Redação Pragmatismo
Lula 27/Nov/2023 às 12:40 COMENTÁRIOS
Lula

Lula confirma indicações de Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR

Publicado em 27 Nov, 2023 às 12h40

Lula indica Flávio Dino para o STF e Gonet para a PGR; ambos devem passar por sabatina no Senado

Lula confirma indicações Flávio Dino STF Paulo Gonet PGR
Imagem: Agência Senado

Caroline Oliveira, Brasil de Fato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta segunda-feira (27) a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), que se aposentou em outubro. Lula também indicou o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Agora, ambos deverão ser sabatinados na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Posteriormente, os nomes precisam passar pela aprovação da maioria absoluta da Casa, ou seja, pelo menos 41 de 81 votos.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

A indicação de Dino não atendeu à demanda dos movimentos negro e de mulheres que pediam a indicação de uma mulher negra para o cargo. A Coalização Negra por Direitos chegou a realizar uma campanha nas redes sociais com a hashtag #MinistraNegraJá. Apesar disso, Flávio Dino deve ser aprovado tranquilamente no Senado, onde o presidente Lula tem mais entrada do que na Câmara dos Deputados.

O próximo ministro do STF, de 55 anos, nasceu em São Luís, no Maranhão. Antes de iniciar a carreira na política se formou em Direito e atuou como juiz federal até 2006, quando deixou a magistratura para ocupar o cargo de deputado federal pelo Maranhão.

Dino também foi diretor da Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou até março de 2014. Neste ano, foi eleito governador do Maranhão no primeiro turno, com 63,52% dos votos válidos, pelo PCdoB. Em 2018, foi reeleito pelo mesmo partido.

Em 2022, foi eleito senador da República, desta vez pelo PSB. Ele não chegou a assumir o cargo, no entanto, já que foi indicado como chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública por Lula.

Um ‘azarão’ na PGR

Lula confirma indicações Flávio Dino STF Paulo Gonet PGR
Paulo Gustavo Gonet Branco (Imagem: PGR)

O nome do subprocurador-geral da República Paulo Gonet ganhou força na imprensa como um dos mais cotados para o posto nas últimas semanas. A nomeação enfrenta resistência entre juristas progressistas e movimentos populares. No último dia 19, a Coalização em Defesa da Democracia enviou uma manifestação ao gabinete do presidente Lula contra a possível indicação.

O documento classifica o subprocurador como “ultraconservador” e alerta o chefe do Planalto sobre a importância do PGR, com menção à Operação Lava Jato e aos recentes atos golpistas do dia 8 de janeiro.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS