Redação Pragmatismo
Notícias 05/Out/2023 às 15:41 COMENTÁRIOS
Notícias

Lula cobra apuração e se solidariza com Sâmia; Polícia diz que médicos podem ter sido mortos por engano

Publicado em 05 Out, 2023 às 15h41

Polícia do Rio de Janeiro acredita que médicos da USP podem ter sido assassinados por milicianos por engano. Alvo seria o filho do chefe de grupo rival da milícia, que tem características físicas semelhantes a um dos médicos

médico morto por engano
O médico Perseu (esq) em sua última foto com vida, instantes antes de ser executado. À direita, o miliciano Taillon, filho de um chefão da milícia

A Polícia do Rio de Janeiro acredita que os quatro médicos da USP foram baleados por engano no Rio de Janeiro. Três morreram e um está hospitalizado.

Uma hipótese é a de que o alvo era um miliciano da região de Jacarepaguá que se parece com uma das vítimas, o médico Perseu Ribeiro Almeida. É Perseu que aparece com a camisa do Bahia na última foto tirada pelo grupo de colegas (veja acima).

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

O alvo do atentado seria Taillon de Alcântara Pereira Barbosa, que é filho de Dalmir Pereira Barbosa, apontado como um dos principais chefes de uma milícia que atua na Zona Oeste. Taillon chegou a ser preso em uma operação, no fim de 2020, mas já está em liberdade.

Taillon mora perto do quiosque onde ocorreu o crime, e a polícia investiga se uma pessoa viu o grupo sentado e informou aos assassinos. Na imagem da câmera de segurança, é possível ver um dos atiradores voltando para conferir Perseu, já baleado.

Os investigadores também acreditam que o crime não teve um planejamento prévio, e que os criminosos receberam uma informação dando a localização da suposta vítima, e decidiram partir para a empreitada na mesma hora.

Isso explicaria um dos assassinos estar vestindo bermuda, traje incomum em casos de execuções feitas com planejamento. Os outros criminosos estavam com camisas e calças escuras, mas não cobriram os rostos.

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil mobilizou equipes para a investigação. Um dos objetivos é refazer o trajeto do veículo usado no crime.

A Polícia Civil do RJ acredita que houve uma execução, já que nada foi levado, e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas contaram ainda que os bandidos nada falaram.

Lula pede apuração

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Janja e políticos se solidarizaram com a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) pela morte de seu irmão, o médico Diego Ralf Bomfim, de 35 anos.

“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira”, disse Lula.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) lamentou a morte dos médicos. “Esperamos que as autoridades policiais esclareçam com celeridade esse lamentável episódio e que os rigores da lei sejam aplicados aos autores desse crime bárbaro”.

A primeira-dama, Janja da Silva, também expressou condolências. “Que a polícia investigue a autoria e causas do crime, para elucidar se ele também tem alguma relação política. Deixo aqui meu abraço apertado, meus sentimentos e minha solidariedade à Sâmia e todos os familiares e amigos das vítimas”, escreveu.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, definiu os assassinatos dos médicos como um “crime brutal” e cobrou a identificação e punição dos responsáveis. “O Rio de Janeiro viveu mais uma noite de horror provocado pela violência. Os responsáveis por esse crime brutal têm que ser identificados e punidos”, disse.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, prestou solidariedade à deputada Sâmia e aos familiares dos médicos. “A barbárie da violência redobra a dor da perda. Sâmia tem sido uma parlamentar valente, corajosa, que dá orgulho às mulheres do país como representante parlamentar. Que Deus console a você, seus familiares e às demais famílias enlutadas neste momento de tanta dor”, escreveu a ministra, nas redes sociais.

QUEM SÃO OS MORTOS

Diego Ralf Bomfim tinha 35 anos e morreu no Hospital Lourenço Jorge após ser socorrido. Era especialista em reconstrução óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Diego é irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL).

Marcos de Andrade Corsato tinha 62 anos e morreu na hora. Ele faria 63 anos na próxima semana e era diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Perseu Ribeiro Almeida tinha 33 anos e fez aniversário nesta terça-feira. Ele morreu na hora. Era especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

Recomendações

COMENTÁRIOS