Redação Pragmatismo
Notícias 26/Set/2023 às 17:29 COMENTÁRIOS
Notícias

Sete marcas de café têm lotes recolhidos do mercado por impurezas e fraude

Publicado em 26 Set, 2023 às 17h29

Governo determina o recolhimento de café torrado e moído no Brasil por detecção de fraude e impurezas. Ministério da Agricultura identificou a presença de cascas e paus nos pacotes acima dos limites permitidos pela legislação. Mistura tinha o objetivo de aumentar o volume dos pacotes de café, segundo informou o governo

cafés supermercado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de 8 lotes de café torrado e moído no Brasil por detecção de fraude e impurezas.

O governo identificou a presença de cascas e paus nos pacotes acima dos limites permitidos pela legislação. “Esses resíduos do beneficiamento do grão de café foram torrados como se fossem grãos de café legítimos”, explica o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal.

As marcas são:
Fazenda Mineira
Jardim
Lenhador Extra Forte
Lenhador Tradicional
Balaio
Bico de Ouro
Bico de Ouro 100% Puro Robusta

As fiscalizações de café torrado e moído pelo governo começaram este ano com a entrada em vigor da Portaria nº 570, que define o regulamento técnico do café torrado no Brasil.

Em julho de 2023, uma força-tarefa composta por 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes do Ministério foi mobilizada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal para combater a fraude em cafés.

Durante a operação, uma fábrica de café torrado e moído em Minas Gerais foi interditada, e foram apreendidos 20.312 kg de café torrado e moído, além de 16.090 kg de matéria-prima irregular, composta por café com cascas e paus. Nessa ação mais de 26 marcas foram identificadas com indícios de irregularidades. Parte dessas marcas ainda estão em fase de contestação das análises.

A mistura em excesso de cascas e paus de café teve o intuito de aumentar o volume dos pacotes, segundo informou o governo.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS