Redação Pragmatismo
Economia 11/Ago/2023 às 07:18 COMENTÁRIOS
Economia

A melhor forma de se planejar para comprar produtos e serviços

Publicado em 11 Ago, 2023 às 07h18

O planejamento adequado permite fazer com que o seu dinheiro dure mais e seja usado para o que realmente interessa!

melhor forma planejar comprar produtos serviços
Imagem: Freepik

Se planejar para comprar produtos e serviços é algo simples, mas muitas pessoas acabam deixando de lado, o que pode contribuir para gastos desnecessários e chegar até mesmo ao endividamento.

Dessa forma, encontrar a melhor forma de se planejar para comprar produtos e serviços irá ajudar a economizar dinheiro, assim como permitir que você possa fazer escolhas conscientes e alcançar os objetivos financeiros que deseja.

Por isso, criamos esse guia para trazer as melhores formas de se planejar antes de comprar produtos e serviços, garantindo que cada uma das escolhas estejam alinhadas com as suas metas e necessidades. Então, para conferir tudo isso e muito mais, continue a leitura do texto abaixo.

1- Avalie as suas necessidades e prioridades

Um dos principais erros cometidos pelas pessoas é sair por aí comprando sem avaliar as necessidades e prioridades. Isso faz com que corram sérios riscos de se endividarem e perderem o controle das finanças.

Assim, antes de comprar um determinado produto ou serviço, pergunte a si mesmo se “isso está alinhado com os objetivos financeiros” ou se “realmente precisa disso?”

Dessa forma, também é interessante criar uma lista com as prioridades da família. Com isso, torna-se possível evitar gastos desnecessários e focar nas coisas que importam.

2- Defina um orçamento realista

Definir um orçamento é essencial para conseguir alcançar um planejamento eficaz. Sendo assim, determine quanto você pode gastar em determinado período de tempo e divida esse valor em categorias, como moradia, alimentação, lazer e economias.

Aqui, é importante detalhar todas as despesas, sejam elas correntes ou ocasionais. Pois, isso irá facilitar na hora de analisar quais áreas estão demandando mais dinheiro e quais delas é possível fazer cortes.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Um orçamento realista serve como um guia para tomar decisões de compra informadas e evitar que você exceda suas possibilidades financeiras. Portanto, saiba exatamente tudo aquilo que irá fazer parte do orçamento e o que deve ser deixado de fora.

Por exemplo, se você está em busca de carros usados a venda e encontrou uma opção. Nesse caso, confira o preço do veículo, a sua disponibilidade financeira, os parcelamentos/financiamentos e crie um orçamento para arcar com tais gastos.

Tudo isso irá facilitar bastante o processo.

3- Pesquise preços e os compare

Antes de efetuar uma compra, é importante fazer pesquisas de preço e compará-los nas diversas lojas físicas e online presentes na internet, de modo a encontrar a oferta ideal para o seu bolso.

Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas disponíveis como os sites comparadores de preço. Eles irão ajudá-lo a analisar quais lojas oferecem as melhores ofertas, assim como trazer o histórico de preço e outras informações relevantes sobre o produto ou serviço que deseja adquirir.

Todavia, é importante destacar que o preço não pode ser considerado como único fator na hora de finalizar a compra. Fique atento também às características e a qualidade do produto ou serviço.

4- Fique atento às promoções, descontos e cupons

Uma maneira inteligente de economizar dinheiro é ficar atento às promoções, os descontos e cupons. Além disso, vale a pena atentar para as liquidações, vendas sazonais e eventos especiais.

Pois, a maioria das empresas e lojas oferecem descontos especiais em determinados períodos do ano, como no Black Friday, dia dos pais, dia das mães e muito mais.

Ademais, consulte um bom site de desconto para ficar atento aos cupons disponibilizados pelas lojas.

5- Crie uma poupança para as compras maiores

No caso das compras maiores, como viagens de catamarã para Morro de São Paulo, eletrônicos caros, entre outros, é interessante criar uma poupança específica para guardar dinheiro e economizar. Assim, você se prepara para pagar valores mais altos.

Dessa forma, tire uma parte do seu orçamento mensal para ser guardado na poupança e mantenha durante o período necessário. Com isso, você evita ficar endividado ou precisar recorrer a crédito.

6- Estabeleça metas para a poupança

Como dito no tópico anterior, se você quer comprar produtos mais caros, é necessário criar uma poupança e guardar uma parte da sua renda mensal todos os meses nela.

Todavia, muita gente acaba deixando de lado o planejamento na hora de criar uma poupança, fazendo com que o dinheiro seja praticamente perdido. Nesse caso, vale a pena estabelecer metas para essa poupança.

Essas metas consistem em definir um prazo, a quantidade mensal depositada e o bem a ser adquirido. Isso faz com que o processo se torne muito mais simples e tangível.

7- Avalie a relação custo-benefício

Ao considerar uma compra, avalie a relação custo-benefício. Sendo assim, pergunte a si mesmo se o valor que você está pagando está em linha com os benefícios que você receberá e as suas condições financeiras.

Muitas vezes, pagar um pouco mais por um produto de qualidade pode ser um investimento inteligente a longo prazo, ao invés de gastar pouco em algo que rapidamente irá perder a sua utilidade.

Dicas extras

↗ Mantenha um registro detalhado de suas despesas para acompanhar para onde seu dinheiro está indo.
↗ Evite compras por impulso; dê a si mesmo um tempo para considerar a compra.
↗ Considere a possibilidade de comprar produtos usados ou recondicionados para economizar dinheiro.
↗ Esteja atento a tendências de consumo e evite gastar em coisas que estão na moda, mas não são realmente essenciais.
↗ Busque orientação financeira profissional se estiver enfrentando dificuldades para planejar suas compras e finanças em geral.

Conclusão

Planejar suas compras de forma estratégica não apenas economiza dinheiro, mas também lhe dá a tranquilidade de que suas escolhas financeiras estão alinhadas com seus objetivos.

Portanto, lembre-se de que um bom planejamento financeiro é a chave para conquistar o que você deseja sem comprometer sua estabilidade econômica.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS