Redação Pragmatismo
Notícias 12/Dez/2023 às 14:39 COMENTÁRIOS
Notícias

Juiz rejeita pedido de prisão de Renato Cariani por tráfico de drogas

Publicado em 12 Dez, 2023 às 14h39

Operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público e Receita Federal apontou que a indústria química de Renato Cariani é peça-chave de um dos maiores esquemas de produção de cocaína e crack do Brasil. A PF pediu a prisão do empresário, mas um juiz negou. Decisão provocou reações: "Se você é preto, favelado e é pego fumando um baseado, além de apanhar da PM e ser detido, o juiz manda prender na audiência de custódia"

Renato Cariani
Renato Cariani

A Polícia Federal pediu a prisão do influenciador fitness Renato Cariani, de 47 anos, por envolvimento em um esquema de tráfico de drogas, mas o pedido foi negado pela Justiça. Segundo o delegado Vitor Beppu Vivaldi, foram feitos quatro pedidos de prisão, entre eles o de Cariani, e todos foram rejeitados.

A decisão do juiz provocou reações nas redes: “Se você é preto, favelado e é pego fumando um baseado, além de apanhar da PM e ser detido, o juiz manda prender na audiência de custódia”, postou um internauta.

Renato Cariani foi alvo de busca e apreensão em sua mansão na manhã desta terça-feira (12/12), no âmbito da Operação Hinsberg, que investiga o tráfico de drogas e o desvio de um produto químico usado na produção de crack.

ENTENDA O CASO

Os alvos são suspeitos de desviar 12 toneladas de produtos químicos para produção de crack e cocaína. As apurações revelaram que o esquema envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo, por meio de “laranjas” — que faziam depósitos em espécie como se fossem funcionários de grandes multinacionais — e vítimas que figuraram como compradoras.

A PF identificou 60 transações dissimuladas e vinculadas à atuação da organização criminosa, que totalizaram em cerca de 12 toneladas de produtos químicos — fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila. A combinação corresponde a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo.

Além disso, os envolvidos teriam usado diversas metodologias, segundo as investigações, para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, com uso de pessoas interpostas e empresas fictícias.

Mais de 70 policiais federais cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, em endereços de São Paulo, de Minas Gerais e do Paraná.

Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro. Juntas, as penas podem passar dos 35 anos de reclusão.

O nome da operação faz alusão a Oscar Hinsberg, químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina — principal insumo desviado por meio do esquema.

Renato Cariani é um dos mais importantes influenciadores fitness do país. Ele coleciona mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube.

SAIBA MAIS: Fábrica do maior influenciador fitness do Brasil é alvo de megaoperação da Polícia Federal

Recomendações

COMENTÁRIOS