Redação Pragmatismo
Notícias 12/Set/2023 às 07:46 COMENTÁRIOS
Notícias

Novas imagens comprometem Bruno de Luca, mas especialistas dizem que ele não será preso

Publicado em 12 Set, 2023 às 07h46

Advogado afirma que estado psíquico de Bruno de Luca pode justificar a omissão de socorro a Kayky Brito. Além das novas imagens, que não foram exibidas pela Globo, novas testemunhas dizem que alertaram De Luca do atropelamento. Ao perguntarem ao apresentador se ele não iria ajudar o amigo, ele fugiu pela parte de trás do quiosque. "Fiquei revoltada", diz uma das testemunhas

Bruno de Luca preso
Bruno de Luca

O programa Domingo Espetacular, da Record, exibiu no domingo (10) novas imagens de câmeras de segurança do momento do atropelamento do ator Kayky Brito.

As gravações mostram as reações do apresentador Bruno De Luca após presenciar o carro atingindo o ator na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Nas imagens obtidas com exclusividade pelo programa da Record, De Luca vê o atropelamento e demonstra preocupação, com as mãos na cabeça e no rosto. Bruno também aparece cruzando a via onde o atropelamento aconteceu, após ser filmado colocando as mãos na cabeça com surpresa pelo ocorrido.

Nas imagens inéditas, o apresentador também aparece atrás do quiosque indo falar com um dos funcionários do local onde estava com Kayky, em outro ponto de visualização das câmeras.

Atrás do quiosque, uma mulher, que também presenciou o atropelamento, se aproxima de Bruno, que deixa o local no mesmo momento pela areia da praia.

A reportagem afirma que as imagens exibidas fazem parte da versão estendida do conteúdo já divulgado pela polícia na investigação do caso. A Rede Globo não exibiu as novas imagens.

Novas testemunhas dizem que avisaram De Luca do atropelamento. De acordo com mulheres entrevistadas pelo “Domingo Espetacular”, elas chegaram para o apresentador e perguntaram se ele não iria ajudar seu amigo, porém ele fugiu pela parte de trás do quiosque.

“Todo mundo ficou perguntando sobre o amigo, ficou procurando o menino que estava com ele [De Luca], mas ele foi embora, saiu correndo que nem um doido”, falou uma das testemunhas ao programa.

“Falei para ele, falei para ele. Ele sabia que era o amigo dele. Fiquei muito revoltada no dia. Tentei falar com ele de novo, ele fugiu, nem conseguiu olhar para minha cara e foi embora”.

Não estavam se despedindo

De acordo com as mulheres que estavam no mesmo quiosque: “Eles não estavam sóbrios nem um pouco, já estavam para lá de alterados. Kayky estava caindo de bêbado e o Bruno estava animado, alterado”.

Segundo as mesmas, ouvidas pelo “Domingo Espetacular”, a realidade vai contra o que Bruno diz, já que, na verdade, não parecia que eles estavam se despedindo antes do acidente.

As mulheres também contam que avisaram os dois homens que eles deveriam ter cuidado com a pista na frente do quiosque. Em um dos momentos da gravação, uma das mulheres – que diz que conversou com Bruno e Kayky antes do atropelamento – aparece gritando com Bruno, segundo ela, informando ele que Kayky tinha sido atropelado.

Bruno pode ser preso?

Segundo o especialista em direito e processo penal e mestre em direito das relações sociais pela PUC/SP Leonardo Pantaleão, é considerado crime não prestar socorro a uma pessoa ferida quando é possível fazê-lo sem risco pessoal — artigo 135 do Código Penal. No entanto, no caso envolvendo os famosos, já havia outras pessoas ajudando Kayky Brito, então não incide crime em relação a De Luca.

Mozar Carvalho, advogado e sócio fundador do escritório Machado de Carvalho Advocacia, acrescenta: “A aplicação deste dispositivo jurídico depende de vários fatores, incluindo a capacidade de Bruno de prestar socorro sem risco pessoal e a gravidade da situação. Pelo depoimento colhido por outras testemunhas, Bruno se encontrava em estado alterado de sua sobriedade, pois aparentava forte indício de alteração alcoólica, o que pode ter sido um fator determinante para não prestar socorro, tendo em vista a impossibilidade de raciocínio lógico e racional.”

Há outro artigo que prevê o crime em caso de omissão de socorro. O Código de Trânsito Brasileiro conta com o artigo 304, que se refere a omissão em caso de acidente de trânsito. “Porém, esse dispositivo somente alcança o condutor do veículo, e nenhuma outra pessoa”, explica Pantaleão.

O que disse Bruno na delegacia

Em depoimento a polícia, o apresentador Bruno De Luca havia afirmado que o acidente aconteceu após se despedir de Kayky e que só ouviu um barulho de impacto, mas não sabia que era seu amigo, só foi descobrir no próximo dia, quando estava em São Paulo.

Ângelo Lages, delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), aponta Bruno como a principal testemunha do caso, já que Kayky foi até o carro do amigo minutos antes do atropelamento e parece pegar “algo” na porta do passageiro.

Bruno de Luca é um apresentador e ator brasileiro. Em 2017, foi condenado por agredir verbalmente um recepcionista de hotel em Florianópolis, que teria pedido que baixasse o volume do som no meio da madrugada. A modelo Lívia Lemos, que acompanhava o apresentador, deu um soco no funcionário. Segundo a denúncia, Bruno De Luca teria chamado o recepcionista de “favelado”, “filho da puta” e “vagabundo”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS