Redação Pragmatismo
Notícias 16/Set/2023 às 16:59 COMENTÁRIOS
Notícias

Advogado bolsonarista que lançou pérola no STF já foi condenado por bater na mãe e na irmã

Publicado em 16 Set, 2023 às 16h59

Advogado de golpista que viralizou por confundir 'O Príncipe', de Maquiavel, com 'O Pequeno Príncipe', de Saint-Exupéry, tem uma ficha criminal terrível. Hery Waldir Kattwinkel Junior já foi condenado pela Justiça por agredir fisicamente a própria mãe e a irmã

Hery Waldir Kattwinkel Junior
Hery Waldir Kattwinkel Junior

O advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior viralizou essa semana após uma sustentação oral atrapalhada no STF para defender um golpista do 8 de janeiro. O que ninguém sabia é que o advogado já foi condenado em primeira instância em 2019 por violência doméstica contra a mãe e a irmã.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O fato foi registrado no dia 6 de novembro de 2016 em Votuporanga (SP). Em julho de 2019, a 2ª Vara Criminal e da Infância e Juventude condenou o advogado pelo crime de violência doméstica (artigo 129, parágrafo 9º, por duas vezes). Ele pegou pena de sete meses de detenção em regime aberto, além de ter sido proibido de deixar a cidade e “frequentar lugares” por dois anos.

O advogado chegou a entrar com recurso, mas, nas últimas tramitações processuais disponíveis, consta que teve sua contestação rejeitada. O processo corre sob sigilo. Hery justificou que agrediu a mãe e a irmã para defender o pai, porque “o interesse delas era na herança dele”.

Hery Waldir Kattwinkel Junior também foi eleito vereador por Votuporanga e candidato à Prefeitura da cidade pelo em 2020, além de tentar, sem sucesso, o cargo de deputado estadual — o que confirma a tese de Alexandre de Moraes de que os advogados dos golpistas buscam apenas ‘lacrar em vídeos’ para tentar emplacar uma carreira política.

Durante o julgamento da última quinta-feira, o advogado utilizou seu tempo de sustentação para comparar seu cliente a Jesus Cristo. Ele ainda confundiu as obras O Príncipe, clássico da filosofia política de Nicolau Maquiavel, com a obra infantil O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, ao citar o clichê “os fins justificam os meios” — que, aliás, sequer consta na obra de Maquiavel, apesar de ser comumente associado a ela.

O homem defendido pelo advogado, que participou dos atos golpistas em Brasília, foi condenado a 14 anos de prisão por cinco crimes, incluindo a tentativa de golpe de Estado.

Em nota, o Solidariedade disse que vai expulsar o advogado do partido. “O Sr. Hery Waldir Kattwinkel Júnior ocupou a tribuna do Supremo Tribunal Federal para protagonizar um grotesco espetáculo de ataques aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS