Redação Pragmatismo
Notícias 17/Nov/2023 às 10:08 COMENTÁRIOS
Notícias

“Estou sendo crucificada”, diz PM que não fez nada ao ver homem armado ameaçando matar adolescente

Publicado em 17 Nov, 2023 às 10h08

Homem apontou arma de fogo para adolescente negro e postura covarde da policial fardada diante da situação gerou revolta. A mulher agora reclama: “Estou sob forte pressão psicológica, sendo crucificada e massacrada nas redes”. Além do ouvidor das polícias de São Paulo, diversos policiais já se manifestaram publicamente sobre o caso e afirmaram que Tamires errou e que não há justificativas para o comportamento dela

policial armada tamires

A policial militar que negou ajuda a um adolescente negro que estava sendo ameaçado por um homem armado em frente a estação Carandiru do Metrô de São Paulo no último domingo (12/11) disse estar sendo crucificada nas redes sociais.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que a mulher, identificada como Tamires Borges, de 28 anos, vai responder criminalmente e disciplinarmente pela omissão.

“Eu já fui crucificada, massacrada e ameaçada. Agora vocês querem falar comigo?”, disse a policial à emissora CNN. “Estou sob forte pressão psicológica. Fale com o meu advogado”, completou.

Tamires Borges Coutinho Siqueira é soldado de primeira classe da PM. Sua remuneração líquida é de R$ 6.165.

Em vídeo feito por testemunha, pessoas que assistiam à cena de violência pedem que a policial, que aparece fardada, tome uma atitude. Ela, no entanto, diz estar de folga e começa a discutir com o fotojornalista que faz a filmagem.

Além de negar ajuda, ela chega a chutar o rapaz vítima das agressões. “Eu estou de folga, o procedimento é ligar 190 e pedir viatura”, tenta justificar ela, após ser questionada, conforme registrado no vídeo.

O homem armado foi identificado como o o investigador da Polícia Civil Paulo Hyun Bae Kim, de 50 anos. O ouvidor das polícias de São Paulo, Claudio Aparecido da Silva, disse que vai pedir o afastamento e o desarmamento dele por causa do episódio.

Diversos PMs já se manifestaram publicamente sobre o caso e afirmam que Tamires errou e que não há justificativas para o comportamento dela.

“A Polícia Civil, a partir do momento que tomou conhecimento do vídeo, instaurou inquérito policial e identificou o homem armado, que se trata de um investigador de polícia. A Corregedoria foi acionada e apura o caso”, diz a SSP, em nota.

Ainda segundo a pasta, “a policial militar que aparece nas imagens foi identificada e está afastada dos serviços operacionais até a conclusão do Inquérito Policial Militar”.

“A atitude é considerada grave, uma vez que não condiz com os procedimentos operacionais e preceitos fundamentais da Instituição. Todo policial militar deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”, afirma a nota.

Recomendações

COMENTÁRIOS