Redação Pragmatismo
Notícias 28/Jul/2023 às 11:41 COMENTÁRIOS
Notícias

Moradores se organizam e impedem que rua ganhe nome de 'Olavo de Carvalho' em BH

Publicado em 28 Jul, 2023 às 11h41

Após pressão e abaixo-assinado de moradores, prefeitura veta proposta aprovada na Câmara Municipal que daria nome 'Professor Olavo de Carvalho' a uma rua de Belo Horizonte

Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho

A prefeitura de Belo Horizonte barrou uma proposta que daria o nome ‘Olavo de Carvalho’ a uma rua da cidade. O falecido escritor é idolatrado pela extrema-direita e considerado o ‘guru do bolsonarismo’.

Os moradores da rua se mobilizaram em um abaixo-assinado contra a alteração do nome. O protesto foi considerado pela prefeitura de BH, e a decisão sobre o veto foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

“Gostaríamos de ser ouvidos nas decisões de renomeação das ruas […] sugerindo nomes significativos e ligados ao patrimônio histórico da cidade”, diz trecho do abaixo-assinado.

A proposta, feita pelo parlamentar Uner Augusto (PRTB) em abril, tinha sido aprovada na Câmara em junho. O abaixo-assinado contra a proposta foi entregue à Secretaria Municipal de Governo em 8 de julho, dois dias após a aprovação na Câmara.

A prefeitura classificou a proposta como “contrária ao interesse público” e justificou que o pedido para mudança de nome de rua só pode ser feito com abaixo-assinado de pelo menos 60% dos moradores do local, o que não aconteceu, já que os moradores souberam da proposta por meio da imprensa.

Uner Augusto assumiu a vaga deixada por Nikolas Ferreira (PL), mas perdeu o mandato em abril deste ano, pouco depois da apresentação da proposta de lei, por fraudes na cota de gênero. César Gordin (Solidariedade) assumiu no lugar.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS