindersson Nunes. Dono da página 'Choquei' teria debochado do desabafo da jovem

Raphael Sousa Choquei Jéssica
Raphael Sousa, dono da ‘Choquei’, teria debochado de Jéssica

Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira após ser vítima de uma fake news que viralizou nas redes. A estudante era uma mulher anônima até ter sua identidade “roubada”. Seu nome e imagem foram usados em prints falsos de uma conversa com o humorista Whindersson Nunes que nunca existiu.

A fake news foi inicialmente propagada pela página “O Garoto do Blog”, que possui 1 milhão de seguidores no Instagram. Em seguida, o perfil “Choquei”, considerado o maior do Brasil no segmento de ‘fofoca’, também disseminou a informação falsa. O ‘Choquei’ tem 22 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no Twitter.

Após as postagens, milhares de internautas passaram a acusar Jéssica de vazar a conversa com Whindersson para se “tornar famosa”. O humorista, então, usou as redes para afirmar que nunca tinha ouvido falar na mulher que aparecia nos prints da conversa, explicando que tudo não passava de uma montagem.

Depois disso, Jéssica Vitória – que já estava longe das redes sociais por conta de uma depressão – criou um perfil no Instagram só para explicar que também tinha sido vítima daquela fake news.

A jovem explicou, por meio de um desabafo, que estava passando problemas de saúde e deixou evidente que não teria sido ela a responsável nem por criar as conversas falsas com Whindersson nem tampouco por disseminá-las, como estava sendo acusada. Seu desabafo foi publicado três dias antes de sua morte.

A mãe de Jéssica também já tinha aparecido em um vídeo, aos prantos, afirmando que a filha teria tentado se matar mais de uma vez.

Raphael Sousa, criador da página “Choquei”, teria ironizado o apelo de Jéssica. Por meio de um comentário feito em perfis de celebridades que expuseram a pronunciamento de Jéssica, Raphael zombou: “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”.

Depois da morte de Jéssica, Raphael Sousa, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, privou a sua conta para que apenas os seguidores prévios consigam interagir ou visitar.

O perfil Choquei divulgou um comunicado oficial na tarde deste sábado (23) após ser acusado de provocar a morte de Jessica Vitória Canedo. A defesa da página se eximiu de qualquer responsabilidade pela tragédia.

Segundo o texto publicado no X (antigo Twitter), o perfil fundamentou a publicação em “dados disponíveis no momento”. A advogada Adélia de Jesus Soares, que assinou o texto, negou “irregularidades” nas publicações do perfil criado pelo influenciador Raphael Sousa.

“O perfil Choquei (@choquei) por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer a seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas”, disse o comunicado.

“Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jessica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício de direito à informação”, acrescentou.

Recomendações

COMENTÁRIOS