Redação Pragmatismo
Notícias 21/Set/2023 às 21:06 COMENTÁRIOS
Notícias

Instituto Nacional de Meteorologia faz alerta de "grande perigo" para 9 estados

Publicado em 21 Set, 2023 às 21h06

Inmet alerta que 'golpe de calor' é bem mais grave do que insolação e pode causar morte em 24 horas. Instituto pede que a população das regiões de risco se prepare com medidas de emergência. Temperatura na cidade de São Paulo pode ser a mais quente da história, aponta previsão

calor no brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “grande perigo” para nove estados por conta da onda de calor que atinge o Brasil. Os estados para os quais foi emitido o alerta são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O aviso vale até às 18h de domingo (24).

Outros quatro estados também estão com alerta, mas laranja, para calor e baixa umidade: Maranhão, Bahia, Piauí, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Segundo o Inmet, a emissão de alerta de grande perigo significa que estão previstos “fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional”. Nessa categoria, o instituto pede que a população se prepare, inclusive, com medidas de emergência.

Quem já consultou as previsões de temperatura para os próximos dias levou um susto: a estimativa é de que, em algumas cidades, os termômetros ultrapassem 40º C — no fim do inverno.

A região mais afetada deve ser a de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades pode ter temperaturas que superem os 40º C. Os municípios da região do Pantanal devem registrar temperaturas ainda mais elevadas — entre 43º C e 45º C.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Alerta Vermelho: Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

GOLPE DE CALOR

Quem fica muito tempo exposto ao sol corre o risco de sofrer uma insolação. E quem se esforça muito em ambientes quentes pode até sofrer um golpe de calor.

Insolação. Muito sol na região da cabeça e do pescoço pode causar insolação. Dor de cabeça é geralmente o primeiro sintoma. A pessoa atingida fica com a cabeça quente e vermelha, o pescoço dói, podem ocorrer cansaço, náuseas e vômitos, também tonturas. A temperatura corporal de um paciente com insolação geralmente não é elevada, mas baixa. Quem é afetado por insolação deve ser imediatamente levado para um ambiente fresco e deitado de costas, para que possa se recuperar o mais rapidamente possível. A cabeça e a parte superior do corpo devem ficar um pouco mais elevadas. Toalhas frias e molhadas ajudam a resfriar áreas do corpo como o pescoço. Além disso, estando consciente, o paciente deve beber muita água, para que o equilíbrio hídrico volte ao nível normal. Segundo especialistas, a transpiração excessiva pode levar a uma perda adicional de líquidos de até dois litros em dias muito quentes.

Golpe de calor. É bem mais perigoso que a insolação. Ele pode ser desencadeado por exposição direta ao sol ou por esforço físico excessivo num ambiente quente. O corpo absorve mais calor do que consegue liberar, devido à alta temperatura externa. A temperatura corporal pode subir para 41ºC em apenas 10 ou 15 minutos. Esse superaquecimento agudo desencadeia uma resposta inflamatória em todo o corpo. Há falha na produção de suor. O sistema de regulação da temperatura corporal pode ser desativado, por exemplo, com a produção de suor falhando e o corpo acumulando calor. Um golpe de calor pode ser fatal. Os sintomas possíveis incluem problemas de consciência, dores de cabeça, tonturas e sonolência, além de convulsões, vômitos, diarreia e baixa pressão arterial. Um golpe de calor se desenvolve entre uma e seis horas e pode acarretar morte em menos de 24 horas, se não forem tomadas medidas. Aos primeiros sinais, deve-se chamar o serviço de emergência.

A melhor forma de evitar a insolação ou o golpe de calor é óbvia: não pegar sol demais, proteger a cabeça com um chapéu claro (pois cores claras refletem calor), evitar a exposição ao calor extremo e beber bastante água.

CIDADE DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo pode ter o dia mais quente de sua história neste fim de semana, segundo a Defesa Civil estadual. A previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) do órgão, atualizada nesta quinta (21), aponta que a temperatura pode chegar a 38°C no sábado (23) e no domingo (24). Os registros, feitos desde 1943, apontam que a capital chegou a 37,8°C em 17 de outubro de 2014, valor mais alto da história da cidade.

VEJA TAMBÉM: Brasil terá onda de calor excepcional com 45º graus e risco à vida

Recomendações

COMENTÁRIOS