Redação Pragmatismo
Notícias 12/Set/2023 às 09:55 COMENTÁRIOS
Notícias

Alexandre Garcia será investigado após dizer que enchentes no RS foram causadas propositalmente pelo PT

Publicado em 12 Set, 2023 às 09h55

Em vídeo, Alexandre Garcia diz que não foram as chuvas que causaram as enchentes no Rio Grande do Sul. Comunicador bolsonarista afirmou que “petistas construíram represas sem recomendações ambientais” e abriram três comportas ao mesmo tempo, e “isso causou a enxurrada”. A informação é comprovadamente falsa: as três represas citadas pelo apresentador não possuem comportas que armazenam ou retêm água para geração de energia

Alexandre Garcia
Alexandre Garcia

O jornalista Alexandre Garcia será investigado por divulgação de informações falsas a respeito da tragédia no Rio Grande do Sul causada pelas chuvas.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O jornalista afirmou que não foram só as fortes chuvas as responsáveis por estragos. Em um programa da “Revista Oeste” — veículo conhecido por espalhar fake news –, ele disse que três represas construídas em “governos do PT” tiveram as comportas abertas junto com as tempestades, o que aumentou o volume de água e casou as enxurradas.

Segundo Garcia, “no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada. Aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”.

“Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”, afirmou o Advogado Geral da União, Jorge Messias.

O ministro da Justiça, sem se referir especificamente ao caso, também se manifestou na rede social nesta segunda. Ele disse que divulgar fake news é crime, ainda mais quando se trata de uma crise humanitária. Dino também afirmou que a Polícia Federal tomará providências.

O jornal O Estado de S. Paulo confirmou que a informação espalhada por Alexandre Garcia é falsa. As três represas não possuem comportas que armazenam ou retêm água para geração de energia. Nos períodos de chuva ou de aumento na vazão do rio, a água excedente passa por cima das barragens.

Esse tipo de estrutura, chamado de vertedouro de soleira livre, afirma o jornal, não controla o fluxo dos rios e apenas escoa o excedente de água. É o que diz a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul após ser consultada.

É o que repetem a Companhia Energética Rio das Antas e a Agência Nacional de Energia Elétrica, responsável pela fiscalização da geração de energia. É o que diz a Agência Nacional de Águas. A produção de energia é feita apenas com a força da correnteza.

A tragédia que atingiu a região serrana e do Vale do Rio Taquari foi desencadeada por um ciclone extratropical que causou ventania intensa e muita chuva. As represas tiveram seus projetos iniciados em 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Elas entraram em operação, por etapas, entre 2004 e 2009, nos dois primeiros governos de Lula. O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar as providências adotadas pelo governo do Rio Grande do Sul em relação às enchentes.

A liberdade de expressão nada tem a ver com o caso de Garcia. É obrigação do jornalista verificar se a notícia é verdadeira antes de divulgá-la.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS