Redação Pragmatismo
Saúde 15/Ago/2023 às 16:51 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem que perdeu os 3 filhos para o câncer morre no Dia dos Pais

Publicado em 15 Ago, 2023 às 16h51

Régis era portador de uma síndrome hereditária que aumenta a probabilidade em até 90% nas chances dos portadores desenvolverem câncer. Ao todo, ele e os filhos receberam 12 diagnósticos para a doença. Viúva e irmão desabafaram: "Nosso guerreiro foi ao encontro dos filhos exatamente no dia dos pais!"

Régis Feitosa Mota
Régis Feitosa Mota com os filhos

O corretor de imóveis Régis Feitosa Mota, que perdeu os três filhos para o câncer, morreu no último domingo (13), Dia dos Pais, em Fortaleza (CE). A informação foi divulgada pelo irmão nas redes sociais. O Pragmatismo reproduziu a história de Regis Feitosa em dezembro de 2022.

“Nosso guerreiro foi ao encontro dos filhos exatamente no dia dos pais. Que Deus o tenha, meu irmão! Te amamos muito!”, publicou o irmão Rogério Feitosa Mota.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Mariella Pompeu, viúva de Régis, prestou homenagens ao marido e falou como era a vida ao lado dele: “As pessoas têm a ideia de que eu cuidei dele, mas ele cuidou demais de mim. Eu conheci um Regis diferente de todos vocês. O Regis homem, companheiro, maduro, sofrido, mas que era puro amor. Todos os dias ele acordava e dormia no intuito de me cuidar, me fazer feliz”.

Nos quatro anos anteriores, Regis perdeu os três filhos, todos com a síndrome Li-Fraumeni — uma doença hereditária de predisposição ao câncer. Ou seja, pessoas com essa condição têm um risco muito aumentado para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, tanto na infância quanto na fase adulta.

Régis foi diagnosticado com três tipos de câncer em um período de sete anos (entre 2016 e 2023). O último foi informado em janeiro deste ano.

Régis era portador da síndrome rara hereditária Li-Fraumeni (LFS), causada por uma mutação genética que aumenta a probabilidade em até 90% nas chances dos portadores desenvolverem câncer.

A síndrome é caracterizada por alterar o gene TP53, fazendo com que a produção da proteína responsável por impedir o crescimento de tumores seja insuficiente. É por isso que pacientes que têm essa condição hereditária rara estão tão vulneráveis a desenvolver diversos tipos de cânceres durante a vida.

Em janeiro, Régis publicou nas redes sociais sobre o terceiro diagnóstico de câncer que ele recebeu — um mieloma múltiplo. “Descobrimos aí mais uma doença. Já tratamos leucemia, linfoma não Hodgkin, que estão estabilizados. Mas a gente vem tratando, não estão curados. Dessa vez, descobrimos um mieloma múltiplo, que atinge inclusive os ossos”, disse Régis Feitosa em um vídeo publicado na rede social.

Ao todo, ele e os filhos receberam 12 diagnósticos para a doença. O terceiro diagnóstico foi de um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e já estava comprometendo a musculatura da face do corretor.

Os filhos

Beatriz, a filha caçula de Régis, faleceu em 2018, com 10 anos. Ela foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda. A criança chegou a passar por um transplante de medula, que teve a mãe como doadora. Porém, meses depois, a doença voltou.

Pedro, de 22 anos, teve cinco episódios de câncer e morreu em 2020 com um tumor no cérebro. A última perda do corretor foi Anna Carolina, de 25 anos. A filha médica descobriu um tumor no cérebro em 2021 e morreu em novembro de 2022. Na infância, ela também fez tratamento contra leucemia.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS