Redação Pragmatismo
Notícias 30/Out/2023 às 09:35 COMENTÁRIOS
Notícias

Crianças palestinas em Gaza estão sendo operadas sem sedação por falta de anestésicos

Publicado em 30 Out, 2023 às 09h35

Barbárie: Israel não permite a entrada de medicamentos, e crianças palestinas na Faixa de Gaza estão sendo operadas sem anestesia. As informações são dos Médicos Sem Fronteiras, que estão atuando na região. “Em termos de gestão da dor e do sofrimento, é terrível”, relata médico. Há milhares de feridos e faltam narcóticos, sedativos e opioides. Crianças chegam a ser operadas no chão dos hospitais, pois as salas de cirurgia estão abarrotadas

crianças gaza
Crianças feridas em hospital de Gaza (AFP)

RFI

Algumas operações cirúrgicas estão sendo realizadas sem sedação completa dos pacientes na Faixa de Gaza, devido à escassez de produtos anestésicos, alertou a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), no sábado (28). Muitos feridos são crianças e mulheres.

“Faltam narcóticos, faltam sedativos, faltam opioides. Fazemos muitas operações com meia dose de sedativo, o que é terrível”, disse à AFP, Léo Cans, chefe da missão da MSF nos territórios palestinos, que trabalha em Jerusalém e está em contato com suas equipes em Gaza.

“A pessoa não está completamente adormecida quando deveria. Às vezes, para certas operações, é sem anestesia mesmo”, completou Cans.

Cans relatou a operação, esta semana, de “uma criança de 10 anos, que teve que amputar metade do pé esquerdo sob semi-sedação, no chão do hospital, no corredor, porque todas as salas de cirurgia estavam lotadas”. “A mãe dela estava lá, a irmã dela estava lá. Elas estavam assistindo à operação (…) no chão”, disse ele.

O médico também se referiu ao caso de uma criança de 12 anos que teve 60% do corpo queimado. “Temos que trocar seus curativos (…) Os médicos fazem isto com paracetamol”, para paliar a dor do paciente explicou.

Cans acrescenta que era “muito difícil suportar”, para os profissionais de saúde, obrigados a estabelecer prioridades de acordo com a gravidade das lesões. “Em termos de gestão da dor e do sofrimento, é terrível”, insistiu, pedindo o fim urgente dos bombardeios e o envio de produtos médicos.

Muitas mulheres e crianças entre as vítimas, “recebemos crianças demais e mulheres, o que nos leva a dizer que os bombardeios são indiscriminados”, diz.

O coordenador explicou que tem contato limitado com suas equipes. “É quase impossível coordenar as nossas atividades após o apagão total das comunicações na Faixa de Gaza” desde sexta-feira à noite.

Além disso, insistiu Cans, o apelo do Exército israelense para evacuar o norte e dirigir-se para o sul equivale a “pedir aos profissionais de saúde que abandonem seus pacientes”.

Em qualquer caso, “não há lugar onde possamos estar seguros” e os ataques também são intensos no sul, acrescentou.

O MSF tem cerca de 230 profissionais na Faixa de Gaza. “Muitos perderam suas casas”, “passam boa parte do dia à procura de água e alimentos”, disse, fazendo soar “o alarme sobre a potabilidade da água”.

3,5 mil crianças mortas

A ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza entrou neste domingo (29) no 23º dia, com um saldo de mais de 9 mil mortos. Deste total, 1,4 mil são israelenses e 8 mil são palestinos. Quase metade das vítimas palestinas, 3,5 mil, são crianças.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS