Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 01/Dez/2023 às 13:15 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Desmatamento na Mata Atlântica caiu 59% nos 8 primeiros meses de governo Lula

Publicado em 01 Dez, 2023 às 13h15

Área desmatada entre janeiro e agosto deste ano foi de 9.216 hectares em todo o país. No mesmo período do ano passado foram 22.240 hectares. As informações oficiais foram divulgadas em boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica

Desmatamento Mata Atlântica caiu primeiros meses governo Lula
Paraná foi o estado do País que mais reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica (Imagem: IAT)

Brasil de Fato

Levantamento publicado nesta quarta-feira (29) pela ONG SOS Mata Atlântica revela uma queda de 59% do desmatamento no bioma entre janeiro e agosto de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que “reforça a tendência de redução significativa no desflorestamento”, segundo a organização.

A área desmatada nos oito primeiros meses de 2023 é de 9.216 hectares. O cálculo foi feito a partir da área de Mata Atlântica delimitada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019. No mesmo período em 2022 – último ano de governo de Jair Bolsonaro (PL) – foram 22.240 hectares. Os dados na íntegra podem ser acessados neste link.

Relembre: Apenas Jair Bolsonaro não acredita no desmatamento da Amazônia

De acordo com o levantamento, houve queda em todos os 15 estados que têm áreas de Mata Atlântica em seus territórios, de acordo com a classificação do IBGE. Santa Catarina e Paraná, que geralmente têm altos índices de desflorestamento, registraram as quedas mais acentuadas: 64% e 66%, respectivamente.

Ponto de atenção

Os dados foram confirmados a partir de uma parceria da SOS Mata Atlântica com a Arcplan e o MapBiomas. As entidades, entretanto, fazem um alerta: se levada em conta a área de aplicação da Lei da Mata Atlântica, que inclui áreas entre a Caatinga e o Cerrado, essa diminuição foi substancialmente menor: 26%.

Isso tem reflexo, por exemplo, no Piauí. Segundo a classificação do IBGE, o estado não tem área de Mata Atlântica. Entretanto, tem alguns encraves, como são chamados territórios em meio a outros biomas. E, nessas áreas, houve um aumento de 148% no desmatamento entre os oito primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.

“A Lei da Mata Atlântica é aplicada sobre remanescentes florestais dentro dos Biomas Caatinga e Cerrado. No Piauí e Ceará, por exemplo, toda a Mata Atlântica está em encraves e há áreas muito relevantes na mesma situação em Minas Gerais, na Bahia e no Mato Grosso do Sul”, explica Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Nos encraves florestais protegidos por lei em meio ao Cerrado e à Caatinga, o desmatamento subiu 123% e 13%, respectivamente. A SOS Mata Atlântica aponta que esses números são relevantes, e demandam respostas do poder público.

“Às vésperas da COP28 as atenções do país e do mundo estão focadas no combate ao desmatamento. Mesmo assim, a situação na fronteira do bioma com a Caatinga e o Cerrado é preocupante. E isso interfere nos encraves, mesmo que também sejam protegidos pela Lei da Mata Atlântica. Precisamos mudar esse cenário com urgência ”, afirma o diretor da organização, Luís Fernando Guedes Pinto.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS